Buscar

Módulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo 4- Teoria do Crime I
Aluna: Melline Ribeiro Alencar
Nos dias 29 e 30 de novembro ocorreram o módulo sobre a Teoria do Crime, instruído pelo professor, promotor de justiça e doutrinador, Alexandre Salim. 
O conceito analítico de crime é tripartido, sendo ele típico, antijurídico e culpável. Para estudar essa vertente, é necessário estudar as causas de exclusão. Existem teorias que modificam os conceitos, sendo estudados ponto a ponto a teoria causalista e a teoria finalista. Os causualistas dizem que conduta é um comportamento humano e voluntario, que modifica o mundo exterior, já os finalistas, como Hans Welson, dizem que conduta é o comportamento humano voluntario e consciente, dirigido a uma determinada finalidade. Para eles, o dolo e a culpa estão no tipo. O código penal adota a teoria finalista.
Iniciando-se pelo fato típico, em que esta nada mais é que o comportamento humano previsto em lei como crime ou contravenção. É estruturado em: conduta, resultado, nexo causal e tipicidade. Cada uma dessas estruturas tem suas causas particularidades, como na conduta tem as causas excludentes dela; resultado com suas teorias normativa e naturalista; nexo causal a teoria dos antecedentes causais e; a tipicidade, dividida em objetiva e subjetiva. Foi também estudado sobre o crime tentado, adentrando em seus elementos, punição, tentativas abandonadas (desistência voluntaria e arrependimento eficaz) e o crime impossível. 
Em segundo ponto, foi estudada a antijuridicidade, que possui as causas legais de exclusão de ilicitude, contidas no artigo 23 do Código Penal ( estado de necessidade, legítima defesa e estrito cumprimento do dever legal). 
Por fim, analisando o conceito de crime, é estudada a culpabilidade. Exclui a culpabilidade a imputabilidade, a potencial consciência da ilicitude e a exigibilidade da conduta diversa.

Outros materiais