A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AOL4 Metodologia da Pesquisa

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Karen Bezerra dos Santos
Nota finalEnviado: 01/03/20 12:17 (BRT)
9/10
Pergunta 1
Leia o trecho a seguir:
“É chamada CITAÇÃO INDIRETA a elaboração de PARÁFRASE TEXTUAL. Em linhas gerais, ‘paráfrase textual’ significa apreender a ideia de um autor, trazendo-a ao nosso texto com ‘nossas próprias palavras’. Captou? Nesse caso, você altera a linguagem do TEXTO FONTE (altera o plano de expressão, isto é, o ‘como se diz’), mas não deve alterar o sentido (plano de conteúdo, ou ‘o que se diz’).”
Fonte: Claretiano. Manual Básico para Citações. Disponível em: <https://claretiano.edu.br/upload/cms/3/pagina/arquivos/18640.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre citação indireta, pode-se afirmar que:
Correta
(D) nas citações indiretas deve ...
Pergunta 2
Leia o trecho a seguir:
“A minha preocupação é com a caracterização do Plágio O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos da outra pessoa.”
Fonte: OLIVER, Paulo. Projetos de ECMBPM - os segredos da construção. Biblioteca 24 horas. São Paulo, 2010, p. 40.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre ética, no que se refere ao plágio é correto afirmar que:
I. Usar ideias de outras pessoas é considerado plágio.
II. Transcrição é a citação de um autor.
III. Plágios são apropriações indevidas.
IV. Documentos feitos à base de plágio podem ser desprestigiáveis. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Correta
(D) III e IV
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
“Outras abreviações: Especialmente em dissertações e teses é comum se ter uma seção (uma página) com o título ABREVIAÇÕES USADAS. Nela, você lista todas as abreviações presentes em seu trabalho por ordem alfabética.”
Fonte: AQUINO, Italo. Como escrever artigos científicos. São Paulo: Saraiva: 2010, p. 45.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre abreviações, no que se refere às regras de abreviação de títulos, é correto afirmar que:
Correta
(E) a palavra altitude pode ...
Pergunta 4
A citação de um autor em trabalhos acadêmicos e científicos é uma estratégia muito utilizada por pesquisadores e muito importante em produções científicas, pois o pensamento ou ideia de outro escritor em sua pesquisa ou trabalho dá sustentação à pesquisa, reforçando o seu próprio texto.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, pode-se afirmar que a citação direta:
Correta
(E) se caracteriza pela transcrição ...
Pergunta 5
De modo a facilitar a produção literária, bem como as citações, referências e legendas bibliográficas, deve-se possuir um real entendimento na aplicação de abreviação nos documentos. A NBR 6032/1989 é a normativa técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que define os padrões corretos a serem adotados na sua utilização.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre abreviações, no que se refere às regras de abreviação de títulos, é correto afirmar que:
Correta
(E) se o título for o nome de...
Pergunta 6
É comum no meio acadêmico dois ou mais autores fazerem um trabalho juntos e, portanto, dividirem a autoria. Assim, na hora de citar, é necessário lembrar de ambos. Existem ainda situações nas quais existem vários autores. Para cada caso, existe uma forma de citar.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere às citações de textos com dois autores, nos quais a citação dos dois autores precede o texto citado, é correto afirmar que:
Correta
(D) cita-se os dois autores ...
Pergunta 7
Leia o trecho a seguir:
“Trata-se de citação de documento não consultado em seu formato original, mas citado em outro documento. Esta forma de citação só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado.”
Fonte: USP. Como citar referências no texto. São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_cap_03.htm>. Acesso em: 11 out. 2019.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere à citação da citação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A palavra apud deve ser escrita em itálico.
II. ( ) Na citação da citação, a primeira coisa a citar é o sobrenome.
III. ( ) Na citação da citação, após o apud vem o autor da obra consultada. 
IV. ( ) O ano das duas obras vem no final da citação.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Incorreta
· (A) F, V, V, F está correta
· F, F, V, F.
Pergunta 8
Leia o trecho a seguir:
“A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).”
Fonte: Projeto NBR 10520:2002 ABNT/CB-14 - Comitê Brasileiro de Finanças, Bancos, Seguros, Comércio, Administração e Documentação. Informação e documentação - Citações em documentos – Apresentação. Disponível em: <https://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/nbr10520-original.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre Normas Técnicas, é correto afirmar que o objetivo da ABNT:
Correta
(C) é a determinação de ...
Pergunta 9
Leia o trecho a seguir:
“CITAÇÃO: DEFINIÇÃO É a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, Internet, cd-rom, disquete, fita de vídeo), para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto. (...) Citação direta: transcrição literal de um texto ou parte dele. A citação direta pode ser curta ou longa. Citação Indireta: Reprodução das ideias de um outro autor, sem que haja transcrição literal dos termos.”
Fonte: BERTHOLINO, Maria Luzia Fernandes. Manual de normalização bibliográfica para trabalhos científicos. Ponta Grossa: UEPG, 2009. p.3.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre metodologia de pesquisa, é correto afirmar que as formas de utilizar citação direta são: 
Correta
(B) curta, longa, omissão e ...
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Mas, se a própria Lei acima citada, nos informa, no seu artigo 46, III, que não se constitui ofensa aos mencionados direitos, a citação em livros, jornais, revistas ou em qualquer outro meio de comunicação, de trechos de qualquer obra, desde que sejam indicados o nome do autor e a proveniência da obra, aonde constataremos a incidência desta produção não autorizada.” 
Fonte: OLIVER, Paulo. Projetos de ECMBPM - OS SEGREDOS DA CONSTRUÇÃO. São Paulo: Biblioteca24Horas, 2010. 
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere às citações de textos com dois autores, nos quais a citação dos dois autores vem após o texto citado, é correto afirmar que:
Correta
(E) cita-se os dois autores ...