Buscar

A3 - Sistemas Operacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3 - Sistemas Operacionais
Pergunta 1
Requer avaliação
	
	
	
	Ao conhecer mais sobre toda a estrutura que compõe um sistema computacional, é confirmado cada vez mais que o hardware e o software estão interligados para desempenho de suas tarefas. 
Assim a evolução de (o software, por exemplo) impulsiona a evolução do outro (o hardware, por exemplo). E não necessariamente precisa que o software seja o primeiro a evoluir, para então fazer com que o hardware também evolua. Em muitos casos esta ordem se alterna. Na verdade, o que determina quem evolui primeiro é a necessidade da sociedade por mais recursos disponíveis. 
Sendo assim é importante ter conhecimento adequado sobre como a evolução de um hardware pode impactar na evolução do software. E ao contrário, como a ideia em torno de um software pode requerer de recursos computacionais sobre um determinado hardware, caso ele exista. 
Portanto confeccione um texto que descreva a relação que existe entre o equipamento e o sistema operacional associado, relacionando quem controla quem, e como o desempenho de um afeta no desempenho do outro. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	O processador é responsável pela execução de instruções dentro de um sistema. Ou seja: ele executa os comandos gerados pelos e para os softwares.
Ele é divido em várias partes, sendo as duas principais a Unidade Lógico-Aritmética (ULA), utilizada para fazer cálculos e operações lógicas, e os registradores, que são memórias de acesso rápido para armazenar os resultados das operações.
Ele é como o cérebro do computador, sem ele, o sistema operacional não funcionaria, não teria como executar suas funções.
Precisamos lembrar que o computador só lê a linguagem de máquina, então como ele executa as instruções geradas pelo SO ?, nesse caso, cada instrução tem um opcode  
Assim, é a partir do opcode que o processador reconhece quais os módulos deverão ser ativados e qual o caminho que aos dados deverão seguir dentro dele.  
Falando de memória, temos a memória cache, ele é a memória mais leve e rápida do seu sistema, para onde vão as informações temporárias que precisam ser processadas mais rapidamente. Essa é a primeira opção de abrigo de dados, pois possui comunicação direta ou muito próxima com o processador.  
Apesar da eficiência, ele é um espaço de arquivamento relativamente pequeno, sendo medido em KBs ou MBs. Por isso, sua principal função é apenas a de guardar os resultados das operações do processador, que são fornecidos à medida em que ele funciona.
Falando em memória, temos a memória virtual, também conhecida como arquivos de paginação, a memória virtual consiste em um espaço que é reservado no momento em que o sistema operacional é instalado em um computador. Essa ação independe do fato do SO ser Linux ou Windows.
A memória virtual é importante porque, assim que o SO percebe que a memória RAM está sem espaço, ele passa a executar os programas nela. Ou seja, a memória virtual pode ser considerada uma reserva da memória RAM.
Dessa forma, ela estende a quantidade de memória disponível para dados temporários. Estes costumam ser usados pelos programas em execução. Com isso, o usuário não precisa realizar upgrades de hardware para usar vários aplicativos simultaneamente.

Outros materiais