Buscar

Prova Final Met Científica

Prévia do material em texto

1.
	Como observamos em nossos estudos, a capa é o primeiro elemento de um trabalho acadêmico utilizado nas universidades. A ela pertencem certos elementos indispensáveis. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Pertencem à capa os seguintes elementos: nome da instituição; título; subtítulo (se houver); nome do(s) autor(es); cidade; data.
II- Fazem parte da capa os seguintes elementos: nome dos acadêmicos; título; comentário e resumo; nome do(s) autor(es); data.
III- Para a capa de um trabalho acadêmico são necessários somente os seguintes elementos: nome da instituição; resumo; nome do(s) autor(es); data.
IV- Pertencem à capa os seguintes elementos: nome da instituição; subtítulo (se houver); nome do(s) autor(es); dedicatória.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece as normas para as referências. As referências são um conjunto de informações que devem ser exatas e precisas sobre a obra que descreve. Nesse contexto, analise o exemplo de referência a seguir:
FERREIRA, Delson. Manual de sociologia: dos clássicos à sociedade da informação [em negrito]. São Paulo: Atlas, 2001.
Baseado nesse exemplo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A referência do exemplo dado se trata de um artigo com mais de três autores.
(    ) O título da obra referenciada é "Manual de sociologia" e foi lançado no ano de 2001.
(    ) O subtítulo da obra referenciada é "dos clássicos à sociedade da informação".
(    ) Na obra referenciada estão ocultos os outros autores que fazem parte da referência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	3.
	Pode-se dizer que a ciência move o mundo através de todo o conhecimento acumulado ao longo de 300 anos. Desta forma, o conhecimento científico ultrapassa os limites impostos pelo senso comum, à medida que procura evidenciar as causas e os efeitos de um determinado fenômeno. No entanto, isso só é possível, pois o método científico é rigoroso e possui algumas aplicações práticas que o consolidam para a geração de conhecimento. Desta forma, analise as afirmativas a seguir:
I- A originalidade, além da compreensão das coisas, bem como a funcionalidade para os tempos atuais, faz parte do método histórico.
II- Dentro de uma análise, a avaliação de fatos isolados se torna, em particular ao método comparativo, muito importante.
III- Permitir um amplo e profundo conhecimento sobre determinado assunto é típico de um método de estudo de caso.
IV- Muitos pesquisadores que se utilizam do estudo de caso desconhecem as principais características desse tipo de pesquisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	  b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	4.
	Leia o seguinte texto:
O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é um pequeno texto sobre um tema predeterminado. Paper consiste em um pequeno artigo científico ou texto elaborado para comunicação em congressos sobre determinado tema ou sobre os resultados de um projeto de pesquisa. Deve possuir a mesma estrutura formal de um artigo. Paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações, sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Dessa forma, e com base no que foi escrito, qual a importância do paper para a formação acadêmica e profissional? 
FONTE: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed.  Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. p. 161-162. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>.  Acesso: 25 ago. 2016.
	 a)
	O objetivo do seu paper é desenvolver somente as ideias de outros autores, apoiando-se em fontes dignas de crédito.
	 b)
	Esse tipo de trabalho não capacita o autor de expressar o entendimento do tema em discussão.
	 c)
	Visa a incentivar o exercício da análise, da linguagem científica e o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica.
	 d)
	Para redigir um paper ou artigo, basta escolher um assunto (delimitando o tema), e apresentar o problema que não servirá para construção de uma hipótese.
	5.
	Muita confusão é feita com relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, principalmente no que concerne àqueles oriundos de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Desta forma, dentro do senso comum, não sabemos qual tipo de trabalho caracteriza um mestrado, e qual nível de aprofundamento este deve apresentar. O mesmo acontece com os trabalhos em nível de doutorado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cursos de pós-graduação em nível de especialização recebem a nomenclatura de lato sensu.
(    ) Um projeto de mestrado apresenta pesquisas e resultados significativos para uma área de conhecimento e, por isso, é chamado de tese.
(    ) Em projetos e cursos de mestrados e doutorados, o acadêmico aprofunda o seu conhecimento a nível stricto sensu.
(    ) Um trabalho de doutorado apresenta estudos e pesquisas inéditas, e, por isso, é chamado de dissertação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	De acordo com Medeiros (2008, p. 38-39), "a pesquisa procura dados em variadas fontes, de forma direta ou indireta. No primeiro caso, levantam-se dados no local em que os fenômenos ocorrem (pesquisa de campo ou de laboratório); no segundo, a coleta de informações pode dar-se por documentação. A pesquisa bibliográfica caracteriza-se como documentação indireta". É aquela que busca o levantamento de livros e revistas de relevante interesse para a pesquisa que será realizada. Seu objetivo é colocar o autor da nova pesquisa diante de informações sobre o assunto de seu interesse. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A pesquisa bibliográfica é um elemento importante e indispensável em qualquer pesquisa científica.
II- Impede, além de outros motivos, que o pesquisador trabalhe em vão tentando solucionar o que já foi solucionado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
	  a)
	A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
	 b)
	As asserções I e II são verdadeiras, bem como a relação estabelecida entre elas.
	 c)
	A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são verdadeiras, e a relação que se estabelece entre elas é falsa.
	7.
	No filme "Sociedade dos Poetas Mortos", sugerido como dica para aprofundar os estudos sobre o conhecimento e a pesquisa, o professor acredita no lema ?carpe diem?, que significa ?aproveite seu dia?. Dentro dessa perspectiva, o professor incentiva os acadêmicos a pensarem "fora da caixa", e libertarem-se de padrões preestabelecidos, o que os faria avançar no conhecimento. Com base na história do filme, analise as afirmativas a seguir:
I- Com métodos inovadores, desperta a sede por conhecimento dos acadêmicos em uma tradicional escola preparatória.
II- No filme, fica claro que, para avançarmos em nosso nível de conhecimento, é preciso quebrar paradigmas.
III- Olhar os problemas sob uma ótica otimista e, por outro ângulo, é fundamental para gerar conhecimento.
IV- Toda mudança e/ou quebra de paradigma é fácil de ser aceita e, por isso, alunos e professores não tiveram resistência na escola.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	8.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	 b)
	O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	 c)
	O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	 d)
	O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	9.
	Leia o texto que segue:
Faz-se citações em artigos científicos por dois motivos principais: (1) dar crédito às ideias e descobertas alheias usadas no seu trabalho; (2) permitir ao leitor consultar essas informações na fonte original, evitando, assim, a propagação de erros.
O primeiro motivo tem a ver também com a honestidade do cientista, porque não tem nada mais vil do que se apoderar das ideias dos outros como se fossem suas. Para um cientista esse é um pecado mortal; boas reputações construídas ao longo de décadas já foram destruídas por um único caso de plágio. E o segundo motivo não é menos importante, já que há colegas descuidados que reproduzem as ideias alheias sem o rigor necessário, deturpando o que os autores escreveram. Uma citação bem feita permite que, caso você ache algo esquisito num texto, possa ir ao artigo original e ver se a informação confere mesmo. Acerca das informações contidas no fragmento anterior, avalie as asserções a seguir:
I- As citações permitem comprovar de quais fontes as informações se originaram e sua fidedignidade.
II- São suas atribuições fundamentar e melhorar a qualidade científica dos trabalhos acadêmicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são verdadeiras, e a relação que se estabelece entre elas é falsa.
	 b)
	As asserções I e II são falsas, bem como a relação que se estabelece entre elas.
	 c)
	As asserções I e II são verdadeiras, bem como a relação estabelecida entre elas.
	 d)
	A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
	10.
	No paper e em trabalhos acadêmicos, uma citação indireta pode ser escrita a partir de um texto copiado e alterado com as palavras do acadêmico, entretanto sem alterar o sentido do conteúdo. Nessas condições, podem ocorrer paráfrases e condensações. Assim, podemos afirmar que na paráfrase:
	 a)
	É necessário utilizar aspas e informar o número de página.
	 b)
	Não é obrigatório indicar o nome do autor e o ano da obra.
	 c)
	Deve-se alterar o sentido do texto original, tornando-o mais claro.
	 d)
	Deve-se sintetizar as ideias do autor e não copiá-las ao pé da letra.
	
	Pegada ecológica é um indicador que estima a demanda ou a exigência humana sobre o meio ambiente, considerando-se o nível de atividade para atender ao padrão de consumo atual (com a tecnologia atual). É, de certa forma, uma maneira de medir o fluxo de ativos ambientais de que necessitamos para sustentar nosso padrão de consumo. Esse indicador é medido em hectare global, medida de área equivalente a 10 000 m². Na medida hectare global, são consideradas apenas as áreas produtivas do planeta. A biocapacidade do planeta, indicador que reflete a regeneração (natural) do meio ambiente, é medida também em hectare global. Uma razão entre pegada ecológica e biocapacidade do planeta igual a 1 indica que a exigência humana sobre os recursos do meio ambiente é reposta na sua totalidade pelo planeta, devido à capacidade natural de regeneração. Se for maior que 1, a razão indica que a demanda humana é superior à capacidade do planeta de se recuperar e, se for menor que 1, indica que o planeta se recupera mais rapidamente. De acordo com a figura (gráfico razão), o aumento da razão entre pegada ecológica e biocapacidade representado no gráfico evidencia o quê?
	 a)
	Incapacidade de regeneração natural do planeta ao longo do período 1961-2008.
	 b)
	Aumento gradual da capacidade natural de regeneração do planeta em relação às exigências humanas.
	 c)
	Tendência a desequilíbrio gradual e contínuo da sustentabilidade do planeta.
	 d)
	Redução das áreas de plantio do planeta para valores inferiores a 10 000 m² devido ao padrão atual de consumo de produtos agrícolas.
	 *
	Observação: A questão número 11 foi Cancelada.
Anexos:
Gráfico razão enade
	12.
	A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo assim umas das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversação com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais.
WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013 (adaptado).
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma pessoa letrada digitalmente tem a capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
PORQUE
II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagnéticos e sonoros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	  c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Continue navegando

Outros materiais