Buscar

RESENHA CRÍTICA DE CASO - Fichamento - ENERGIAS ALTERNATIVAS E ENERGIAS LIMPAS - Estácio EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Resenha Crítica de Caso
Gustavo Scaldini Schaeffer
Trabalho da disciplina Energias alternativas e energias limpas
 
 Tutor: Prof. Gisele Teixeira Saleiro
Barbacena 
2019
 BIOMASSA – A OUTRA FONTE DE ENERGIA
Referências: WALSH, M. INSUMO DE PREMEDITAÇÃO. Biomassa - A Outra Fonte de Energia. Tennessee: Abril de 2019. Harvard Business Review
A biomassa é qualquer derivado de um organismo vivo que é utilizado como combustível ou para a sua produção. Porém ao contrário dos combustíveis fósseis, que também são derivados de organismos vivos, a biomassa é considerada uma energia renovável. Isto porque, os derivados dos organismos vivos que compõem a biomassa, não demoram milhões de anos para que se tornem fontes de energia.
No artigo estudado a autora diz que a biomassa é a energia renovável alternativa aos combustíveis fósseis mais negligenciada, um dos fatores que pode contribuir com essa afirmação seria o alto custo da produção, coleta, transporte e armazenamento da biomassa sólida, assim como o alto custo da implementação da tecnologia necessária para a produção. Porém no Brasil essa afirmação é desmentida, a biomassa é a segunda fonte de energia renovável mais utilizada para gerar energia elétrica, só perdendo para as hidrelétricas. Uma das possíveis causas dessa grande participação da biomassa na matriz energética brasileira seria a cogeração nas usinas sucroalcooleiras.
A autora apresenta um gráfico que mostra o aumento em mais de 100% num intervalo de 10 anos dos recursos de biomassa que poderiam ser coletados nos Estados Unidos. Uma alternativa para aumentar os recursos de biomassa coletados não só nos Estados Unidos como no mundo seria o incentivo, capacitação e treinamento dos profissionais que trabalham com reciclagem. Porém para que isso aconteça o valor da biomassa teria que aumentar, já que não é economicamente viável para esses profissionais recolher esses recursos simultaneamente com os materiais de costume como plásticos, metais e vidros.
Muitos dos pontos apresentados pela autora sobre a questão da biomassa nos Estados Unidos estão em concordância com a realidade da biomassa no Brasil, como os altos custos da produção, coleta, transporte, armazenamento e da implementação da usina que transformará a biomassa em energia. Porém diferentemente dos Estados Unidos, grande parte da energia elétrica gerada no Brasil é proveniente de energias renováveis, sendo a biomassa responsável por 8,2% da energia elétrica nacional.

Continue navegando