Buscar

WINDOWS 2.o e 3.0

Prévia do material em texto

Windows 2.0 e 3.0 
 
Windows 2: O Windows 2.0 foi lançado no final de 1987, teve seu termino no ano de 2001. Assim como seu antecessor (Windows 1.0x), esta nova versão também era um sistema de 16 bits, no entanto, ela trouxe grandes melhorias em relação à versão anterior. O gerenciamento de memória fora melhorado monstruosamente. Agora o Windows podia usar a memória expandida. 
Se comparado com a versão anterior constata-se que a memória do Windows 2.0 foi expandida, além de melhorar a interface gráfica, sendo possível sobrepor janelas. Assim como os termos “iconizar” e “zoom” foram alterados para os até hoje usados “Maximizar” e “Minimizar”, com os botões para estas ações sendo colocados em cada janela. Além disso, houve a introdução dos famosos e úteis atalhos de teclado, para realizar algumas tarefas, tem mais recursos, ferramentas e cores, como o Word e o Excel. 
Com esta nova versão a Microsoft abriu as portas para que programadores pudessem escrever softwares para o sistema, dando início a uma leva de novas aplicações para o Windows, foi o primeiro Windows que dava suporte ao VGA (padrão de disposição gráfica para vídeo, que eram somente 16 cores) e aos computadores.
Existem duas versões especiais do Windows 2.1:
· Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
· Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386.
Ainda houve uma última versão do Windows 2.0, foi a 2.11. Ela foi lançada tanto para o Windows/286 quanto para o Windows/386, em 13 de março de 1989. Ela trouxe algumas pequenas melhorias e correções, além de melhorar ainda mais o gerenciamento de memória. Além disso, ela atualizou os drivers para impressoras da época, foi a última versão do Windows que não necessitam de um disco rígido.
Windows 2.0 era ainda muito dependente do sistema DOS e ele ainda não tinha passado a marca de 1 megabyte em termos de memória.
Havia alguns aplicativos que vieram com o Windows 2.0. Eles são: Calendário, calculadora, relógio, gerenciador de informações pessoais, um sistema responsável para configurar o Windows, simples gerenciador de arquivo, editor de texto, editor de gráficos, um arquivo de informações sobre o programa editor que define como um programa do DOS deve se comportar dentro do Windows, um jogo de computador de reversi, programa para impressão, um emulador de terminal, um simples processador de texto.
Essa versão foi sucedida pelo Windows 3.0, em Maio de 1990. O suporte para todas as versões do Windows 2.0 acabou também em 31 de dezembro de 2001. Foram 14 anos de suporte por parte da Microsoft.
Windows 3.0: foi lançado em 22 de Maio de 1990. Era usado em computadores 286 e 386. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS.
Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicativos. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Ele configurações do sistema centralizado, incluindo controle limitado sobre o esquema de cores da interface, copiado do Mac OS. O sistema tinha interface com suporte a 256 cores, era multitarefa e possuía design mais atraente e colorido, além de possibilitar a execução de programas MS-DOS de maneira prática e direta.
Foram incluídos uma série de aplicações simples, como o editor de texto Bloco de Notas e o processador de escrever palavra (ambos herdado de versões anteriores do Windows), um gravador de macro (novo, posteriormente abandonada), o programa de pintura Pincel (herdado, mas substancialmente aprimorado), e uma calculadora (também herdado). Além disso, quanto mais cedo Reversi jogo foi complementada com o jogo de cartas Paciência.
 No ano de 1992, foi lançada a atualização do sistema batizada de Windows 3.1. Juntos, os dois sistemas tornaram o Windows o sistema operacional mais usado do mundo.
Windows 3.1
O Windows 3.1 é um sistema operacional de 16 bits, para uso em computadores pessoais.
Esta versão do Windows, foi vendida pela primeira vez em março de 1992, como um sucessor do Windows 3.0. A principal delas foi a introdução da fonte TrueType, transformando o SO, pela primeira vez, em uma plataforma de publicação.
O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” fez a sua estreia nesta versão do sistema operacional da Microsoft.
Windows 3.11
Em 31 de dezembro de 1993, a Microsoft lançou uma atualização, que ficou conhecida como Windows 3.11, portanto o Windows 3.11 não é uma versão autônoma do S.O, ele é como o que hoje chamamos de service pack.
O Windows 3.1 foi a primeira versão a ser distribuída em um CD (embora isso tenho sido mais comum a partir do Windows for Workgroups 3.11).

Continue navegando