Logo Passei Direto
Buscar

Prova Gestão de custos no setor público - Objetiva

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No setor público, também pode ser utilizado o método de custeio ABC, por meio do qual é mensurado o custo e o desempenho das atividades, re objetos a serem registrados como custos. Deste modo, esse método aplica o conceito da relação casual em função dos direcionadores de custo p diversas atividades a serem analisadas.
Levando isso em consideração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O método ABC estabelece o comportamento dos custos em função das atividades, fazendo assim ligações entre as atividades e o consumo (custos), estabelecendo vinculações interdepartamentais.
( ) O método ABC foca o registro de custos por meio das atividades; assim, os recursos a serem consumidos (custos) serão determinados em fu atividades a serem prestadas, vinculando critérios semelhantes ao rateio de custos indiretos.
( ) O método ABC foca sua análise nos recursos variáveis a serem consumidos (custos), assim estabelecendo um referente variável e sistemáti nome do método ABC.
( ) O método ABC faz ligação e encaixa seu registro de custos em função do comportamento dos gastos fixos, pois eles vão mudando à medida serviço a ser oferecido aumentar em quantidade.
a) F - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Entre os motivos para o método de custeio ABC ser dinâmico é sua adaptabilidade a diversas situações, dependendo das necessidades. Adaptab aplicação de custos depende do escopo, do contexto e dos objetivos do reporte a serem analisados pela equipe administrativa.
Quanto aos objeti reporte, existem alguns indicativos de direcionamento. Sobre eles, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Produto.
II- Administrativo.
III- Projeto.
( ) Registro de custos em função dos processos indispensáveis na gestão por departamentos, para oferecer um produto ou serviço.
( ) Registro dos custos em função dos processos envolvidos no desenho, produção e logística de um produto.
( ) Registro de custos em função dos processos necessários para atingir uma cadeia de atividades durante um período de tempo específico, par objetivos específicos, tais como a instalação de um novo sistema logístico ou a instalação de um novo sistema integrado de TI (tecnologias da inf
a) I - III - II.
b) II - III - I.
c) III - I - II.
d) II - I - III.

O Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como intuito estimar com exatidão as atividades elaboradas em uma e utilizando caminhos corretos para alocar as despesas e os custos indiretos.
Sobre os métodos de implementação do custeio ABC, analise as sent seguintes:
I- Reconhecer os trabalhos realizados pela organização.
II- Delimitar o volume do direcionador do custo à disposição pelos recursos.
III- Para todas as atividades selecionar uma direção de custos.
IV- Atribuir despesas à matéria de custo com base no prazo.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Com relação à margem de contribuição do método de custeio variável, podemos afirmar que é a diferença das receitas de vendas com os custos variáveis, demonstrando a margem que o produto ou serviço detém para cobrir os custos fixos.
Perante esta premissa, analise as seguintes sente
I- Uma das vantagens da margem de contribuição é possibilitar a análise do desempenho dos gestores e das políticas públicas com maior objetiv aprimorando a gestão dos recursos públicos.
II- Através da margem de contribuição, a administração pública poderá identificar as fragilidades apresentadas pela população através do orçame participativo.
III- A margem de contribuição demonstra claramente a separação dos custos fixos e variáveis, com o custeamento direto, identificando os elemen custeio.
IV- Uma vantagem da margem de contribuição é demonstrar a realidade financeira do ente, sendo uma ferramenta de gestão importante para a administração pública.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Assim como o departamento pode ser um centro de custo, os centros de custos (CC) podem ser departamentos, e o que vai determinar isto é o ta estrutura.
Utilizando a divisão de departamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Departamentos auxiliares ou de apoio.
II- Departamentos produtivos.
( ) São aqueles envolvidos diretamente com a produção do produto ou prestação do serviço.
( ) São aqueles que desenvolvem atividades não ligadas diretamente à fabricação do produto ou serviço.
( ) Às vezes geram receitas por prestação de serviços a terceiros.
( ) Originam os custos diretos.
a) II - I - II - I.
b) I - II - I - II.
c) II - I - I - II.
d) I - II - II - I.

Dentro da gestão governamental, é importante observar a funcionalidade dos centros de custo em função das necessidades de operação dos ser públicos.
Para uma melhor gestão destes centros, é necessária a utilização de sistemas de custos, que levam em consideração alguns elementos estrutura, a saber: acumulação de custos, predeterminação de custos e métodos de custeio.
Com relação à acumulação de custos, que podem se operações contínuas ou pontuais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os custos das operações pontuais são divididos pelo volume total dos serviços.
b) Operações contínuas são os processos que podem ser interrompidos na mudança dos governantes.
c) Operações pontuais possuem um processo predefinido, ou seja, tem um começo e um fim predeterminado.
d) Operações contínuas ocorrem somente quando é realizada uma licitação de serviços.

O método de custeio ABC é um sistema dinâmico que pode ser implantado com maior ou menor grau de detalhamento.
Grau de detalhamento qu função das necessidades de gestão exigidas, e da área de atividade do produto ou serviço a ser oferecido. Nesse contexto, existem passos a ser seguidos para implantar o método ABC.
De acordo com esses passos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Selecionar um direcionador de custo de cada atividade.
( ) Atribuir custos aos objetos de custo com base na taxa de direcionador de custo.
( ) Determinar o volume do direcionador de custo disponível pelos recursos compromissados para aquela atividade.
( ) Calcular a taxa do direcionador de custo da atividade. É simplesmente a divisão dos custos da atividade pelo volume do direcionador.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - V.

Os gestores do setor público necessitam de uma série de informações gerenciais para cumprir com eficiência, eficácia e efetividade as políticas p.
Dessa forma, impõe-se a necessidade de um sistema de informação de custos capaz de auxiliar decisões. Cabe também escolher o método de c adequado.
De acordo com os métodos de custeio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existe um só método autorizado pelas normas contábeis do país, o método ABC.
( ) No método por absorção, todos os custos de produção, inclusive os indiretos, devem ser incorporados aos produtos dentro do período.
( ) No método variável, a margem de contribuição não é levada em consideração.
( ) O método de custeio ABC está embasado na departamentalização, ou seja, baseia-se em analisar cada um dos departamentos.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

Ponto de equilíbrio é a designação dada nas instituições, sobretudo na área da contabilidade, para a situação em que o total das receitas se igual dos gastos.
O ponto de equilíbrio de uma empresa depende da margem de contribuição. Com relação ao ponto de equilíbrio apurado através da demonstração de resultado econômico, analise as sentenças a seguir:
I- Mostra que os procedimentos adotados para realizar os serviços públicos são os mesmos proferidos no mercado.
II- Para obter eficiência, é preciso que os resultados sejam negativos no serviço público, assim há garantia do melhor emprego dos recursos.
III- Apuram-se as receitas da empresa para cobrir os custos fixos, não sendo possível utilizar essa fórmula no ente público, pois não gera receita.
IV- Não há maneiras variadas de apurar nem de analisar o ponto de equilíbrio de uma entidade, uma vez que os sistemas de controle do órgão pú permitem esse tipo de ferramenta.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou re consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos.
Sobre os direcionamentos em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os direcionamentos de custos podem ser uma alternativa para vincular os gastos de salários, insumos e serviços aos serviços e produtos.
II- O primeiro passo para direcionar um gasto é estabelecer como esses recursos monetários são gastos para executar as atividades que visam a os serviços.
III- O segundo passo é estabelecer quais são as atividades que serão aplicadas no processo produtivo ou desenvolvimento do serviço. Assim, ha vinculação das atividades consumidas pela instituição visando a oferecer o produto/serviço.
IV- O terceiro passo é estabelecer critérios de uso de serviços secundários para dar apoio aos serviços primários, ou seja, são critérios para aprim cálculo dos gastos fixos.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No setor público, também pode ser utilizado o método de custeio ABC, por meio do qual é mensurado o custo e o desempenho das atividades, re objetos a serem registrados como custos. Deste modo, esse método aplica o conceito da relação casual em função dos direcionadores de custo p diversas atividades a serem analisadas.
Levando isso em consideração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O método ABC estabelece o comportamento dos custos em função das atividades, fazendo assim ligações entre as atividades e o consumo (custos), estabelecendo vinculações interdepartamentais.
( ) O método ABC foca o registro de custos por meio das atividades; assim, os recursos a serem consumidos (custos) serão determinados em fu atividades a serem prestadas, vinculando critérios semelhantes ao rateio de custos indiretos.
( ) O método ABC foca sua análise nos recursos variáveis a serem consumidos (custos), assim estabelecendo um referente variável e sistemáti nome do método ABC.
( ) O método ABC faz ligação e encaixa seu registro de custos em função do comportamento dos gastos fixos, pois eles vão mudando à medida serviço a ser oferecido aumentar em quantidade.
a) F - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - F.

Entre os motivos para o método de custeio ABC ser dinâmico é sua adaptabilidade a diversas situações, dependendo das necessidades. Adaptab aplicação de custos depende do escopo, do contexto e dos objetivos do reporte a serem analisados pela equipe administrativa.
Quanto aos objeti reporte, existem alguns indicativos de direcionamento. Sobre eles, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Produto.
II- Administrativo.
III- Projeto.
( ) Registro de custos em função dos processos indispensáveis na gestão por departamentos, para oferecer um produto ou serviço.
( ) Registro dos custos em função dos processos envolvidos no desenho, produção e logística de um produto.
( ) Registro de custos em função dos processos necessários para atingir uma cadeia de atividades durante um período de tempo específico, par objetivos específicos, tais como a instalação de um novo sistema logístico ou a instalação de um novo sistema integrado de TI (tecnologias da inf
a) I - III - II.
b) II - III - I.
c) III - I - II.
d) II - I - III.

O Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como intuito estimar com exatidão as atividades elaboradas em uma e utilizando caminhos corretos para alocar as despesas e os custos indiretos.
Sobre os métodos de implementação do custeio ABC, analise as sent seguintes:
I- Reconhecer os trabalhos realizados pela organização.
II- Delimitar o volume do direcionador do custo à disposição pelos recursos.
III- Para todas as atividades selecionar uma direção de custos.
IV- Atribuir despesas à matéria de custo com base no prazo.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Com relação à margem de contribuição do método de custeio variável, podemos afirmar que é a diferença das receitas de vendas com os custos variáveis, demonstrando a margem que o produto ou serviço detém para cobrir os custos fixos.
Perante esta premissa, analise as seguintes sente
I- Uma das vantagens da margem de contribuição é possibilitar a análise do desempenho dos gestores e das políticas públicas com maior objetiv aprimorando a gestão dos recursos públicos.
II- Através da margem de contribuição, a administração pública poderá identificar as fragilidades apresentadas pela população através do orçame participativo.
III- A margem de contribuição demonstra claramente a separação dos custos fixos e variáveis, com o custeamento direto, identificando os elemen custeio.
IV- Uma vantagem da margem de contribuição é demonstrar a realidade financeira do ente, sendo uma ferramenta de gestão importante para a administração pública.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Assim como o departamento pode ser um centro de custo, os centros de custos (CC) podem ser departamentos, e o que vai determinar isto é o ta estrutura.
Utilizando a divisão de departamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Departamentos auxiliares ou de apoio.
II- Departamentos produtivos.
( ) São aqueles envolvidos diretamente com a produção do produto ou prestação do serviço.
( ) São aqueles que desenvolvem atividades não ligadas diretamente à fabricação do produto ou serviço.
( ) Às vezes geram receitas por prestação de serviços a terceiros.
( ) Originam os custos diretos.
a) II - I - II - I.
b) I - II - I - II.
c) II - I - I - II.
d) I - II - II - I.

Dentro da gestão governamental, é importante observar a funcionalidade dos centros de custo em função das necessidades de operação dos ser públicos.
Para uma melhor gestão destes centros, é necessária a utilização de sistemas de custos, que levam em consideração alguns elementos estrutura, a saber: acumulação de custos, predeterminação de custos e métodos de custeio.
Com relação à acumulação de custos, que podem se operações contínuas ou pontuais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os custos das operações pontuais são divididos pelo volume total dos serviços.
b) Operações contínuas são os processos que podem ser interrompidos na mudança dos governantes.
c) Operações pontuais possuem um processo predefinido, ou seja, tem um começo e um fim predeterminado.
d) Operações contínuas ocorrem somente quando é realizada uma licitação de serviços.

O método de custeio ABC é um sistema dinâmico que pode ser implantado com maior ou menor grau de detalhamento.
Grau de detalhamento qu função das necessidades de gestão exigidas, e da área de atividade do produto ou serviço a ser oferecido. Nesse contexto, existem passos a ser seguidos para implantar o método ABC.
De acordo com esses passos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Selecionar um direcionador de custo de cada atividade.
( ) Atribuir custos aos objetos de custo com base na taxa de direcionador de custo.
( ) Determinar o volume do direcionador de custo disponível pelos recursos compromissados para aquela atividade.
( ) Calcular a taxa do direcionador de custo da atividade. É simplesmente a divisão dos custos da atividade pelo volume do direcionador.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - V.

Os gestores do setor público necessitam de uma série de informações gerenciais para cumprir com eficiência, eficácia e efetividade as políticas p.
Dessa forma, impõe-se a necessidade de um sistema de informação de custos capaz de auxiliar decisões. Cabe também escolher o método de c adequado.
De acordo com os métodos de custeio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existe um só método autorizado pelas normas contábeis do país, o método ABC.
( ) No método por absorção, todos os custos de produção, inclusive os indiretos, devem ser incorporados aos produtos dentro do período.
( ) No método variável, a margem de contribuição não é levada em consideração.
( ) O método de custeio ABC está embasado na departamentalização, ou seja, baseia-se em analisar cada um dos departamentos.
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

Ponto de equilíbrio é a designação dada nas instituições, sobretudo na área da contabilidade, para a situação em que o total das receitas se igual dos gastos.
O ponto de equilíbrio de uma empresa depende da margem de contribuição. Com relação ao ponto de equilíbrio apurado através da demonstração de resultado econômico, analise as sentenças a seguir:
I- Mostra que os procedimentos adotados para realizar os serviços públicos são os mesmos proferidos no mercado.
II- Para obter eficiência, é preciso que os resultados sejam negativos no serviço público, assim há garantia do melhor emprego dos recursos.
III- Apuram-se as receitas da empresa para cobrir os custos fixos, não sendo possível utilizar essa fórmula no ente público, pois não gera receita.
IV- Não há maneiras variadas de apurar nem de analisar o ponto de equilíbrio de uma entidade, uma vez que os sistemas de controle do órgão pú permitem esse tipo de ferramenta.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

O método de custeio ABC estabelece seu critério de registro dos recursos consumidos em função da atividade para direcionar esses custos ou re consumidos, estabelecendo-se desta maneira critérios referenciais de alocação de custos.
Sobre os direcionamentos em função dos custos, analise as sentenças a seguir:
I- Os direcionamentos de custos podem ser uma alternativa para vincular os gastos de salários, insumos e serviços aos serviços e produtos.
II- O primeiro passo para direcionar um gasto é estabelecer como esses recursos monetários são gastos para executar as atividades que visam a os serviços.
III- O segundo passo é estabelecer quais são as atividades que serão aplicadas no processo produtivo ou desenvolvimento do serviço. Assim, ha vinculação das atividades consumidas pela instituição visando a oferecer o produto/serviço.
IV- O terceiro passo é estabelecer critérios de uso de serviços secundários para dar apoio aos serviços primários, ou seja, são critérios para aprim cálculo dos gastos fixos.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina