Buscar

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do corpo por meio da produção e secreção de hormônios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema endócrino é responsável pela regulação e controle de várias funções do organismo e seu funcionamento está intimamente associado às funções do Sistema Nervoso, embora possuam inúmeras diferenças (AULA DE ANATOMIA, 2019).
É composto por diversas glândulas e órgãos que produzem e secretam hormônios, esses atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades do organismo (MORLEY, 2017). As principais glândulas endócrinas são: hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, gônadas, timo e pineal, o pâncreas também é uma glândula, porém considerada mista pois além de hormônios secreta também suco pancreático (MAGALHAES, 2018).
HIPÓFISE/PITUITÁRIA: Localizada abaixo do hipotálamo na fossa hipofisária, também conhecida como glândula mestra pois estimula o funcionamento de diversas outras glândulas do organismo, como tireoide e gônadas. Sintetiza e libera muitos hormônios importantes, o GH (hormônio do crescimento), ADH (antidiurético, neuro hipófise); TSH (estimula tireoide); LH (hormônio luteinizante); FSH (Hormônio folículo estimulante); ACTH (controla secreção de hormônios corticais da supra- renal); Ocitocina (neuro hipófise) (AULA DE ANATOMIA, 2019
TIREÓIDE: Triiodotironina (T3), estimulador principal do rítimo metabólico da tireóide,sua ação é poderosa e imediata, Tiroxina (T4), tem ação mais lenta que o T3. 
PARATIREÓIDE: Localizada posteriormente è tireoide e libera o paratormônio que está relacionado ao controle e distribuição de cálcio e fosforo no organismo (MAGALHÃES, 20180.
SUPRARRENAIS: sua principal função é a capacidade de responder ao estresse e preparar o corpo para ação, produz aldosterona, cortisol, adrenalina e noradrenalina (PLANETA BIOLOGIA, 2019).
GÔNADAS: são as glândulas sexuais (ovários e testículos), os ovários produzem estrógeno e progesterona e os testículos a testosterona, estimulado pelo LH (AULA DE ANATOMIA, 2019).
TIMO: tem funções hormonais e linfáticas (linfócitos T), produz A timulina, a timopoetina e a timosina, que estimulam o desenvolvimento e as atividades dos linfócitos e regulação ao sistema imune.
PINEAL: secreta melatonina que auxilia o ajuste do biorrítimo e o controle do sono. “Ela tem sido chamada de “relógio biológico do corpo”, controlando a maioria dos biorritmos” (AULA DE ANATOMIA, 2019).
PÂNCREAS: produz insulina e glucagon, a insulina diminui os níveis de glicose e o glucagon aumenta a glicose sanguínea.

Continue navegando

Outros materiais