Buscar

desafio colaborativo ANATOMIA

Prévia do material em texto

A remodelação óssea baseia- se num mecanismo de troca, ou reconstrução, de áreas do tecido ósseo de modo a conservar a sua integridade, intensificar a sua função e impedir a sua degradação. 
O objetivo da remodelação abrange ,duas perspectivas diferentes: 
Uma mecânica dirigida para a restauração e adequação da estrutura óssea ao meio e uma metabólica, referente à homeostasia do cálcio plasmático. 
A eficiência de impulsos mecânicos tem uma forte intervenção no metabolismo ósseo, podendo desatar processos de modelação ou de remodelação. Este constante ajuste ósseo reflete uma permanente solução e correlação deste tecido ao meio, de forma a aprimorar a sua atividade funcional, pretendendo sempre um maior benefício sob condições de carga. 
Os mecanismos de modelação ajudam geralmente os processos de crescimento e de hipertrofia do sistema músculo- esquelético, alterando estrategicamente o comprimento e a configuração das estruturas ósseas. A modelação óssea compreende a formação de tecido ósseo, sem que tenha ocorrido qualquer reabsorção prévia. Já a remodelação provoca , a renovação de uma área óssea envolvendo sempre um processo de reabsorção antes de qualquer etapa de formação. 
Sendo assim, a modelação (construção) está ligada com a precaução de danos, enquanto a remodelação (reconstrução) está mais relacionada com a sua restauração.
Fatores que estimulam a mineralização óssea: 
Hormônio de crescimento (somatotrofina) , Calcitonina (produzida pela tireoide), Paratormônio (sintetizada pelas paratireoides) , hormônios sexuais.

Continue navegando