Buscar

Adg3 - Direito Tributário - A

Prévia do material em texto

Adg3 - Direito Tributário - A
Avaliar Material
1) Assim como outros impostos, tem função predominantemente extrafiscal pois através dele o governo federal intervém no funcionamento do mercado financeiro, incentivando ou desacelerando o consumo no Brasil. Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal,  os saques da caderneta de poupança não são fato gerador desse imposto específico.
O texto faz referência a um determinado imposto de competência federal, sendo ele:
Alternativas:
· a) o imposto sobre serviços de qualquer natureza.
· b) a contribuição provisória sobre movimentação financeira.
· c) o imposto de renda.
· d) o imposto sobre operações financeiras.Alternativa assinalada
· e) o imposto sobre produtos industrializados.
2) A base de cálculo desse tributo vai variar se for um produto de procedência estrangeira ou se o produto é nacional e sua saída se dá do estabelecimento industrial ou equiparado; e no caso de arrematação de produto apreendido ou penhorado, o preço da arrematação. É um tributo seletivo e não cumulativo. A seletividade importa no estabelecimento das alíquotas do imposto conforme a essencialidade do produto. Quanto mais essencial o produto menor será a alíquota, e quanto menos essencial o produto, maior será a alíquota. A não cumulatividade permite que se compense o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas operações anteriores.
A partir do texto introdutório, pode-se afirmar que se está falando do tributo denominado:
Alternativas:
· a) Imposto sobre Operações Financeiras.
· b) Imposto sobre Produtos Industrializados.Alternativa assinalada
· c) Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
· d) Imposto de Exportação.
· e) Imposto de Importação.
3) O Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR), é imposto de competência da União com função essencialmente extrafiscal, uma vez que a própria Constituição determina que as alíquotas do ITR sejam fixadas com a finalidade de desestimular a manutenção de propriedades improdutivas. Sendo assim, as grandezas se invertem, ou seja, quanto maior a utilização da propriedade menor será a alíquota do imposto.
A partir do texto introdutório e a respeito das características do ITR, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
· a) O ITR incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel.
· b) No caso específico do ITR, o município poderá optar por fiscalizá-lo e cobrá-lo e, até mesmo, reduzi-lo de forma discricionária, conforme a política agrária local.
· c) O ITR é classificado como um imposto proporcional, ou seja, a alíquota é constante e o resultado aumenta à medida que aumenta o valor do bem sobre o qual ele incide.
· d) É um imposto progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas. Alternativa assinalada
· e) O contribuinte do ITR é o real proprietário do imóvel rural, ou seja, aquele que for apenas possuidor não será considerado contribuinte do imposto.
4) É o imposto de maior arrecadação no Brasil e também um dos impostos de maior complexidade quanto à sua tributação. A Constituição Federal de 1988 determinou a regulação desse imposto por meio de uma lei complementar federal. Esse imposto não incide no serviço dos provedores de acesso à internet e nem sobre o serviço de habilitação de telefone celular. 
O texto evidencia as características do imposto denominado:
Alternativas:
· a) Imposto sobre transmissão causa mortis e doação (ITCMD).
· b) Imposto predial e territorial urbano (IPTU).
· c) Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
· d) Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços de transporte intermunicipal e interestadual e de comunicação (ICMS).Alternativa assinalada
· e) Imposto sobre grandes fortunas.

Continue navegando