Flavio Tartuce, renomado jurista brasileiro, aduz que o Estatuto da pessoa com Deficiência, gera, no plano familiar, uma expressa inclusão plena das pessoas com deficiência e que não é toda a deficiência que retira o discernimento para a tomada de decisão de constituição de família e de sua formação. Contudo, há de se salientar, que mesmo com a mudança legal, a decisão de se casar é um ato de vontade. Se a vontade não existir em razão da deficiência, inexistente será o casamento. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo: I – Vale dizer então, que o casamento do deficiente que for incapaz de consentir ou manifestar de modo inequívoco o consentimento pode ser anulável. PORQUE II – o Artigo 1.550, alínea IV, do Código Civil preconiza que é anulável o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento. Assinale a alternativa correta: I – Vale dizer então, que o casamento do deficiente que for incapaz de consentir ou manifestar de modo inequívoco o consentimento pode ser anulável. II – o Artigo 1.550, alínea IV, do Código Civil preconiza que é anulável o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições falsas.
Diz textualmente o Estatuto da pessoa com Deficiência, no artigo 84, parágrafo 3º, que a curatela deverá ser "proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível". Legisla-se assim a obrigatoriedade da aplicação de tailored measures, que levem em conta as circunstâncias de cada caso concreto, afastando a tão comum saída, utilizada até então de forma quase total, de simples decretação da incapacidade absoluta com a limitação integral da capacidade do sujeito. Nesse sentido, assinale a alternativa correta em relação ao tema: Não existe previsão jurídica para que o Ministério Público intervenha como fiscal da ordem jurídica nas ações de interdição que não propõe. É legalmente possível pelo juiz a nomeação de curador para a pessoa com deficiência, podendo ser estabelecida curatela compartilhada a mais de uma pessoa. Se não puder exprimir vontade alguma, a incapacidade poderá ser considerada meramente relativa. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a curatela não afetará somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial. O Código Civil que dispõe sobre os absolutamente incapazes, teve todos os seus incisos revogados, mantendo-se, como única hipótese de incapacidade absoluta, a do menor impúbere (menor de 12 anos).
A Constituição da República Federativa do Brasil aborda a igualdade, tanto no aspecto formal quanto no material. Ao falar que "todos são iguais perante a lei", no caput do seu artigo 5º, tem-se aí vista a sua igualdade formal. Já a igualdade material encontra-se no art. 3º da Lei Maior ao preconizar a erradicação da pobreza e da marginalização, bem como redução das desigualdades sociais e regionais, e também o inciso IV do mesmo artigo que tem como objetivo "promover o bem de todos sem preconceitos, de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". De acordo com o texto acima, analise as situações e correlacione com o Princípio da Igualdade, no seu respectivo aspecto, formal ou material. 1 - Se um homem e uma mulher recebem a mesma remuneração, devem pagar imposto de renda com base em alíquotas idênticas. 2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, formulado para proteger os menores de idade. 3 - Reserva de vagas para portadores de necessidades especiais em concursos públicos. 4 - Testes físicos diferentes, para homens e mulheres para ingresso nas carreiras policiais. 1 - Material, 2 - Formal, 3 - Formal e 4 - Material. 1 - Formal, 2 - Material, 3 - Material e 4 - Formal. 1 - Material, 2 - Material, 3 - Formal e 4 - Material. 1 - Material, 2 - Formal, 3 - Material e 4 - Material. 1 - Material, 2 - Formal, 3 - Formal e 4 - Formal.
Define-se a orientação sexual como a expressão individual da sexualidade, que mostra qual o objeto da atração sexual e afetiva do indivíduo. Já no tocante ao conceito de identidade do gênero, importa a identificação do indivíduo com o sexo, ou melhor, como a pessoa se sente ao nascer, homem ou mulher, independente do sexo biológico. A transexualidade diz respeito à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente da designada no nascimento, o que faz surgir o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Desta forma, fica claro que em relação aos transexuais, o sofrimento causado pela inadequação do nome e do gênero no registro de nascimento e demais documentos da vida civil, toma grandes proporções. De acordo com o texto, analise as seguintes assertivas: I - Compreende-se o direito à identidade sexual como o direito de aparecer extremamente igual a si mesmo em relação com a realidade do próprio sexo, masculino ou feminino. PORQUE II - O direito ao exato reconhecimento do próprio sexo real, antes de mais nada, deve estar contido na documentação individual, no registro do estado civil, entretanto não é o entendimento da legislação vigente do País. Agora, assinale a alternativa correta: I - Compreende-se o direito à identidade sexual como o direito de aparecer extremamente igual a si mesmo em relação com a realidade do próprio sexo, masculino ou feminino. II - O direito ao exato reconhecimento do próprio sexo real, antes de mais nada, deve estar contido na documentação individual, no registro do estado civil, entretanto não é o entendimento da legislação vigente do País. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
De acordo com o Código Civil brasileiro, capacidade é o atributo da personalidade que confere às pessoas a possibilidade de contrair direitos e assumir obrigações na ordem jurídica. A capacidade genérica divide-se em capacidade de direito ou de gozo e capacidade de fato ou de exercício. A capacidade de direito ou de gozo é ínsita à condição humana, estando presente desde o início da personalidade da pessoa natural, isto é, desde o seu nascimento com vida. Já a capacidade de fato ou de exercício é a aptidão de exercer por si só os atos da vida civil. A legislação especial dispõe que os índios e as comunidades indígenas ainda não integrados à comunhão nacional ficam sujeitos ao regime tutelar da União que será exercido por meio da Fundação Nacional do Índio - FUNAI. De acordo com o texto acima, analise as seguintes assertivas: I – Serão considerados relativamente incapazes os povos indígenas isolados ou que não tenham relação qualquer com a sociedade não indígena, tampouco com outras tribos de índios. II – Os povos indígenas denominados integrados – que vivem efetivamente na sociedade civil brasileira, possuem capacidade civil plena, respondendo por seus atos e são portadores de direitos e deveres perante a Justiça brasileira. III – Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo. IV – Uma vez reconhecida pela Constituição Federal a capacidade processual das comunidades indígenas, claro está o reconhecimento, de forma geral, à capacidade civil plena dos índios. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: I – Serão considerados relativamente incapazes os povos indígenas isolados ou que não tenham relação qualquer com a sociedade não indígena, tampouco com outras tribos de índios. II – Os povos indígenas denominados integrados – que vivem efetivamente na sociedade civil brasileira, possuem capacidade civil plena, respondendo por seus atos e são portadores de direitos e deveres perante a Justiça brasileira. III – Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo. IV – Uma vez reconhecida pela Constituição Federal a capacidade processual das comunidades indígenas, claro está o reconhecimento, de forma geral, à capacidade civil plena dos índios. A assertiva I está correta. As assertivas I e II estão corretas. As assertivas II, III e IV estão corretas. As assertivas I e IV estão corretas. Todas as assertivas estão corretas.
Flavio Tartuce, renomado jurista brasileiro, aduz que o Estatuto da pessoa com Deficiência, gera, no plano familiar, uma expressa inclusão plena das pessoas com deficiência e que não é toda a deficiência que retira o discernimento para a tomada de decisão de constituição de família e de sua formação. Contudo, há de se salientar, que mesmo com a mudança legal, a decisão de se casar é um ato de vontade. Se a vontade não existir em razão da deficiência, inexistente será o casamento. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo: I – Vale dizer então, que o casamento do deficiente que for incapaz de consentir ou manifestar de modo inequívoco o consentimento pode ser anulável. PORQUE II – o Artigo 1.550, alínea IV, do Código Civil preconiza que é anulável o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento. Assinale a alternativa correta: I – Vale dizer então, que o casamento do deficiente que for incapaz de consentir ou manifestar de modo inequívoco o consentimento pode ser anulável. II – o Artigo 1.550, alínea IV, do Código Civil preconiza que é anulável o casamento do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições falsas.
Diz textualmente o Estatuto da pessoa com Deficiência, no artigo 84, parágrafo 3º, que a curatela deverá ser "proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada caso, e durará o menor tempo possível". Legisla-se assim a obrigatoriedade da aplicação de tailored measures, que levem em conta as circunstâncias de cada caso concreto, afastando a tão comum saída, utilizada até então de forma quase total, de simples decretação da incapacidade absoluta com a limitação integral da capacidade do sujeito. Nesse sentido, assinale a alternativa correta em relação ao tema: Não existe previsão jurídica para que o Ministério Público intervenha como fiscal da ordem jurídica nas ações de interdição que não propõe. É legalmente possível pelo juiz a nomeação de curador para a pessoa com deficiência, podendo ser estabelecida curatela compartilhada a mais de uma pessoa. Se não puder exprimir vontade alguma, a incapacidade poderá ser considerada meramente relativa. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a curatela não afetará somente os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial. O Código Civil que dispõe sobre os absolutamente incapazes, teve todos os seus incisos revogados, mantendo-se, como única hipótese de incapacidade absoluta, a do menor impúbere (menor de 12 anos).
A Constituição da República Federativa do Brasil aborda a igualdade, tanto no aspecto formal quanto no material. Ao falar que "todos são iguais perante a lei", no caput do seu artigo 5º, tem-se aí vista a sua igualdade formal. Já a igualdade material encontra-se no art. 3º da Lei Maior ao preconizar a erradicação da pobreza e da marginalização, bem como redução das desigualdades sociais e regionais, e também o inciso IV do mesmo artigo que tem como objetivo "promover o bem de todos sem preconceitos, de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". De acordo com o texto acima, analise as situações e correlacione com o Princípio da Igualdade, no seu respectivo aspecto, formal ou material. 1 - Se um homem e uma mulher recebem a mesma remuneração, devem pagar imposto de renda com base em alíquotas idênticas. 2 - O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, formulado para proteger os menores de idade. 3 - Reserva de vagas para portadores de necessidades especiais em concursos públicos. 4 - Testes físicos diferentes, para homens e mulheres para ingresso nas carreiras policiais. 1 - Material, 2 - Formal, 3 - Formal e 4 - Material. 1 - Formal, 2 - Material, 3 - Material e 4 - Formal. 1 - Material, 2 - Material, 3 - Formal e 4 - Material. 1 - Material, 2 - Formal, 3 - Material e 4 - Material. 1 - Material, 2 - Formal, 3 - Formal e 4 - Formal.
Define-se a orientação sexual como a expressão individual da sexualidade, que mostra qual o objeto da atração sexual e afetiva do indivíduo. Já no tocante ao conceito de identidade do gênero, importa a identificação do indivíduo com o sexo, ou melhor, como a pessoa se sente ao nascer, homem ou mulher, independente do sexo biológico. A transexualidade diz respeito à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente da designada no nascimento, o que faz surgir o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Desta forma, fica claro que em relação aos transexuais, o sofrimento causado pela inadequação do nome e do gênero no registro de nascimento e demais documentos da vida civil, toma grandes proporções. De acordo com o texto, analise as seguintes assertivas: I - Compreende-se o direito à identidade sexual como o direito de aparecer extremamente igual a si mesmo em relação com a realidade do próprio sexo, masculino ou feminino. PORQUE II - O direito ao exato reconhecimento do próprio sexo real, antes de mais nada, deve estar contido na documentação individual, no registro do estado civil, entretanto não é o entendimento da legislação vigente do País. Agora, assinale a alternativa correta: I - Compreende-se o direito à identidade sexual como o direito de aparecer extremamente igual a si mesmo em relação com a realidade do próprio sexo, masculino ou feminino. II - O direito ao exato reconhecimento do próprio sexo real, antes de mais nada, deve estar contido na documentação individual, no registro do estado civil, entretanto não é o entendimento da legislação vigente do País. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
De acordo com o Código Civil brasileiro, capacidade é o atributo da personalidade que confere às pessoas a possibilidade de contrair direitos e assumir obrigações na ordem jurídica. A capacidade genérica divide-se em capacidade de direito ou de gozo e capacidade de fato ou de exercício. A capacidade de direito ou de gozo é ínsita à condição humana, estando presente desde o início da personalidade da pessoa natural, isto é, desde o seu nascimento com vida. Já a capacidade de fato ou de exercício é a aptidão de exercer por si só os atos da vida civil. A legislação especial dispõe que os índios e as comunidades indígenas ainda não integrados à comunhão nacional ficam sujeitos ao regime tutelar da União que será exercido por meio da Fundação Nacional do Índio - FUNAI. De acordo com o texto acima, analise as seguintes assertivas: I – Serão considerados relativamente incapazes os povos indígenas isolados ou que não tenham relação qualquer com a sociedade não indígena, tampouco com outras tribos de índios. II – Os povos indígenas denominados integrados – que vivem efetivamente na sociedade civil brasileira, possuem capacidade civil plena, respondendo por seus atos e são portadores de direitos e deveres perante a Justiça brasileira. III – Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo. IV – Uma vez reconhecida pela Constituição Federal a capacidade processual das comunidades indígenas, claro está o reconhecimento, de forma geral, à capacidade civil plena dos índios. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: I – Serão considerados relativamente incapazes os povos indígenas isolados ou que não tenham relação qualquer com a sociedade não indígena, tampouco com outras tribos de índios. II – Os povos indígenas denominados integrados – que vivem efetivamente na sociedade civil brasileira, possuem capacidade civil plena, respondendo por seus atos e são portadores de direitos e deveres perante a Justiça brasileira. III – Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo. IV – Uma vez reconhecida pela Constituição Federal a capacidade processual das comunidades indígenas, claro está o reconhecimento, de forma geral, à capacidade civil plena dos índios. A assertiva I está correta. As assertivas I e II estão corretas. As assertivas II, III e IV estão corretas. As assertivas I e IV estão corretas. Todas as assertivas estão corretas.