Buscar

Avaliação I Análise de Sistemas de Medição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Análise dos Sistemas de Medição (CGQ05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454654) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14450575
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Por motivos de fabricação, as peças a serem medidas podem vir com erros estruturais, como medidas realmente fora da convencional, falta de paralelismo entre lados, entre outros. O processo espera peças dentro da tolerância; além disso, a existência dessas deformidades pode causar incertezas quanto ao resultado das medições realizadas. Essa descrição está associada a qual conceito?
	 a)
	Calibração.
	 b)
	Variabilidade.
	 c)
	Operador.
	 d)
	Registro inadequado.
	2.
	Em uma empresa de desenvolvimento de parafusos foram realizadas medições dos diâmetros de peças de diferentes lotes. Realizou-se a análise de seis amostragens em que os valores de referência e os valores médios medidos são apresentados na tabela anexa. A partir dos valores referência e de tendência, analise as sentenças a seguir:
	
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	A estatística é a ferramenta utilizada para a análise de dados pontuais, de forma que possam ser extrapolados. O procedimento de cálculo e interpretação das análises realizadas é necessário para a tomada de decisões. Essa descrição está associada a qual conceito?
	 a)
	Método de calibração adequado.
	 b)
	Ambiente de medição inadequado.
	 c)
	Variabilidade da peça a ser medida.
	 d)
	Análise inadequada dos dados de medição.
	4.
	O desvio linear de tendência está associado à forma como varia a tendência em função do valor da indicação. É utilizado quando há variação no valor da tendência, conforme a medição é realizada em diferentes regiões da faixa de medição de um sistema de medição. Considere uma situação onde operadores realizaram medidas do comprimento de peças para usinadas em um torno mecânico. Os valores de referência, valor médio medido por cada operador e a tendência estão apresentados na tabela a seguir. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
	
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	A estimativa da repetibilidade mostra a confiança que podemos ter na medida feita por um determinado instrumento e, muitas vezes, é considerado o parâmetro mais importante na escolha do sistema de medição. Sobre as principais etapas utilizadas na determinação da repetibilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Determinação da amplitude de medição.
II- Determinação das médias das amplitudes.
III- Cálculo do desvio padrão.
IV- Cálculo da reprodutibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	É uma medida da intensidade da componente aleatória do erro de medição. Dessa forma, quando calcula-se a essa propriedade de uma população (n), usa-se o cálculo do desvio padrão da amostra, como na figura a seguir. Sobre o conceito que está sendo abordado, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Incerteza-padrão.
	 b)
	Estabilidade.
	 c)
	Precisão e exatidão.
	 d)
	Rastreabilidade.
	7.
	São expressões qualitativas que se referem ao grau de concordância entre diversas medições, assim como entre a medição e seu valor de referência. Uma medição pontual possui valor medido muito próximo ao seu valor de referência; já uma medição acurada mostra pouca diferença entre vários valores medidos. Que conceito está sendo abordado nesse enunciado?
	 a)
	Resolução e incerteza-padrão.
	 b)
	Rastreabilidade e estabilidade.
	 c)
	Curva de erros e sensibilidade.
	 d)
	Precisão e exatidão.
	8.
	É de responsabilidade da indústria assegurar que os métodos e procedimentos corretos sejam aplicados nos momentos de medição, ensaio e inspeção. No momento de uma pesagem, existem padrões utilizados para a calibração dos equipamentos de medição, que são as balanças. Considere uma situação hipotética em que se realizou a medida de calibração de uma balança com um padrão de 10 quilos. Foram realizadas 10 pesagens no equipamento, como apresentado na tabela a seguir. Determine qual o valor do desvio padrão da amostragem e assinale a alternativa CORRETA:
OBS.: Utilize a equação a seguir.
	
	 a)
	0,75.
	 b)
	0,50.
	 c)
	0,66.
	 d)
	0,45.
	9.
	A escolha de um sistema de medição incorreto pode acarretar no aumento da quantidade de não conformidades no final do processo, aumentar o desperdício de matéria-prima e, até mesmo, multas pelos organismos de regulamentação e fiscalização. A escolha do sistema de medição tem influência direta nas decisões tomadas a partir de seus resultados. Por isso, a escolha do sistema de medição deve ser feita com cautela. Sobre os principais parâmetros que devem ser levados em consideração no momento da escolha do sistema de medição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Custo e faixa de medição e resolução.
(    ) Disponibilidade e facilidade de instalação e erro máximo do sistema de medição.
(    ) Possibilidade de fácil manutenção e/ou apoio técnico, tecnologia compatível com o processo.
(    ) Representatividade do fornecedor do produto no cenário internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	É a menor unidade de leitura do dispositivo de medição que limita o processo de detecção de variáveis entre os objetos medidos. Essa propriedade é importante porque informa ao operador/usuário qual a menor diferença de valores que o sistema de medição poderá medir. Sobre a que se refere essa propriedade de medição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Curva de erros.
	 b)
	Resolução.
	 c)
	Estabilidade.
	 d)
	Sensibilidade.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais