Buscar

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

Prévia do material em texto

Computação nas Nuvens (Cloud Computing)
Para muitos educadores, a computação em nuvem ou o uso de uma rede de armazenamento de dados tornou-se um termo cada vez mais familiar. Os consultores educacionais verificam que esse modelo de computação os ajuda a reduzir custos, ampliar a troca de conhecimento e melhorar os padrões e as práticas educacionais.
A computação em nuvem já começou a resolver os vários desafios enfrentados pelas escolas e faculdades, não apenas em termos de redução de problemas internos, mas também em oferecer novas oportunidades. A computação em nuvem tem sido a base para o desenvolvimento de grandes universidades on-line, pois permite que os alunos façam login em uma sala de aula virtual, de qualquer lugar com acesso à Internet. Portanto, o ensino não precisa ser face a face, nem mesmo em tempo real. As aulas podem ser transmitidas remotamente na forma de seminários virtuais (webcasts ou podcasts).
A tecnologia na nuvem permitiu várias mudanças radicais no modelo educacional:
Como a criação de conteúdo online (blogs, aplicativos, redes sociais corporativas, etc.), a economia de tempo e a impressão de materiais desnecessários (circulares, notas, boletins, etc.) são produzidos, o que se traduz em uma redução no custo do ensino;
Melhor eficiência no uso do tempo pelo professor, já que poucos professores conseguem gerenciar muito mais alunos;
A nuvem facilita uma forma mais dinâmica e interativa de comunicação, que se reflete em uma melhoria na comunicação entre professores, alunos e pais; promove a inovação e a incorporação de novos conteúdos sendo de maneira mais rápida;
É possível adaptar o ensino a cada aluno. A análise do acompanhamento dos alunos é contínua e permite dar o conteúdo adequado a cada aluno de acordo com seu nível de aprendizado e necessidade.

Continue navegando