Buscar

Prova objetiva I Mercado de Capitais CON51

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513599) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15441461
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No mercado de capitais há uma série de riscos a serem considerados, um deles é o risco de pagamento, ou seja, há possibilidade de os recursos investidos não serem pagos, especialmente no momento do vencimento. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando uma grande empresa tiver problemas na hora de pagar suas obrigações, logo, os detentores de debêntures poderão sofrer perdas conforme o nível de risco de crédito da empresa.
(    ) O risco de crédito do país pondera a possibilidade da falta de pagamento dos vencimentos dos papéis da dívida pública. Assim, quanto maior o país, menor será a TMA exigida.
(    ) O risco de debêntures mede a possibilidade da falta de pagamento dos papéis de dívida das entidades públicas focadas em atividades econômicas produtivas.
(    ) O aumento da porcentagem de inadimplência de um banco prejudica os papéis financeiros deste banco, logo, esses papéis começam a perder valor, em função do aumento do risco de crédito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	As empresas fazem diversas decisões financeiras sobre como melhorar seu capital de giro, pensando nisso elas analisam a dinâmica da geração de caixa de seus negócios, quais épocas do ano poderiam ter excedentes de caixa e quais provavelmente poderiam ter saldos negativos em caixa. Assim, prevendo essas situações de excedente de liquidez e falta dela, as empresas conseguem aprimorar os custos financeiros envolvidos na gestão do capital de giro. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No caso de ter excedentes de caixa, a empresa procura uma taxa referencial, a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) que serve como ponto referencial à tomada de decisões, exemplo, se investir em títulos negociáveis ou simplesmente usar esse excedente para pagar à vista os fornecedores e assim ganhar descontos por comprar à vista.
(    ) A maioria de decisões de gestão de liquidez envolve cálculo de juros compostos, tal como o uso de factoring para levantar fundos vindos da contas a receber (duplicatas). 
(    ) Um exemplo de análise do custo de oportunidade seria escolher opções de investimento em títulos negociáveis versus adiantar a liquidação, com desconto, de suas contas a receber (duplicatas).
(     ) No caso de precisar de liquidez, a empresa pode analisar várias opções e observar qual consegue gerar a melhor relação de custo de oportunidade, tipo vender menos a prazo ou ampliar o prazo de pagamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Há uma relação contínua entre o fluxo real e o fluxo monetário da economia, dando origem ao fluxo circular da atividade econômica. Conforme os recursos produtivos vão sendo transformados em produtos finais e vendidos ao consumidor, o fluxo de rendas segue no sentido contrário possibilitando que a economia funcione. Contudo, é comum que haja vazamentos no fluxo monetário devido a diferentes tipos de vazamentos. Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos vazamentos do fluxo monetário:
	 a)
	Se o governo arrecadar mais do que o previsto, haverá um aumento da renda das famílias, resultando em uma redução do fluxo monetário.
	 b)
	Quando as famílias resolvem poupar mais dinheiro do que normalmente, aumentando os níveis das cadernetas de poupança, há uma tendência em aumentar também o consumo.
	 c)
	O fluxo monetário pode entrar em desarmonia devido ao vazamento de recursos decorrente no aumento da poupança realizada pelas famílias.
	 d)
	Com um aumento das exportações, mais dinheiro tende a sair do país, resultando em um vazamento do fluxo monetário.
	4.
	O risco que se corre em determinadas decisões financeiras diz respeito às adversidades que possam vir a acontecer, frustrando, assim, as expectativas futuras que sem possui. O cenário financeiro conta com pelos menos três níveis de risco: no mercado, no pagamento e na liquidez. Com relação aos níveis de risco, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O risco de liquidez está atrelado ao comportamento do preço do ativo conforme as condições econômicas no mercado.
(    ) O risco ligado ao fato de recursos monetários não recebidos no momento do vencimento, tal como de clientes e bancos comerciais diz respeito ao risco de pagamento.
(    ) Se há dificuldade em vender e liquidar o valor de um título mobiliário, o investidor proprietário corre um risco de liquidez.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	5.
	A microeconomia e a macroeconomia se inter-relacionam na compreensão da dinâmica da economia. Por meio desta perspectiva, é importante que se tenha a compreensão sobre o fluxo circular da atividade econômica, formado pelos fluxos real e monetário. Com relação aos agentes econômicos que formam os fluxos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As famílias são consideradas donas dos recursos produtivos necessários à produção, bem como consumidoras, pois demandam os bens e serviços produzidos e ofertados pelas empresas. 
(    ) As famílias são consideradas produtoras e donas do meios de produção dos bens e serviços, bem como consumidoras, pois demandam os bens e serviços produzidos e ofertados pelas empresas.
(    ) As empresas são consideradas donas dos meios de produção, bem como os agentes que compram os recursos produtivos para serem processados e transformados em bens e serviços.
(    ) As empresas são consideradas donas dos recursos de produção úteis para a produção de bens e serviços, bem como os agentes que compram os recursos produtivos para serem processados e transformados em bens e serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Os investidores procuram opções de investimento para seus capitais, para isso eles têm certos parâmetros de análise para a tomada de decisão. No contexto financeiro, um desses parâmetros é a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Sobre a TMA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A TMA é a taxa de rendimento base que os investidores estariam dispostos a aceitar, qualquer rendimento igual ou acima dela o investimento é aceitável.
(    ) A TMA é a taxa mínima base, daí seu nome, ela é um referencial do nível de risco que estão dispostos em aceitar, taxas com uma TMA maior significa maior rendimento, mas maiores custos também.
(    ) A TMA foca na taxa mínima que o investimento se torna rentável, ele fica em função do índice de inflação mais os custos implícitos no investimento, daí seu nome: "Taxa Mínima de Atratividade".
(    ) A TMA é a taxa mínima base, daí seu nome, ela é um referencial do nível de risco que os investidores estão dispostos a aceitar, taxas com uma TMA maior significa maior rendimento, mas maior risco também.
(    ) A TMA é o referencial de risco mínimo que os investidores ponderam conforme o tipo de investimento, uma TMA maior implica maior risco, logo, uma maior taxa será necessária para compensar os custos implícitos do investimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	7.
	Os investidores no momento de escolher seus investimentos precisam fazer análise comparativa de rendimentos, conhecido como "benchmark financeiro". Por meio deste, os investidores possuem ferramentas de análise de escolha.Sobre o "benchmark financeiro", analise as sentenças a seguir:
I- Por meio do "benchmark financeiro" faz-se uma análise comparativa de várias opções de investimentos, a serem comparadas por meio de um índice referencial de desempenho do investimento.
II- Para investimentos que busquem acompanhar as taxas de juros, um benchmark financeiro pode ser CDI ou taxa Selic.
III- Para investimentos que estejam vinculados aos rendimentos cambiais, um benchmark financeiro é a análise comparativa de taxas básicas de juros internacionais, tal como a Libor Londres.
IV- Para investimentos em ações, um benchmark financeiro é o Ibovespa ou o IBrX, eles são índices formados pelas ações que vem sendo mais negociadas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	Com formas diferenciadas, o Banco Central (BACEN) tem o controle da oferta de moeda (dinheiro em circulação). Quando ele reduz a taxa de juros, aumenta a oferta de moeda, e quando há um aumento na taxa de juros, acontece o inverso: é reduzida a oferta de moeda, prática denominada pela política monetária, que controla a oferta do dinheiro na economia. Na tentativa de estabilizar a moeda e a taxa de juros, o governo utiliza alguns instrumentos, como o redesconto bancário, depósitos compulsórios, operações de mercado aberto (operações com títulos públicos). Sobre os reflexos da alteração na Taxa Selic, analise as afirmativas a seguir:
I- As ações tomadas pelo governo no controle da taxa de juros básica implicam diretamente o ingresso de novos investidores no mercado, dificultando o crescimento da economia e a circulação da moeda. 
II- Se o governo tiver como objetivo reduzir a inflação, ele deverá aumentar a Taxa Selic, desmotivando assim a circulação monetária.
III- A Selic refere-se à Taxa Selic que o Bacen, por meio do Copom define, a cada 45 dias, cujo impacto pode estimular ou frear o desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	9.
	As políticas governamentais são um conjunto de ações adotadas pelo governo com o objetivo de manter a economia estabilizada, monitorando os aspectos básicos das políticas econômicas do país, com o controle da inflação, crescimento sustentável, distribuição de rendas, igualdade social, estabilidade de preços e de empregos. Cada política adotada pelo governo tem suas finalidades. Com relação à Taxa Selic, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Central poderia aumentar a taxa Selic para restringir o giro monetário na economia e assim reduzir a inflação.
II- Aumentando a Taxa Selic, o governo contribui para aumentar também o crescimento da economia uma vez que o setor bancário iria ser privilegiado.
III- Para que a atividade econômica nacional ultrapasse um período difícil, o Banco Central poderia reduzir as taxas de juros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	A partir da ideia de inflação é possível compreender por que uma nota de R$100,00 não tem a capacidade de comprar a mesma quantidade de produtos em um supermercado depois de 10 anos. Pois, a inflação representa a perda do poder aquisitivo ao longo do tempo. Deste modo, a leitura do PIB com base nos índices de inflação é crucial para a real compreensão da dinâmica produtiva. Avalie as asserções a seguir a respeito dos temas da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB):
I- É possível comparar o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em função direta do valor dele em real de um ano para o outro.
PORQUE
II- Conforme a compreensão dos conceitos relativos à inflação, o Produto Interno Bruto (PIB) Real considera o Produto Interno Bruto (PIB) Nominal menos o fator inflação desse período.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Parte inferior do formulário

Continue navegando