Buscar

Conhecimentos sobre Bancos de Dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
10,00
Prova:
Nota da
 
Prova:
Princípios 
de Banco de Dados (GTI11)
Avaliação
 
I
 
-
 
Individual
 
FLEX
 
(
 
peso.:1,50)
Acadêmico: 
Disciplina:
Avaliação:
)
 (
Legenda:
Resposta
 
Certa
Sua Resposta
 
Errada
)
1. Em um banco de dados existem vários tipos de usuários que atuam em sua construção e acesso. Alguns têm um foco mais gerencial, enquanto outros apenas se concentram na manipulação de dados da base. Sobre os usuários de banco de dados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) O administrador de banco de dados é responsável por toda a administração do banco de dados. Atividades como
instalação, configuração e melhorias em performance fazem parte do seu dia a dia. Também possui tarefas relacionadas ao gerenciamento de acesso de usuários na base e um constante monitoramento visando garantir uma alta disponibilidade do sistema.
(	) O usuário comum tem como tarefa fazer o mapeamento dos dados que deverão ser armazenados no banco. Isso envolve a criação/manutenção de tabelas e demais objetos de acordo com a tecnologia do SGBD. Este usuário tem um grande foco em performance, pois quando vai definir a estrutura de organização dos dados é crucial que ela seja performática.
(	) O programador constrói o sistema que irá acessar o banco de dados. É imprescindível que o sistema desenvolvido manipule os dados de forma correta, para evitar a perda ou falta de confiança neles.
(	) O projetista de banco de dados utiliza o sistema que foi desenvolvido pelo programador para acessar o banco de dados. Normalmente desconhece as estruturas onde os dados estão armazenados. Consegue manipular somente o que o sistema permite. Ele é a sua fronteira com o SGBD.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - V.
d) V - F - F - F.
2. Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados é um software responsável pelo gerenciamento de base de dados. Uma das principais características dele é retirar da aplicação a estruturação dos dados, deixando de forma transparente o acesso a eles. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta duas das funções de um SGBD:
a) Dependência do fornecedor e apresentação dos dados em vários formatos.
 b) Gerenciamento de backups e controle de acesso simultâneo ao mesmo dado.
c) Representação dos objetos e segurança.
d) Linguagem de acesso e manipulação dos dados, e dependência do fornecedor.
3. Atualmente, os bancos de dados são essenciais para muitas empresas e estão no coração de muitos sistemas computacionais. Ter acesso rápido às informações é muito importante para a correta tomada de decisões em um negócio. Se você pretende trabalhar com desenvolvimento de softwares precisará trabalhar com bancos de dados em algum momento. A história dos bancos de dados é dividida em gerações. Sobre essas gerações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://dicasdeprogramacao.com.br/a-historia-dos-bancos-de-dados/. Acesso em: 28 jan. 2019.
a) A terceira geração é a dos bancos de dados relacionais, surgiu na década de 1970 e é utilizada até hoje.
b) A segunda geração é uma geração que tem o seu destaque tecnológico. É uma geração marcada pelo novo conceito, denominado banco de dados orientado a objetos.
c) A quarta geração, conhecida como geração platina, surgiu nos anos 2000 e é marcada pelos bancos de dados XML.
 d) A primeira geração surgiu na década de 1960, na qual existiam basicamente duas formas de organização: o modelo hierárquico e em rede. Ambos trabalhavam com o conceito de registro, que é uma coleção de campos (atributos), os quais contêm apenas um valor de dado.
4. O gerente de tecnologia de uma empresa de TI recebeu a incumbência de especificar a arquitetura de um sistema de informação para atender a um cliente na área de diagnóstico por imagem (raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética). O cliente está interessado em agilizar o diagnóstico por armazenamento e recuperação de
imagens digitalizadas e em se manter na vanguarda do mercado, dada a melhoria contínua de sua solução em TI. O cliente pretende iniciar digitalizando 1.000 imagens por mês, cada imagem com tamanho médio de 20 kilobytes, até chegar, em 12 meses, a 20.000 imagens por mês. Considerando essas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Um SBD orientado a objeto é adequado para a arquitetura do SI do cliente porque é voltado justamente para aplicações que tratam objetos complexos e têm alta integração com linguagens de programação orientadas a objetos.
II- Um SBD relacional não é adequado para a arquitetura do SI do cliente porque não constitui ainda uma tecnologia bem estabelecida e bem testada, apesar de ser uma linguagem de consulta poderosa.
III- Um SBD objeto-relacional é adequado para a arquitetura do SI do cliente porque alia estruturas não normalizadas, capazes de representar objetos complexos a uma linguagem de consulta poderosa.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
Thank	you	for	using	www.freepdfconvert.com	service!
Only two pages are converted. Please Sign Up to convert all pages. https://www.freepdfconvert.com/membership

Outros materiais