Buscar

SIMULADO_AV1

Prévia do material em texto

Aluno: MIRIAM NUNES
	Matrícula: 201709079835
	Disciplina: CCJ0244 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL II  
	Período Acad.: 2019.2 (G) / SM_AV1
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		(FCC/2013/ASSEMBLEIA LEGISLATIVA-PB/PROCURADOR) O pedido do autor delimita a jurisdição a ser prestada. O princípio processual que informa essa delimitação é o da:
	
	
	
	
	imparcialidade.
	
	
	celeridade ou economia processual.
	
	
	adstrição ou congruência.
	
	
	eventualidade.
	
	
	duração razoável do processo.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Quanto à petição inicial e seus requisitos, pode se afirmar correto, exceto:
	
	
	
	
	A lei expressamente fala em pedido certo e determinado.
	
	
	O enquadramento normativo dos fatos não é requisito da petição inicial e, mesmo existente, não vincula ao órgão julgador.
	
	
	Pelo CPC é requisito da petição inicial, entre outros, a apresentação de cadastro de pessoas físicas, se for o caso, além de endereço eletrônico das partes.
	
	
	O pedido indeterminado gera a inépcia da inicial, exceto quando se tratar de hipótese de pedido genérico.
	
	
	A opção pela realização ou não da audiência de conciliação ou de mediação é requisito da petição inicial que deve estar manifesto na peça inaugural, pois seu descumprimento leva ao indeferimento.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A incompetência do juízo, tal como prevista no CPC, pode assumir duas feições, de acordo com a natureza do vício e ainda com as consequências advindas de tal reconhecimento. O Código trata, então, da incompetência absoluta e da relativa. A respeito dessas modalidades de incompetência, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	A incompetência relativa sempre pode ser conhecida de ofício pelo juiz.
	
	
	A incompetência relativa pode ser alegada a qualquer tempo.
	
	
	A incompetência absoluta gera a nulidade de todos os atos praticados no processo até seu reconhecimento. d) A incompetência absoluta é alegada como preliminar da contestação ou por petição nos autos.
	
	
	A incompetência absoluta é alegada como preliminar da contestação ou por petição nos autos.
	
	
	A incompetência relativa é alegada em exceção de incompetência
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Tendo-se iniciado o prazo de quinze dias para contestar uma demanda, o réu apresentou contestação no oitavo dia do prazo. Porém, no décimo quarto dia do prazo, optou o demandado por protocolizar uma nova peça contestatória, nela deduzindo linha defensiva essencialmente diversa daquela exposta em sua primeira peça. Nesse cenário, deve o juiz: (MP/RJ - FGV)
	
	
	
	
	deixar de receber a segunda contestação, em razão do instituto da preclusão lógica;
	
	
	receber a segunda contestação, em observância aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório;
	
	
	deixar de receber a segunda contestação, em razão do instituto da preclusão temporal.
	
	
	deixar de receber a segunda contestação, em razão do instituto da preclusão consumativa;
	
	
	receber a segunda contestação, já que ofertada ainda dentro do prazo legal;
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Tendo-se iniciado o prazo de quinze dias para contestar uma demanda, o réu apresentou contestação no oitavo dia do prazo. Porém, no décimo quarto dia do prazo, optou o demandado por protocolizar uma nova peça contestatória, nela deduzindo linha defensiva essencialmente diversa daquela exposta em sua primeira peça. Nesse cenário, deve o juiz:
	
	
	
	
	deixar de receber a segunda contestação, em razão do instituto da preclusão temporal
	
	
	deixar de receber a segunda contestação, em razão do instituto da preclusão lógica
	
	
	receber a segunda contestação, em observância aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório
	
	
	receber a segunda contestação, já que ofertada ainda dentro do prazo legal;
	
	
	deixar de receber a segunda contestação, em razão do instituto da preclusão consumativa
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Um procurador municipal ajuizou ação regressiva de indenização contra servidor em razão de acidente de trânsito. Na ação, protestou pela juntada posterior da sentença definitiva que condenou o município a indenizar terceiro, com base em responsabilização objetiva do Estado, e que registrou a culpa do servidor. Ao analisar a peça, o juiz percebeu que havia sido utilizado modelo de petição antigo, de 2014, e despachou da seguinte forma: "Emende-se a inicial, para adequação ao novo CPC". Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	o juiz agiu equivocadamente pois, no caso, não cabe emenda.
	
	
	Na emenda, deverão ser necessariamente acrescentados o CPF, o endereço eletrônico e o estado civil do réu, sob pena de indeferimento da inicial.
	
	
	É admissível a juntada posterior da sentença mencionada, sob pena de cerceamento de defesa, já que não se trata de documento indispensável à propositura da ação.
	
	
	Na emenda, o procurador deverá, necessariamente, informar sua opção pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.
	
	
	O despacho do juiz está de acordo com as regras do novo CPC acerca do despacho que determina a emenda à inicial.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O réu pode contestar a peça autoral, e em sua defesa tratará de matérias de mérito e processuais, podendo, ainda, arguir contra o autor reconvenção, sobre a reconvenção, analise as respostas e diga o que é correto afirmar.
	
	
	
	
	É pedido dentro da contestação e poderá o réu demandar em nome próprio direito de outrem.
	
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	
	É pedido dentro da contestação e a desistência do autor ao processo não obstará a sua continuidade.
	
	
	É petição inicial separada da contestação e o autor será intimado para contestá-la.
	
	
	É petição inicial separada da contestação e para ser entregue em juízo junto com a contestação.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Considerando as regras do Código de Processo Civil a respeito da petição inicial e da resposta do réu no procedimento comum, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	
	O juiz, ao verificar que a petição inicial apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 dias, a emende ou a complete.
	
	
	De acordo com o Código de Processo Civil, a petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação.
	
	
	No procedimento comum, a contestação é escrita e deve ser assinada por quem tenha capacidade postulatória ¿ advogado, membro do Ministério Público ou defensor público.
	
	
	Caso não disponha de todas as informações exigidas pelo Código de Processo Civil para qualificação do réu, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias para sua obtenção.
	
	
	O ônus da impugnação específica dos fatos não se aplica ao defensor público, mas aplica-se ao advogado dativo e ao curador especial.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		(Ano: 2016 / Banca: FGV / Órgão: OAB / Prova: Exame de Ordem Unificado - XX - Primeira Fase)Distribuída a ação, Antônia (autora) é intimada para a audiência de conciliação na pessoa de seu advogado. Explicado o objetivo desse ato pelo advogado, Antônia informa que se recusa a participar da audiência porque não tem qualquer possibilidade de conciliação com Romero (réu). Acerca da audiência de conciliação ou de mediação, com base no CPC/15, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	Ainda que ambas as partes manifestem desinteresse na conciliação, quando a matéria não admitir autocomposição, a audiência de conciliação ocorrerá normalmente.
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	A audiência não será realizada, uma vez que Antônia manifestou expressamente seu desinteresse pela conciliação.
	
	
	Antônia deve ser informada que o seu não comparecimento é considerado ato atentatório à dignidade da justiça, sob pena de multa.
	
	
	Romero deverá ser citado para apresentar defesa com, pelo menos, 15 (quinze)dias de antecedência.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Tendo em vista o disposto na Lei nº 13.105, assinale a assertiva INCORRETA sobre processo de conhecimento.
	
	
	
	
	É permitido ao Juiz decidir parcialmente o mérito em julgamento antecipado quando um ou mais pedidos ou parcela deles se mostrarem incontroversos ou em condições de imediato julgamento, podendo a parte liquidar ou executar, desde logo, a obrigação parcialmente reconhecida, ainda que existente recurso interposto.
	
	
	São condições da ação, conforme previsão expressa, e, portanto, matéria de ordem pública, sobre as quais o Juiz deve se pronunciar de ofício, a legitimidade de parte, o interesse processual e a possibilidade jurídica do pedido.
	
	
	Até o trânsito em julgado da ação, poderá o Juiz conhecer de ofício, em qualquer tempo e grau de jurisdição, a ausência dos pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, a existência de perempção, litispendência ou coisa julgada, a ausência de legitimidade ou interesse processual, bem como a intransmissibilidade da ação, por disposição legal, em caso de morte.
	
	
	A não regularização da representação processual pelo autor, no prazo fixado pelo Juízo de primeiro grau, acarreta a extinção do processo sem resolução do mérito.
	
	
	A audiência poderá ser integralmente gravada em imagem e áudio, podendo ser realizada a gravação diretamente por qualquer das partes, ainda que sem autorização judicial.

Continue navegando