Buscar

unidade IV uningá

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Observe a Figura 4, ela é composta por duas imagens: a primeira, A morte da virgem (1605-10), de Caravaggio; e a segunda, uma fotografia de O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2017), uma peça em que Renata Carvalho, uma atriz transexual, interpreta Jesus. O que essas imagens têm em comum? Assinale a alternativa correta levando em consideração os significados e funções que a Arte pode desempenhar. (FONTE Figura 4: A morte da Virgem, de Michelangelo Caravaggio (1605-1610); e cenas de O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu (2017).
R: Ambas as imagens ressignificam e problematizam a posição e as indentidades dos/as e, com isso, lançam questionamentos e reflexões que são própios da Arte; 
2. A figura abaixo reproduz duas pinturas, uma de Ernst Kirchner e outra de Egon Schiele. O alemão Ernst Kirchner retratou cenas sujas das ruas de Berlim. As cores e formas de suas pinturas causam um efeito sinistro de claustrofobia, tensão e do interesse que sentia em relação à vida noturna. O austríaco Egon Schiele, por sua vez, retratou homens e mulheres nus em posições contorcidas e, por vezes, consideradas vulgares. Seus/suas personagens são bastante diferentes das outras representações de nudez, contidas e sensuais elaboradas por artistas neoclássicos/as. A partir dessas características, é correto afirmar que os artistas correspondem a qual(quais) movimento(s) da História da Arte?
R: Os dois ao expressionismo.
3. Quais das alternativas reúne características formais que podem ser atribuídas às pinturas da artista abstracionista George O'Keeffe?
R: Flores detalhadas e um enquadramento ampliado, como um zoom
 4. Sobre o Expressionismo Abstrato, assinale a alternativa verdadeira?
R: Representante dessa vanguarda, Jackson Pollock contornava e subia sobre suas telas derramando, lançando e respingando tinta sobre a superfície.
5. Sobre o Cubismo, uma das primeiras vanguardas artísticas do século XX, assinale o que for correto:
R: Durante a fase sintética do cubismo, um grupo de artistas desenvolveu a colagem, uma técnica até então inédita no campo das artes visuais.
6. Analise o título e as datas da figura abaixo e assinale a alternativa cujas obras sejam todas produzidas pelo expressionista Edvard Munch:
R: A criança doente (1885-6); Melancolia (1891); O grito (1893); Ansiedade (1894).
7. O início do século XX foi marcado por uma série de transformações e pela efervescência industrial e tecnológica das grandes cidades. Em reação a esse contexto "[...] os artistas começaram a fazer uma arte focada em velocidade e máquinas usando métodos experimentais inspirados pelo Cubismo" (DICKINS, 2013, p. 28). A que vanguarda artística a autora se refere?
R: Ao Futurismo.
8. O que Wassily Kandinsky e Georgia O'Keeffe têm em comum?
R: São artistas que valorizam as cores, formas, linhas e demais elementos artísticos-visuais em obras com características abstracionistas;
 9. Com início em 1916, o Dadaísmo é uma das vanguardas artísticas que, até hoje, causa estranhamento e questionamentos a respeito do que é Arte. Sobre o dadaísmo, assinale o que for correto:
R: os e as dadaístas, muitas vezes, recorriam ao acaso, e a aleatoriedade durante os processos de criação artística;
 10. Analise a Figura abaixo e as obras cubistas que ela apresenta e depois assinale o que for correto: (FONTE Figura 1: O poeta (1910), Garota com Mandolim (1910) e Guitarra (1912-4) de Picasso.
R: As duas primeiras obras são expoentes do Cubismo Analítico.

Continue navegando