Buscar

AVA 1 UVA - Extração da madeira

Prévia do material em texto

Boa noite colegas e professor.
Conforme comentado por alguns colegas, realmente ao ver esses vídeos vemos o quanto nós mesmos contribuímos com os males para o planeta. Com o avanço da tecnologia e a sociedade cada vez mais consumista, estamos seguindo um caminho onde o desmatamento, a utilização de recursos naturais desenfreado e de forma inadequada está acabando aos poucos com nosso planeta, e pesquisas indicam que alguns danos são irreversíveis.
Infelizmente, o mal do ser humano é a ganância, um mal que ano após ano vem prejudicando a natureza, precisamos ser conscientes, precisamos de empresas e líderes que se preocupem com este tema, se preocupe com o rumo que o ser humano e o planeta estão tomando.
Um dos impactos que me preocupa é o causado pela extração da madeira. A madeira é um recurso natural e renovável, porém a extração indevida deste recurso pode acarretar sua extinção e destruição do meio ambiente. É um recurso utilizado por diversas áreas, como o uso nas indústrias usineiras, indústrias moveleiras, artes e a construção civil, que utilizam estes recursos naturais para a geração de produtos e serviços do dia a dia da população. Um dos motivos pelo desmatamento também é para dar lugar a agricultura, que por sua vez provoca outros males devido aos agrotóxicos.
O desmatamento acarreta a poluição local, prejudicando a saúde da população e o habitat dos animais que vivem nas florestas, sendo imperioso que a extração da madeira para que a mesma seja utilizada deve ser feita de forma legal, pois assim se terá o controle da extração deste recurso. 
Outro ponto importante é que a madeira também deve ter o seu descarte feito corretamente, o que na maioria das vezes não ocorre. Tanto no Brasil quanto no exterior, políticas para o uso e descarte consciente não são muito elaboradas e tampouco valorizadas e/ou respeitadas. Os resíduos da madeira podem ter diversos fins tais como: adubo, geração de energia (térmica e elétrica) e até mesmo se tornar “novas madeiras” (madeira reconstituída), porém é comum ver grandes pedaços de madeira jogados em aterros, lixões e até mesmo á beira das estradas e rodovias.
Uma boa opção para amenizar a extração da madeira é utilizar da madeira sintética, ecológica ou plástica, é um produto totalmente reciclado e reciclável, bastante semelhante à madeira convencional. Fabricada a partir de fibras e resíduos plásticos industriais, como embalagens, sacolas plásticas, pneus, serragens, entre outros. Ela traz uma forte ideia de sustentabilidade, pois 100% do seu material é colhido através de reciclagens, e a mesma pode ser reciclada após o seu uso, para a produção de uma nova “madeira”.
Obrigada.

Continue navegando