Buscar

Prova discursiva Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Agentes econômicos são indivíduos, instituições ou conjunto de instituições que, através de suas ações ou decisões, realizam alguma função relacionada às atividades econômicas. O fluxo completo de uma economia é formado pelas famílias, empresas, governo e o resto do mundo. Cada um destes agentes possui sua importância no mercado. O governo, por exemplo, tem o papel de intervir no sistema econômico oferecendo bens públicos ou corrigindo falhas de mercado. Disserte sobre como o governo pode atuar nas duas situações expostas anteriormente.
	Resposta Esperada:
Através dos recursos obtidos com a arrecadação de impostos, o governo oferece bens e serviços públicos a sociedade, como segurança pública, habitação, transporte público, educação, iluminação pública, rodovias pavimentadas, entre outros bens e serviços. O governo pode intervir no mercado para solucionar falhas de mercado quando ele não consegue se autoajustar e solucionar suas falhas. Um exemplo disso é evitar que segmentos de mercado se tornem monopólios ou oligopólios com pouco nível de competitividade.
	2.
	A taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. O principal determinante desta taxa é a oferta e a demanda de moeda estrangeira. Caso o preço do câmbio aumente, dizemos que ocorreu um processo de desvalorização cambial. Caso diminua, dizemos que ocorreu um processo de valorização cambial. Quanto à valorização cambial, responda:
a) O que acontece neste caso com as importações de um país? Justifique.
b) O que acontece neste caso com as exportações de um país? Justifique.
	Resposta Esperada:
a) Um processo de valorização cambial estimula as importações de um país. Isso ocorre porque a moeda nacional passa a valer mais, em termos de moeda estrangeira. Logo, comprar produtos de outros países torna-se mais barato.
b) A valorização cambial desestimula as exportações de um país. Isso decorre porque a moeda nacional passa a valer mais em relação à moeda estrangeira. Neste sentido, os exportadores nacionais recebem uma quantidade menor de moeda estrangeira, por cada unidade de determinada mercadoria exportada.
Parte inferior do formulário

Continue navegando