Buscar

PLANO DE AULA (conceitos de movimento)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estágio Supervisionado I
Prof.: Luiz Vicente Tarragô 
Plano de aula
Nome da Escola/Colégio: IFRS-Campus Bento Gonçalves
Prof.: Thamara Aquino dos Santos
Série: 1º ano Turma: Info Duração: 2 períodos 
Tema da aula
Conceitos de movimento
Objetivos
Compreender os conceitos de movimento, repouso e trajetória.
Compreender o conceito de referencial.
Determinar a posição do móvel numa trajetória.
Definir a velocidade escalar média e instantânea de um móvel.
Entender a relação da aceleração com o movimento.
Pré-requisitos
Saber diferenciar estado de repouso e estado de movimento.
Recursos utilizados
Quadro negro;
Folhas de ofício;
Lápis e borracha; 
Fita adesiva;
Computador com programa Stellarium¹ instalado;
Projetor;
Metodologia
A aula será iniciada com a realização de uma atividade lúdica que irá servir de suporte para a construção dos conceitos que serão estudados em sala na aula. No primeiro momento iremos dividir a sala em grupos (meninos e meninas), que deverão eleger UM representante para participar da atividade, além dos alunos o professor também irá participar. A atividade será feita da seguinte maneira: Iremos determinar um espaço a ser percorrido pelos participantes, com um auxilio de uma faixa que deverá ter um marco a cada metro, em seguida os participantes deverão correr neste espaço estabelecido. Outra pessoa deverá estar com um cronômetro para medir o tempo que o participante levou para percorrer todo percurso. Esta atividade tem como objetivo principal encontra a velocidade que cada participante desenvolveu para realizar todo prova. A equipe vencedora será aquela que conseguir percorrer o percurso em um menor tempo possível. A premiação será feita da seguinte forma: A equipe vencedora ganhará um ponto e caso o professor seja o vencedor os alunos irão presenteá-lo com uma caixa de chocolate.
Posteriormente, faremos uso da atividade anterior para introduzir o assunto que será estudado. Através dos resultados obtidos na atividade, calcularemos a velocidade média de cada representante da equipe descobrindo assim a equipe vencedora.
Para trabalhar melhor o assunto iremos fazer uso de situações problemas, no intuito de aprimorar o conhecimento que está sendo introduzido. Tais como:
Questionar os alunos ‘’como saber se algo está em movimento ou em repouso’’? Será que isso é simples ?
Questionar os alunos: “um passageiro em um ônibus em movimento, está em movimento ou em repouso?”. Responder à questão no referencial de outro passageiro e no referencial de um observador fixo no solo (figura abaixo).
Questionar os alunos: “um poste fixo no solo está em movimento ou em repouso?” Responder à questão no referencial de um ônibus em movimento e no referencial do Solo.
Questionar os alunos: “o planeta Terra está em movimento ou repouso?” Caso a resposta da maioria dos alunos seja “movimento” (conforme devem ter estudado nas aulas de ciências), os alunos devem ser questionados sobre a observação desse movimento no cotidiano. Deve-se explicar que os movimentos terrestres são descritos EM RELAÇÃO AO SOL, e que EM RELAÇÃO À GENTE, a Terra se encontra em repouso.
*Utilizar a animação disponível em http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/TerraLuaSol.html, para mostrar movimentos da Terra e da Lua em relação ao Sol (fora de escalas de tamanho e distância).
Questionar os alunos: “o Sol se encontra em movimento ou em repouso?”
Avaliação da aprendizagem
Os alunos serão avaliados a partir do envolvimento em aula (atividade) e através das discussões. 
Avaliação da aula
Buscar elementos que permitam verificar se a estratégia lúdica proposta pelo professor e a utilização do programa tem alguma diferença em relação a suas aprendizagens caso o assunto em questão fosse abordado de um modo mais tradicional. 
Referências Bibliográficas 
LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da; ÁLVARES, Beatriz Alvarenga. Curso de física [livro do aluno]. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1992-1994. 3 v.
VENTURA, Amanda Cristina da Silva; SILVA, Adriana Alves Feitoza da; eat al. UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE CINEMÁTICA ESCALAR. III CONEDU-Congresso Nacional de Educação. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5675_09082016082604.pdf
! O programa Stellarium pode ser baixado gratuitamente em http://www.stellarium.org/pt/
Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio.

Outros materiais