Buscar

MIP controle cultural

Prévia do material em texto

MIP
CONTROLE CULTURAL NA AGRICULTURA
O Brasil é um país de grande potencial na produção de grãos, hortaliças e frutas, pois, as diferentes espécies se adaptam aos mais variados ecossistemas, em virtude dos aspectos fisiológicos das plantas se estabelecerem bem com o clima tropical.
Apesar dos fatores climáticos favorecerem um bom estabelecimento das diversas culturas, a produção brasileira, de algumas delas, não se encontra dentro de níveis desejados. Vários fatores contribuem para que essa produção não alcance patamares mais satisfatórios, destacando-se a utilização de pouca ou nenhuma tecnologia, devido ao baixo nível de capitalização dos pequenos produtores que respondem por aproximadamente 60% da produção nacional. 
Um outro fator é o ataque de insetos-pragas, que causam danos variáveis de acordo com as condições ambientais e culturais a qual estiverem submetidos, como por exemplo, o estabelecimento de monoculturas, a ocorrência de longos períodos de estiagem, cultivo safrinha, etc.
Um outro fator é o ataque de insetos-pragas, que causam danos variáveis de acordo com as condições ambientais e culturais a qual estiverem submetidos, como por exemplo, o estabelecimento de monoculturas, a ocorrência de longos períodos de estiagem, cultivo safrinha, etc.
Neste slide iremos falar do CONTROLE CULTURAL:
Caracteriza-se pela utilização de medidas capazes de afetar a disponibilidade de alimento ao inseto e que pode reduzir a incidência da praga. Tais medidas, como técnicas de preparo do solo, rotação de culturas, aração e gradagem, época de semeadura, manejo de plantas daninhas, adubação verde, uso de cultivares resistentes, destruição de restos culturais, etc., contribuem de maneira marcante no combate as pragas de diversas culturas.
Controle cultural – Mobilização do solo, rotação de cultura, destruição de restos culturais, adubação, alteração da época de plantio, poda ou desbaste, irrigação ou drenagem, destruição de hospedeiros alternativos, uso de barreiras e destruição mecânica.
 MÉTODOS CULTURAIS 
1º:Época de plantio: Objetiva dessincronizar a fase suscetível da cultura com o pico de ocorrência da praga. EX: Plantio no início da época chuvosa reduz os danos de cupins e formigas.
2º:Poda:Embora a poda não seja uma prática muito comum, em florestas ela pode ser utilizada para controlar pragas. EX: Poda de galhos baixos de eucalipto e incorporação dos restos com grade ou rolo-faca para controlar lagartas desfolhadoras; poda e queima de galhos atacados por serradores , etc.
3º:Preparo de solo: A aração e gradagem promovem um ressecamento da camada superficial do solo , matando algumas pragas que passam algum estágio no solo. EX: Gradagem para matar pupas de PSOROCAMPA denticulata em árvores.
4º:Adubação:Planta bem nutrida e é mais resistente ao ataque de pragas.EX: Adubação fosfatada reduz o corte de formigas.

Continue navegando