A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente. B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais. C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores. D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada. E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.
Com base no poema apresentado, avalie as afirmacoes a seguir. I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto. II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos. III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba. IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema. A I, apenas. B II e IV, apenas. C III e IV, apenas. D I, II e III, apenas. E I, II, III e IV.
Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir. I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental. II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável. III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas. A I, apenas. B III, apenas. C I e II, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública. II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social. A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são falsas.
É correto apenas o que se afirma em I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida. II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas. III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações. IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro. A I e III. B I e IV. C II e III. D I, II e IV. E II, III e IV.
O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome. II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento. III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica. IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública. A I, apenas. B II e III, apenas. C III e IV, apenas. D I, II e IV, apenas. E I, II, III e IV.
Avalie a sequência descrita abaixo para a execução de uma incidência anteroposterior (AP) de coluna lombossacra de um paciente adulto, com a suspeita de doença degenerativa. 1 – Receber requisição médica; 2 – Chamar o paciente pelo primeiro nome; 3 – Preparar o paciente para radiografia de coluna lombo-sacra; 4 – Inserir o identificador do lado esquerdo do paciente; 5 – Utilizar um receptor de imagem de tamanho 18 X 24 cm; 6 – Oferecer proteção para os tecidos radiossensíveis na região de interesse; 7 – Posicionar o paciente e a região de interesse; 8 – Ajustar a distância do receptor de fonte-imagem (DFR); 9 – Otimizar os fatores técnicos para uma redução de dose, mantendo a qualidade radiográfica; 10 – Deixar a colimação aberta para não cortar alguma estrutura; 11 – Realizar a exposição em apneia.
Detectores a gás são constituídos de um capacitor preenchido com um gás (ou mistura de gases) isolante elétrico. Entre os eletrodos do capacitor é aplicada uma diferença de potencial que tem a função de direcionar as cargas liberadas no gás aos eletrodos de sinal contrário. Considerando as informações sobre detectores a gás, avalie as afirmações a seguir. I. O elemento sensível citado no texto é representado na figura pela letra A. II. O elemento sensível é o local onde as radiações são detectadas a partir do processo de excitação. III. O Geiger-Müller é utilizado para discriminar diferentes tipos de radiação. A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
A produção de uma imagem por ressonância magnética exige a realização de vários processos, incluindo sua aquisição e formação. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. O alinhamento dos núcleos de hidrogênio é consequência da ação de um campo magnético de alta intensidade gerado pelo magneto. II. A fonte de radiofrequência excita os núcleos do átomo de hidrogênio gerando o fenômeno de precessão e a consequente detecção do sinal por uma bobina receptora. III. Os gradientes do campo magnético são responsáveis pela localização espacial dos sinais de radiofrequência. A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
O efeito anódico é definido como uma diminuição da quantidade de Raios X do lado do anodo de um tubo de Raios X, devido à autoabsorção dos fótons produzidos pelo próprio anodo, por efeito fotoelétrico. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em mamógrafos, o tubo de Raios X é posicionado no interior do cabeçote, de modo que seu anodo fique posicionado o mais próximo da parede torácica do paciente e o catodo mais afastado, o que permite obter melhor qualidade de imagem. II. O formato das mamas, após a compressão, requer que a intensidade da radiação próxima à parede torácica seja maior que aquela do lado do mamilo, para assegurar uma exposição mais uniforme do receptor da imagem, evitando repetições durante o exame. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
deste meio de contraste podem ocorrer reações adversas, desde formas mais leves até quadros críticos à vida. Além das reações adversas, podem ocorrer interações medicamentosas, para as quais podem ser adotadas condutas que minimizem seus efeitos. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Pacientes que fazem uso da metformina devem descontinuar o uso do medicamento 48 horas antes e depois da administração do contraste iodado. II. A metformina pode acumular-se no sangue em quantidade suficiente para causar uma acidose láctica em pacientes com alterações da função renal. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Com base nas imagens de RM do joelho apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir. É correto o que se afirma em I. Para a RM do joelho, o paciente é posicionado em decúbito dorsal na mesa de exame, com a região de interesse imobilizada na bobina, e discretamente flexionada. II. Nas imagens A, B e C são visualizados os planos anatômicos para programação: sagital, axial e coronal, respectivamente. III. A orientação nas imagens A e B representa uma programação para aquisição no plano coronal oblíquo. IV. Na imagem A, o ângulo da orientação está paralelo ao ligamento cruzado anterior. A III, apenas. B I e III, apenas. C II e IV, apenas. D I, II e IV, apenas. E I, II, III e IV.
A angiotomografia é um exame que permite visualizar imagens tridimensionais (3D) de estruturas vasculares. Entre os métodos disponíveis para estudo das artérias coronárias, a angiotomografia multifatias (multislice) apresenta relevância na avaliação anatômica. Na imagem apresentada, a seta indica a artéria A coronária direita. B primeira diagonal. C coronária esquerda. D coronária circunflexa. E coronária descendente anterior.
Em medicina nuclear, os principais radioisótopos usados para a imagem da glândula tireoide incluem o iodo-131, o iodo-123 e o tecnécio-99. O iodo-131 decai por emissão de radiação beta menos com energia de 606 keV e um fóton gama associado com energia de 364 keV, com tempo de meia-vida física de aproximadamente 8 dias. Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A emissão de partícula beta menos e o tempo de meia-vida longo do iodo-131 resultam em altas doses absorvidas para a glândula tireoide, fato que restringe a dose administrada ao paciente. II. A glândula tireoide organifica o iodo radioativo e o utiliza na síntese dos hormônios tireoideanos. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
A discussão sobre humanização em saúde tem sido intensificada na atualidade. Nesse contexto, foi criada, no Brasil, a Política Nacional de Humanização, para que princípios do Sistema Único de Saúde como equidade, integralidade e participação social do usuário sejam implementados. Considerando a discussão sobre humanização no setor de radiodiagnóstico, avalie as afirmações a seguir. I. A abordagem de atendimento cortês realizada pelo tecnólogo em radiologia difere dos princípios da humanização, pois sua base deve estar centrada em informações relacionadas à radiação e à proteção radiológica. II. A gestão que exige alta produtividade do setor de radiodiagnóstico em condições de diversidade de exames e com alto fluxo de pacientes e que proporciona sua independência em relação às demais áreas do hospital favorece a atividade de humanização. III. O atendimento do paciente que considera suas limitações físicas e seu contexto social, além de fornecer esclarecimentos técnicos sobre o posicionamento durante a aquisição de imagem colabora com a prática da integralidade das políticas de saúde que preveem a humanização. A I, apenas. B III, apenas. C I e II, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
A incidência crescente de casos de câncer amplia a necessidade urgente por serviços especializados que proporcionem o tratamento mais adequado para cada paciente. A radioterapia é uma opção bastante utilizada, e a inovação tecnológica é uma aliada importante no sucesso do tratamento. Considerando a utilização da teleterapia no tratamento de câncer, avalie as afirmações a seguir. I. A teleterapia necessita de planejamento prévio em simulador ou tomógrafo. II. O planejamento da teleterapia viabiliza a seleção da área a ser tratada e a proteção dos tecidos adjacentes. III. O acelerador linear produz feixes de fótons com energias maiores, possibilitando o tratamento de lesões mais profundas com doses mais baixas na pele. IV. A teleterapia requer o uso de aplicadores em contato com o local a ser tratado e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. A I e II. B II e IV. C III e IV. D I, II e III. E I, III e IV.
A prática de gamagrafia industrial requer equipamentos que auxiliarão nos ensaios e desempenho das funções de proteção radiológica, a fim de que o trabalhador não se exponha a altas doses de radiação. Considerando a utilização da técnica de gamagrafia industrial, avalie as afirmações a seguir. I. Os Raios X utilizados tem origem no material radioativo que faz parte do aparelho de gamagrafia industrial. II. A correta utilização do cabo de comando e tubo guia do aparelho permite utilizar a distância como fator de proteção radiológica. III. A intensidade da radiação ionizante utilizada decai com o inverso do quadrado da distância, portanto, quanto maior o cabo de comando e tubo guia menor será a exposição do operador. A I, apenas. B II e III, apenas. C I e III, apenas. D II, apenas. E I, II e III.
Os riscos resultantes das atividades laborais de trabalhadores da área da saúde são variados e dependem das tarefas que desenvolvem. Os profissionais que trabalham nos setores de imagem estão expostos principalmente a riscos físicos provenientes das radiações ionizantes e, portanto, devem estar atentos aos princípios de proteção radiológica. Considerando os princípios de proteção radiológica necessários para o exercício ético das atividades do tecnólogo em radiologia, avalie as afirmações a seguir. I. O conhecimento sobre a proteção radiológica é imperativo para quem trabalha em radiodiagnóstico e sua prática consciente ajuda a minimizar os efeitos deletérios das radiações, devendo incluir o controle de fatores de exposição, como tempo e distância. II. A proteção radiológica prevê a proteção individual do profissional e dos pacientes, em detrimento das demais pessoas presentes no ambiente hospitalar ou em áreas de atenção à saúde integradas à equipe multidisciplinar. III. Os processos admissionais incluem procedimentos radiográficos que podem ser realizados pelo tecnólogo em radiologia, desde que seja fornecido o avental de chumbo para a proteção do paciente. A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
As diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico estão descritas na Portaria n. 453/1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Considerando as aplicações da Portaria 453/1998, quanto às práticas de gestão pertinentes ao profissional das técnicas radiológicas, avalie as afirmações a seguir. I. Os limites de doses individuais para exposição ocupacional e do público devem ser utilizados no desenvolvimento dos projetos de blindagem. II. As exposições médicas são otimizadas considerando o valor mínimo possível de dose para obtenção da qualidade da imagem. III. As tabelas de exposição orientam os parâmetros técnicos a serem utilizados de acordo com o biotipo do paciente, a espessura e a densidade da área a ser analisada. IV. O profissional das técnicas radiológicas deve registrar os procedimentos radiográficos e as ocorrências sobre as condições de operação, segurança, manutenção e reparo dos equipamentos. A I, apenas. B IV, apenas. C I, II e III, apenas. D II, III e IV, apenas. E I, II, III e IV.
A partir do contexto apresentado, é correto afirmar que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas objetiva A) estimular atores estatais e não estatais a planejar e a executar conjuntamente programas dedicados a garantir a redução da interferência humana no meio ambiente. B) evitar a propagação do efeito estufa por meio da criação de projetos que visem à redução das emissões a partir de medidas compensatórias, como plantação de árvores e melhor utilização de recursos naturais. C) estabelecer mecanismos flexíveis destinados a permitir que países que não utilizam toda a sua quota prevista de emissões vendam o seu excedente a outros que necessitam de limites maiores. D) promover o princípio da responsabilidade comum e demandas diferenciadas para permitir que os países desenvolvidos alterem a média global de aumento da temperatura acordada. E) assegurar a continuidade dos compromissos para que as metas de redução de emissão mantenham-se regulares e estáveis ao longo dos próximos vinte anos.
Com base no poema apresentado, avalie as afirmacoes a seguir. I. O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto. II. O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos. III. A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba. IV. A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema. A I, apenas. B II e IV, apenas. C III e IV, apenas. D I, II e III, apenas. E I, II, III e IV.
Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, avalie as afirmações a seguir. I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental. II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável. III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas. A I, apenas. B III, apenas. C I e II, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Em algumas regiões do Brasil, os índices referidos estão abaixo da média nacional, indicando diferenças de acesso de qualidade a abastecimento de água que podem impactar a saúde pública. II. O aumento da eficiência da política pública de abastecimento de água no Brasil contribui para o desenvolvimento nacional, para a redução dos desequilíbrios regionais e para a promoção da inclusão social. A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são falsas.
É correto apenas o que se afirma em I. A tradicionalidade é um elemento fundamental para a perpetuação dos vínculos territoriais das populações indígenas, já que remete ao caráter estático de seus modos de vida. II. Os marcos de reconhecimento da ocupação viabilizam o alcance do direito de utilização das terras em diferentes tipos de atividades produtivas por parte das comunidades indígenas. III. O critério de ocupação tradicional considera que a terra indígena proporciona elementos materiais e simbólicos essenciais à transmissão dos legados culturais entre gerações. IV. O reconhecimento de terras ancestrais integra-se à lógica da homogeneidade cultural, já que esta medida valoriza a cultura e a participação dos povos indígenas como elementos do amálgama cultural brasileiro. A I e III. B I e IV. C II e III. D I, II e IV. E II, III e IV.
O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome. II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento. III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica. IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública. A I, apenas. B II e III, apenas. C III e IV, apenas. D I, II e IV, apenas. E I, II, III e IV.
Avalie a sequência descrita abaixo para a execução de uma incidência anteroposterior (AP) de coluna lombossacra de um paciente adulto, com a suspeita de doença degenerativa. 1 – Receber requisição médica; 2 – Chamar o paciente pelo primeiro nome; 3 – Preparar o paciente para radiografia de coluna lombo-sacra; 4 – Inserir o identificador do lado esquerdo do paciente; 5 – Utilizar um receptor de imagem de tamanho 18 X 24 cm; 6 – Oferecer proteção para os tecidos radiossensíveis na região de interesse; 7 – Posicionar o paciente e a região de interesse; 8 – Ajustar a distância do receptor de fonte-imagem (DFR); 9 – Otimizar os fatores técnicos para uma redução de dose, mantendo a qualidade radiográfica; 10 – Deixar a colimação aberta para não cortar alguma estrutura; 11 – Realizar a exposição em apneia.
Detectores a gás são constituídos de um capacitor preenchido com um gás (ou mistura de gases) isolante elétrico. Entre os eletrodos do capacitor é aplicada uma diferença de potencial que tem a função de direcionar as cargas liberadas no gás aos eletrodos de sinal contrário. Considerando as informações sobre detectores a gás, avalie as afirmações a seguir. I. O elemento sensível citado no texto é representado na figura pela letra A. II. O elemento sensível é o local onde as radiações são detectadas a partir do processo de excitação. III. O Geiger-Müller é utilizado para discriminar diferentes tipos de radiação. A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
A produção de uma imagem por ressonância magnética exige a realização de vários processos, incluindo sua aquisição e formação. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. O alinhamento dos núcleos de hidrogênio é consequência da ação de um campo magnético de alta intensidade gerado pelo magneto. II. A fonte de radiofrequência excita os núcleos do átomo de hidrogênio gerando o fenômeno de precessão e a consequente detecção do sinal por uma bobina receptora. III. Os gradientes do campo magnético são responsáveis pela localização espacial dos sinais de radiofrequência. A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
O efeito anódico é definido como uma diminuição da quantidade de Raios X do lado do anodo de um tubo de Raios X, devido à autoabsorção dos fótons produzidos pelo próprio anodo, por efeito fotoelétrico. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Em mamógrafos, o tubo de Raios X é posicionado no interior do cabeçote, de modo que seu anodo fique posicionado o mais próximo da parede torácica do paciente e o catodo mais afastado, o que permite obter melhor qualidade de imagem. II. O formato das mamas, após a compressão, requer que a intensidade da radiação próxima à parede torácica seja maior que aquela do lado do mamilo, para assegurar uma exposição mais uniforme do receptor da imagem, evitando repetições durante o exame. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
deste meio de contraste podem ocorrer reações adversas, desde formas mais leves até quadros críticos à vida. Além das reações adversas, podem ocorrer interações medicamentosas, para as quais podem ser adotadas condutas que minimizem seus efeitos. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Pacientes que fazem uso da metformina devem descontinuar o uso do medicamento 48 horas antes e depois da administração do contraste iodado. II. A metformina pode acumular-se no sangue em quantidade suficiente para causar uma acidose láctica em pacientes com alterações da função renal. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Com base nas imagens de RM do joelho apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir. É correto o que se afirma em I. Para a RM do joelho, o paciente é posicionado em decúbito dorsal na mesa de exame, com a região de interesse imobilizada na bobina, e discretamente flexionada. II. Nas imagens A, B e C são visualizados os planos anatômicos para programação: sagital, axial e coronal, respectivamente. III. A orientação nas imagens A e B representa uma programação para aquisição no plano coronal oblíquo. IV. Na imagem A, o ângulo da orientação está paralelo ao ligamento cruzado anterior. A III, apenas. B I e III, apenas. C II e IV, apenas. D I, II e IV, apenas. E I, II, III e IV.
A angiotomografia é um exame que permite visualizar imagens tridimensionais (3D) de estruturas vasculares. Entre os métodos disponíveis para estudo das artérias coronárias, a angiotomografia multifatias (multislice) apresenta relevância na avaliação anatômica. Na imagem apresentada, a seta indica a artéria A coronária direita. B primeira diagonal. C coronária esquerda. D coronária circunflexa. E coronária descendente anterior.
Em medicina nuclear, os principais radioisótopos usados para a imagem da glândula tireoide incluem o iodo-131, o iodo-123 e o tecnécio-99. O iodo-131 decai por emissão de radiação beta menos com energia de 606 keV e um fóton gama associado com energia de 364 keV, com tempo de meia-vida física de aproximadamente 8 dias. Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A emissão de partícula beta menos e o tempo de meia-vida longo do iodo-131 resultam em altas doses absorvidas para a glândula tireoide, fato que restringe a dose administrada ao paciente. II. A glândula tireoide organifica o iodo radioativo e o utiliza na síntese dos hormônios tireoideanos. A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
A discussão sobre humanização em saúde tem sido intensificada na atualidade. Nesse contexto, foi criada, no Brasil, a Política Nacional de Humanização, para que princípios do Sistema Único de Saúde como equidade, integralidade e participação social do usuário sejam implementados. Considerando a discussão sobre humanização no setor de radiodiagnóstico, avalie as afirmações a seguir. I. A abordagem de atendimento cortês realizada pelo tecnólogo em radiologia difere dos princípios da humanização, pois sua base deve estar centrada em informações relacionadas à radiação e à proteção radiológica. II. A gestão que exige alta produtividade do setor de radiodiagnóstico em condições de diversidade de exames e com alto fluxo de pacientes e que proporciona sua independência em relação às demais áreas do hospital favorece a atividade de humanização. III. O atendimento do paciente que considera suas limitações físicas e seu contexto social, além de fornecer esclarecimentos técnicos sobre o posicionamento durante a aquisição de imagem colabora com a prática da integralidade das políticas de saúde que preveem a humanização. A I, apenas. B III, apenas. C I e II, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
A incidência crescente de casos de câncer amplia a necessidade urgente por serviços especializados que proporcionem o tratamento mais adequado para cada paciente. A radioterapia é uma opção bastante utilizada, e a inovação tecnológica é uma aliada importante no sucesso do tratamento. Considerando a utilização da teleterapia no tratamento de câncer, avalie as afirmações a seguir. I. A teleterapia necessita de planejamento prévio em simulador ou tomógrafo. II. O planejamento da teleterapia viabiliza a seleção da área a ser tratada e a proteção dos tecidos adjacentes. III. O acelerador linear produz feixes de fótons com energias maiores, possibilitando o tratamento de lesões mais profundas com doses mais baixas na pele. IV. A teleterapia requer o uso de aplicadores em contato com o local a ser tratado e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. A I e II. B II e IV. C III e IV. D I, II e III. E I, III e IV.
A prática de gamagrafia industrial requer equipamentos que auxiliarão nos ensaios e desempenho das funções de proteção radiológica, a fim de que o trabalhador não se exponha a altas doses de radiação. Considerando a utilização da técnica de gamagrafia industrial, avalie as afirmações a seguir. I. Os Raios X utilizados tem origem no material radioativo que faz parte do aparelho de gamagrafia industrial. II. A correta utilização do cabo de comando e tubo guia do aparelho permite utilizar a distância como fator de proteção radiológica. III. A intensidade da radiação ionizante utilizada decai com o inverso do quadrado da distância, portanto, quanto maior o cabo de comando e tubo guia menor será a exposição do operador. A I, apenas. B II e III, apenas. C I e III, apenas. D II, apenas. E I, II e III.
Os riscos resultantes das atividades laborais de trabalhadores da área da saúde são variados e dependem das tarefas que desenvolvem. Os profissionais que trabalham nos setores de imagem estão expostos principalmente a riscos físicos provenientes das radiações ionizantes e, portanto, devem estar atentos aos princípios de proteção radiológica. Considerando os princípios de proteção radiológica necessários para o exercício ético das atividades do tecnólogo em radiologia, avalie as afirmações a seguir. I. O conhecimento sobre a proteção radiológica é imperativo para quem trabalha em radiodiagnóstico e sua prática consciente ajuda a minimizar os efeitos deletérios das radiações, devendo incluir o controle de fatores de exposição, como tempo e distância. II. A proteção radiológica prevê a proteção individual do profissional e dos pacientes, em detrimento das demais pessoas presentes no ambiente hospitalar ou em áreas de atenção à saúde integradas à equipe multidisciplinar. III. Os processos admissionais incluem procedimentos radiográficos que podem ser realizados pelo tecnólogo em radiologia, desde que seja fornecido o avental de chumbo para a proteção do paciente. A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.
As diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico estão descritas na Portaria n. 453/1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Considerando as aplicações da Portaria 453/1998, quanto às práticas de gestão pertinentes ao profissional das técnicas radiológicas, avalie as afirmações a seguir. I. Os limites de doses individuais para exposição ocupacional e do público devem ser utilizados no desenvolvimento dos projetos de blindagem. II. As exposições médicas são otimizadas considerando o valor mínimo possível de dose para obtenção da qualidade da imagem. III. As tabelas de exposição orientam os parâmetros técnicos a serem utilizados de acordo com o biotipo do paciente, a espessura e a densidade da área a ser analisada. IV. O profissional das técnicas radiológicas deve registrar os procedimentos radiográficos e as ocorrências sobre as condições de operação, segurança, manutenção e reparo dos equipamentos. A I, apenas. B IV, apenas. C I, II e III, apenas. D II, III e IV, apenas. E I, II, III e IV.