Buscar

Processo de Software prova final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Processo de Software (ADS28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:445155) ( peso.:4,00)
	Prova:
	11353137
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Um bom processo de software aplica o uso de métricas a fim de apresentar medidas, preferencialmente quantitativas sobre as características específicas de processos e de produtos de software em construção, utilizando em diferentes dimensões, como esforço, tamanho, complexidade, entre outros. Chaves (2016) define que a coleta adequada de métricas, com suas respectivas análises, pode auxiliar o engenheiro de software na tomada de decisões ao longo do desenvolvimento de um projeto, visando à melhoria da qualidade do processo e do produto em construção. Enfim, para garantir a qualidade de software são aplicadas as métricas para estimativa, previsão e avaliação. Disserte sobre as três métricas da qualidade de software: estimativa, previsão e avaliação.
FONTE: CHAVES, T. Artigo da Revista Engenharia de Software edição 21. Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-21-metricas-de-software/15776>. Acesso em: 13 out. 2016.
	Resposta Esperada:
- Métrica de estimativa serve para planejamento com base ao tamanho e produtividade, normalmente relacionada ao cálculo dos recursos necessários a partir de outros fatores ou recursos.
- Métrica de previsão informa o cálculo do valor futuro de algum fator com base em seu valor atual, e outros fatores de influência, como a amostra de dados do desempenho de alguém, a fim de identificar como o sistema está sendo realizado.
- Métrica de avaliação serve para comparar tendências, comparar entre várias opções com base nos resultados apresentados da estimativa ou previsão.
	2.
	Conforme Reis (2003), definir processos é diferente de executar processos, pois a execução depende das pessoas, e por este motivo a imprevisibilidade é adicionada nesta fase. Esta característica pode gerar discrepâncias com relação ao que está definido e o que é realmente executado. Portanto, para obter sucesso na definição e na execução dos domínios do processo, da realização do processo e da execução da definição são essenciais. Neste sentido, disserte sobre as três formas de domínio de processos de software.
FONTE: REIS, C. A. Uma abordagem flexível para execução de processos de software evolutivos. 267 p. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
	Resposta Esperada:
? Domínio das definições de processo: momento de apropriação e uso de alguma notação padronizada.
? Domínio da realização do processo: documentação de atividades realizadas pela equipe ou programas computadorizados.
? Domínio da execução da definição do processo: foca no que é necessário para executar o processo conforme seu ambiente de desenvolvimento de software.
Parte inferior do formulário

Outros materiais