Buscar

Teoria da Demanda do Mercado (5)

Prévia do material em texto

Teoria da Demanda do Mercado
	A Teoria da Demanda é oriunda da possibilidade sobre a possibilidade de escolha do consumidor entre vários produtos que seu orçamento e sua renda possibilitam obter. 
	A lei da demanda parte do pressuposto de que quanto maior for o preço do bem, menor será a quantidade de unidades que serão adquiridas. E a explicação para esse fenômeno deve-se ao fato de que o aumento no custo do consumo e no seu custo de oportunidade, ou seja, aquilo que o indivíduo deixa de comprar para poder pagar esse aumento, faz com que esse consumidor realize a compra de bens substitutos.
	Desse modo, a quantidade demandada de certo bem ou serviço varia inversamente a seu preço, permanecendo constantes a renda disponível do consumidor e o preço dos demais bens (coeteris paribus). Assim, toda vez que o preço do bem sobe, a quantidade demandada cai, e vice-versa.
	O gráfico abaixo mostra a relação existente entre o preço do produto e a quantidade demandada:
	Vários fatores podem causar o deslocamento da curva de demanda para cima ou para baixo, alguns deles se encontram listados na tabela abaixo:
	De acordo com os fatores acima relacionados, a curva da demanda realiza o deslocamento apresentado abaixo, deslocando-se para a direita quando a demanda aumenta e para a esquerda quando a demanda diminui:
	Portanto, a lei da demanda afirma que se todos os outros fatores permanecem constantes, se um preço de um bem for maior, menos pessoas o exigirão. À medida que o preço desse bem cair, a quantidade desse bem que o mercado irá demandar aumentará.
Referências:
TAVARES, Sérgio Manoel; GIMENES, Sheila Peres. Teoria da Demanda e equilíbrio do mercado. 2012. Disponível em:<https://efinfatecsor.files.wordpress.com/2012/12/teoria-da-demanda-e-equ
ilibrio-de-mercado.pdf>. Acesso em 07 mar. 2020.

Continue navegando

Outros materiais