Buscar

noções de direito unidade 3 discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Noções de Direito (CTB09)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454460) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14189706
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Hoje vivemos em uma sociedade que está organizada por regras/normas, as quais todos devemos observar e seguir. E é nesse contexto que entra o direito, como um regulador social. Partindo da premissa de que o direito regula e normatiza as condutas das pessoas que convivem em coletividade, descreva a importância de conhecer o Direito e como as suas normas influenciam na construção da sociedade.
	Resposta Esperada:
O conhecimento do direito permite o cumprimento das regras, e a consequente harmonia social. O direito possui normas tanto preventivas como repressivas. É através da norma preventiva que se tenta evitar o conflito. Contudo, após sua instauração, o único meio de garantir a paz social é o cumprimento da norma repressiva. A norma exterioriza a sociedade, o que pode e não pode ser feito, ou seja, o padrão de comportamento exigido para uma convivência harmônica.
	2.
	No Direito Civil, conhecemos o conceito de pessoa natural que está diretamente ligado à personalidade, ou seja, é o mesmo que dizer que o indivíduo tem capacidade para ser titular de direitos e deveres. Tal personalidade se adquire com o nascimento, com a vida (art. 2º do C.C.), tornando-se a partir de então sujeito de direitos e deveres, enquanto que a personalidade jurídica traz a ideia de uma máscara utilizada para designar a atuação de cada indivíduo no panorama jurídico, já que na sociedade cada indivíduo assume determinadas responsabilidades. Diante deste contexto, especifique as formas conhecidas para a extinção da pessoa natural e da pessoa jurídica.
	Resposta Esperada:
A extinção da pessoa natural ocorre com a morte. A partir deste fato jurídico, nenhum novo direito ou dever pode ser-lhe imputado. Quanto à extinção da pessoa jurídica, a mesma pode ser chamada de dissolução ou liquidação, dependendo do tipo de sociedade, de acordo com o Código Civil. A dissolução da pessoa jurídica pode ocorrer por vontade dos sócios, por determinação legal ou administrativa e, ainda, por decisão judicial.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando