Buscar

AD2 Economia e Turismo - 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2019/2º
Disciplina: Economia e Turismo
Coordenadora: Maria Viviana de Freitas Cabral
Data para entrega: 19/10/2019
Nome: Matrícula:
Valor: 10,0 pontos.
Observação importante: Para melhor desempenho de sua avaliação à distância, consulte fontes complementares confiáveis de pesquisa. Atente para a devida citação e referência. Caso contrário, poderá ser considerado plágio.
Questão 01 (Aula 11) O que o balanço de pagamentos de um país registra? Descreva seus principais grupos de contas, discriminando as categorias de transações contabilizadas em cada um deles. Indique em qual(is) a(s) conta(s) o turismo está inserido. (Valor: 2,5 pontos)
Questão 02 (Aula 12) Em uma economia cada vez mais globalizada, um dos principais fatores que impactam as transações do turismo é a taxa de câmbio. Neste sentido, é factível afirmar que a questão da política cambial é essencial para o turismo mundial. Disserte detalhadamente o impacto de uma valorização (e também a desvalorização) da moeda nacional (o Real) para o turismo receptivo e para o turismo emissivo. Exemplifique com, pelo menos, uma manchete de jornais do impacto da valorização e também do impacto da desvalorização sobre o turismo. (Valor: 2,5 pontos)
Questão 03 (Aula 13) Quais os impactos da globalização para o turismo internacional? Em sua argumentação, detalhe os efeitos positivos e negativos, se houver. (Valor: 2 pontos)
Questão 04 (Aula 14) – Podem ser identificadas 4 (quatro) estratégias adotadas pelas empresas relacionadas às atividades características do turismo: adoção de alianças estratégicas; fusões e aquisições entre empresas; multinacionalização das empresas; integração entre empresas do mesmo setor. Defina cada uma das estratégias e exemplifique com casos concretos no contexto nacional que foram firmadas para enfrentar o aumento de concorrência causado pela internacionalização econômica. (Valor: 3 pontos)
		Bom desempenho!

Outros materiais