Observando o mapa-múndi, ele nos permite afirmar que a África apresenta: 1 - Observando o mapa-múndi, ele nos permite afirmar que a África apresenta: a) a totalidade de suas terras no hemisfério sul. b) a maior parte das suas terras na zona temperada do sul. c) mais da metade de suas terras no hemisfério norte. d) a maior parte de suas terras na zona temperada do norte. e) a totalidade de suas terras na zona intertropical.
A África vive (…) prisioneira de um passado inventado por outros. Os conflitos existentes na África, juntamente com a fome e as epidemias, são elementos que constituem o triste cenário deste continente. Entre as explicações para compreendermos a existência dessas intermináveis guerras regionais, podemos apontar que o texto acima se justifica por que: 2 - A África vive (…) prisioneira de um passado inventado por outros. Os conflitos existentes na África, juntamente com a fome e as epidemias, são elementos que constituem o triste cenário deste continente. Entre as explicações para compreendermos a existência dessas intermináveis guerras regionais, podemos apontar que o texto acima se justifica por que: a) A atual disputa pelo potencial mercado de alimentos impulsiona as grandes potências africanas a investirem maciçamente na produção e venda de armamentos. b) O continente africano exerce importante papel estratégico nas relações políticas e ideológicas entre os países que compõem os blocos econômicos mundiais. c) Os conflitos ocorrem por conta do interesse de diversas tribos em constituírem um espaço comum africano para agregar as diversas comunidades em um mesmo grupo étnico-lingüístico-cultural. d) As atuais fronteiras foram traçadas pelos colonizadores europeus sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente. e) As comunidades étnicas optaram por entrar em conflitos armados estimulados pela inserção do capitalismo neoliberal e, principalmente, por conta dos diversos produtos industrializados disponíveis nos mercados africanos.
A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar. 3 - A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar. a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças. b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos. c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos. d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico). e) As fronteiras artificiais foram traçadas pelos Homens, que sempre fizeram a maior justiça possível. Após o processo de independência dos países africanos, essas fronteiras foram mantidas.
O clima tropical ocupa cerca de metade do continente, onde apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano e duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. A vegetação predominante deste clima é uma transição entre a floresta úmida e as áreas áridas e semiáridas do norte e do sul do continente. Neste domínio, a vegetação apresenta árvores e arbustos de portes variados e dispersos na paisagem e plantas rasteiras (capins e gramíneas) que recobrem o solo (semelhante ao do cerrado brasileiro). O texto anterior descreve a formação vegetal típica do clima tropical africano e que também foi cenário natural de alguns filmes famosos com Tarzan e Sheena (a rainha da selva). Assinale a alternativa referente a esta paisagem vegetal. 4 - O clima tropical ocupa cerca de metade do continente, onde apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano e duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. A vegetação predominante deste clima é uma transição entre a floresta úmida e as áreas áridas e semiáridas do norte e do sul do continente. Neste domínio, a vegetação apresenta árvores e arbustos de portes variados e dispersos na paisagem e plantas rasteiras (capins e gramíneas) que recobrem o solo (semelhante ao do cerrado brasileiro). O texto anterior descreve a formação vegetal típica do clima tropical africano e que também foi cenário natural de alguns filmes famosos com Tarzan e Sheena (a rainha da selva). Assinale a alternativa referente a esta paisagem vegetal. a) Desertos b) Savanas c) Floresta boreal d) Floresta equatorial e) Floresta Amazônica
“O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos”. (MARTIN, A. R. “Fronteiras e Nações. Contexto”, São Paulo, 1998.) Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedece a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente: 5 - “O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos”. (MARTIN, A. R. “Fronteiras e Nações. Contexto”, São Paulo, 1998.) Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedece a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente: a) da sua recente demarcação, que contou com térmicas cartográficas antes desconhecidas. b) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais. c) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos “limites naturais”. d) da natureza nômade das populações africanas, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana. e) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.
O continente africano é extremamente diverso. Pesquisadores o dividem em regiões como a do Magreb, localizada 6 - O continente africano é extremamente diverso. Pesquisadores o dividem em regiões como a do Magreb, localizada a) ao sul do Saara, formada por países que foram colônias francesas. b) no noroeste da África, constituída por países onde predomina a religião islâmica. c) no extremo sul, onde se encontram os países mais industrializados da África. d) na África Central, onde as fronteiras políticas estabeleceram-se antes que nas demais regiões. e) no nordeste da África, foco de conflitos tribais pela definição de fronteiras.
Rotas importantes do comercio Marítimo Internacional, o primeiro liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, encurtando a distância entre a Europa e a Ásia; enquanto o segundo liga o oceano Atlântico ao Pacífico, encurtando a distância marítima entre as costas oeste e leste dos EUA e o Ocidente e o Oriente do Planeta. 7 - Rotas importantes do comercio Marítimo Internacional, o primeiro liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, encurtando a distância entre a Europa e a Ásia; enquanto o segundo liga o oceano Atlântico ao Pacífico, encurtando a distância marítima entre as costas oeste e leste dos EUA e o Ocidente e o Oriente do Planeta. A quais canais o texto faz referência respectivamente? a) Canal Euroasiático e Canal de Suez. b) Canal de Suez e Canal Americano. c) Canal de Midi e Canal do Panamá. d) Canal de Suez e Canal do Panamá.
A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como: 8 - A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como: a) Sahel. b) Magreb. c) Atlas. d) Benguela. e) Kalahari.
Identifique as características que se referem ao clima africano, referente à parte do Continente que é cortada pela linha imaginária do Trópico de Câncer: 9 - Identifique as características que se referem ao clima africano, referente à parte do Continente que é cortada pela linha imaginária do Trópico de Câncer: 1. Elevada amplitude térmica. 2. Predomínio de baixas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. 3. Elevada exposição à radiação solar. 4. Radiação solar amainada pela cobertura vegetal. 5. Índices pluviométricos elevados e bem distribuídos durante todo o ano. a) 1 e 3 b) 2 e 3 c) 4 e 2 d) 5 e 3 e) 2 e 5
O termo “continente espelhado”, que foi atribuído à África por geógrafos franceses, refere-se a: 10 - O termo “continente espelhado”, que foi atribuído à África por geógrafos franceses, refere-se a: a) Semelhança climatobotânica existente entre as porções leste e oeste do continente em função da longitude. b) Semelhança climatobotânica existente entre as porções norte e sul do continente em função da latitude. c) Semelhança socioeconômica existente entre as porções norte e sul do continente em função da longitude. d) Semelhança climatobotânica existente entre as porções leste e oeste do continente em função da latitude.
Devido à características étnicas, históricas e culturais o continente africano foi divido em duas grandes regiões que são: 11 - Devido à características étnicas, históricas e culturais o continente africano foi divido em duas grandes regiões que são: a) África do Sul e África Ocidental b) África Subsaariana e África Setentrional c) África do Norte e África do Sul d) África do Norte e África Subsaariana e) Africa Subsaariana e África Oriental
Observando o mapa-múndi, ele nos permite afirmar que a África apresenta: 1 - Observando o mapa-múndi, ele nos permite afirmar que a África apresenta: a) a totalidade de suas terras no hemisfério sul. b) a maior parte das suas terras na zona temperada do sul. c) mais da metade de suas terras no hemisfério norte. d) a maior parte de suas terras na zona temperada do norte. e) a totalidade de suas terras na zona intertropical.
A África vive (…) prisioneira de um passado inventado por outros. Os conflitos existentes na África, juntamente com a fome e as epidemias, são elementos que constituem o triste cenário deste continente. Entre as explicações para compreendermos a existência dessas intermináveis guerras regionais, podemos apontar que o texto acima se justifica por que: 2 - A África vive (…) prisioneira de um passado inventado por outros. Os conflitos existentes na África, juntamente com a fome e as epidemias, são elementos que constituem o triste cenário deste continente. Entre as explicações para compreendermos a existência dessas intermináveis guerras regionais, podemos apontar que o texto acima se justifica por que: a) A atual disputa pelo potencial mercado de alimentos impulsiona as grandes potências africanas a investirem maciçamente na produção e venda de armamentos. b) O continente africano exerce importante papel estratégico nas relações políticas e ideológicas entre os países que compõem os blocos econômicos mundiais. c) Os conflitos ocorrem por conta do interesse de diversas tribos em constituírem um espaço comum africano para agregar as diversas comunidades em um mesmo grupo étnico-lingüístico-cultural. d) As atuais fronteiras foram traçadas pelos colonizadores europeus sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente. e) As comunidades étnicas optaram por entrar em conflitos armados estimulados pela inserção do capitalismo neoliberal e, principalmente, por conta dos diversos produtos industrializados disponíveis nos mercados africanos.
A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar. 3 - A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar. a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças. b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos. c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos. d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico). e) As fronteiras artificiais foram traçadas pelos Homens, que sempre fizeram a maior justiça possível. Após o processo de independência dos países africanos, essas fronteiras foram mantidas.
O clima tropical ocupa cerca de metade do continente, onde apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano e duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. A vegetação predominante deste clima é uma transição entre a floresta úmida e as áreas áridas e semiáridas do norte e do sul do continente. Neste domínio, a vegetação apresenta árvores e arbustos de portes variados e dispersos na paisagem e plantas rasteiras (capins e gramíneas) que recobrem o solo (semelhante ao do cerrado brasileiro). O texto anterior descreve a formação vegetal típica do clima tropical africano e que também foi cenário natural de alguns filmes famosos com Tarzan e Sheena (a rainha da selva). Assinale a alternativa referente a esta paisagem vegetal. 4 - O clima tropical ocupa cerca de metade do continente, onde apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano e duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. A vegetação predominante deste clima é uma transição entre a floresta úmida e as áreas áridas e semiáridas do norte e do sul do continente. Neste domínio, a vegetação apresenta árvores e arbustos de portes variados e dispersos na paisagem e plantas rasteiras (capins e gramíneas) que recobrem o solo (semelhante ao do cerrado brasileiro). O texto anterior descreve a formação vegetal típica do clima tropical africano e que também foi cenário natural de alguns filmes famosos com Tarzan e Sheena (a rainha da selva). Assinale a alternativa referente a esta paisagem vegetal. a) Desertos b) Savanas c) Floresta boreal d) Floresta equatorial e) Floresta Amazônica
“O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos”. (MARTIN, A. R. “Fronteiras e Nações. Contexto”, São Paulo, 1998.) Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedece a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente: 5 - “O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos”. (MARTIN, A. R. “Fronteiras e Nações. Contexto”, São Paulo, 1998.) Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedece a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente: a) da sua recente demarcação, que contou com térmicas cartográficas antes desconhecidas. b) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais. c) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos “limites naturais”. d) da natureza nômade das populações africanas, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana. e) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.
O continente africano é extremamente diverso. Pesquisadores o dividem em regiões como a do Magreb, localizada 6 - O continente africano é extremamente diverso. Pesquisadores o dividem em regiões como a do Magreb, localizada a) ao sul do Saara, formada por países que foram colônias francesas. b) no noroeste da África, constituída por países onde predomina a religião islâmica. c) no extremo sul, onde se encontram os países mais industrializados da África. d) na África Central, onde as fronteiras políticas estabeleceram-se antes que nas demais regiões. e) no nordeste da África, foco de conflitos tribais pela definição de fronteiras.
Rotas importantes do comercio Marítimo Internacional, o primeiro liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, encurtando a distância entre a Europa e a Ásia; enquanto o segundo liga o oceano Atlântico ao Pacífico, encurtando a distância marítima entre as costas oeste e leste dos EUA e o Ocidente e o Oriente do Planeta. 7 - Rotas importantes do comercio Marítimo Internacional, o primeiro liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, encurtando a distância entre a Europa e a Ásia; enquanto o segundo liga o oceano Atlântico ao Pacífico, encurtando a distância marítima entre as costas oeste e leste dos EUA e o Ocidente e o Oriente do Planeta. A quais canais o texto faz referência respectivamente? a) Canal Euroasiático e Canal de Suez. b) Canal de Suez e Canal Americano. c) Canal de Midi e Canal do Panamá. d) Canal de Suez e Canal do Panamá.
A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como: 8 - A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como: a) Sahel. b) Magreb. c) Atlas. d) Benguela. e) Kalahari.
Identifique as características que se referem ao clima africano, referente à parte do Continente que é cortada pela linha imaginária do Trópico de Câncer: 9 - Identifique as características que se referem ao clima africano, referente à parte do Continente que é cortada pela linha imaginária do Trópico de Câncer: 1. Elevada amplitude térmica. 2. Predomínio de baixas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. 3. Elevada exposição à radiação solar. 4. Radiação solar amainada pela cobertura vegetal. 5. Índices pluviométricos elevados e bem distribuídos durante todo o ano. a) 1 e 3 b) 2 e 3 c) 4 e 2 d) 5 e 3 e) 2 e 5
O termo “continente espelhado”, que foi atribuído à África por geógrafos franceses, refere-se a: 10 - O termo “continente espelhado”, que foi atribuído à África por geógrafos franceses, refere-se a: a) Semelhança climatobotânica existente entre as porções leste e oeste do continente em função da longitude. b) Semelhança climatobotânica existente entre as porções norte e sul do continente em função da latitude. c) Semelhança socioeconômica existente entre as porções norte e sul do continente em função da longitude. d) Semelhança climatobotânica existente entre as porções leste e oeste do continente em função da latitude.
Devido à características étnicas, históricas e culturais o continente africano foi divido em duas grandes regiões que são: 11 - Devido à características étnicas, históricas e culturais o continente africano foi divido em duas grandes regiões que são: a) África do Sul e África Ocidental b) África Subsaariana e África Setentrional c) África do Norte e África do Sul d) África do Norte e África Subsaariana e) Africa Subsaariana e África Oriental