Buscar

A Quarta Revolução Industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Quarta Revolução Industrial
Cada revolução industrial representou mudanças profundas e transformações em nossa sociedade. O centro da vida saiu de comunidades agrícolas e foi para fábricas, pessoas deixaram o campo e foram para cidades com a introdução da produção mecânica.
Indústria 4.0: entenda o que é a quarta revolução industrial
A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, é um conceito desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial. Hoje, é uma realidade defendida por diversos teóricos da área. Segundo ele, a industrialização atingiu uma quarta fase, que novamente “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. É, portanto, uma mudança de paradigma, não apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.
A revolução informacional – ou terceira revolução industrial – trouxe eletrônicos, tecnologia da informação e das telecomunicações. Utilizando estas tecnologias como fundação, a indústria 4.0 tende a ser totalmente automatizada a partir de sistemas que combinam máquinas com processos digitais. É a chamada “fábrica inteligente”.
“A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital", esclarece Schwab, em seu livro A Quarta Revolução Industrial. As tecnologias que fazem parte do conjunto da Indústria 4.0 não estão restritas aos universos da nanotecnologia, neurotecnologia, biotecnologia, robótica, inteligência artificial e armazenamento de energia.
10 motivos que explicam a necessidade da indústria 4.0 no Brasil
Mesmo quem não trabalha diretamente nas indústrias inteligentes e automatizadas tem sua vida impactada pela quarta revolução industrial. Estamos experienciando novas formas de consumo, maneiras particulares de se relacionar com produtos e, por consequência, com as outras pessoas. Novos empregos estão substituindo velhas atividades.
Internet das coisas, inteligência artificial e robótica são alguns dos campos em que é fácil identificar mudanças práticas para a vida das pessoas. A automação está chegando às casas, ao relacionamento com empresas e, claro, aos smartphones – dispositivos com raízes na revolução digital mas que, dia após dia, tornam-se mais inteligentes e automatizam as tarefas cotidianas.
Entenda o que é a quarta revolução industrial e quais seus impactos sociais
A era digital vem se consolidando por mais de uma década. Se computadores, smartphones e internet antes eram luxos, hoje são componentes fundamentais no dia a dia da maioria das pessoas. Graças ao crescimento destas tecnologias, passamos hoje pela era da informação, também chamada de quarta revolução industrial ou indústria 4.0. E, acredite, esse é um conceito vital para qualquer negócio.
O caminho da indústria na história é bem antigo. A primeira revolução veio com a máquina a vapor, que permitiu aos artesãos criarem peças maiores em menos tempo.
Com a chegada da energia elétrica, ocorreu a segunda revolução, que focou na produção em massa. A terceira veio com a computação, exibindo os primórdios da inteligência artificial. E hoje, na quarta revolução, há uma grande integração de informações para automatizar as mais variadas funções.
Neste post, vamos detalhar esse conceito, explicando quais são as características dessa quarta revolução industrial e sua importância para as empresas. Acompanhe o texto!
O que caracteriza essa revolução?
Dados são o novo ouro
Cada era teve seu recurso primordial, como o carvão e a eletricidade. Porém, hoje em dia esse objeto é um pouco menos tangível. Conhecimento é a mercadoria de maior valor para a quarta revolução industrial, pois ele permite aproveitar melhor os recursos disponíveis e produzir com mais qualidade em menos tempo.
Máquinas que aprendem
Junto com a informação, também vem o aprendizado das inteligências artificiais. Graças ao grande acervo de ferramentas de dados, como o Big Data, a Nuvem e a Internet das Coisas, as máquinas já podem encontrar novos padrões de atuação, fazer testes e se tornarem mais inteligentes.
Quais são os desafios da quarta revolução industrial?
Cada vez menos diferença entre humano e máquina
Com o crescimento da inteligência artificial que citamos acima, também ocorre outra questão: como separar as máquinas dos humanos.
Isso não é só uma questão filosófica sobre o que nos torna especiais, mas também um problema prático. As primeiras revoluções já prejudicaram grande parte da população mundial quando operários foram substituídos pelas máquinas. Não quer dizer que a tecnologia seja um problema, apenas que ela deve ser bem analisada.
Como estar preparado para a era da informação nas empresas?
Equilíbrio no consumo de recursos
Informação não ocupa espaço físico, mas servidores para processá-la, chips para armazená-la e cabos para transmiti-la ocupam bastante. Esses materiais são fundamentais para a quarta revolução industrial, mas um uso desenfreado pode levar a diversos problemas de sustentabilidade. Felizmente, com novas pesquisas a caminho, essa questão pode ser solucionada logo.
Por que ela é tão importante nas empresas?
Novo público com novas demandas
Essa revolução não apareceu por acaso. Ela é um reflexo de sua era, onde todos os consumidores esperam respostas rápidas para suas dúvidas e querem praticidade no dia a dia. Para essas demandas, os modelos clássicos de produção não funcionam mais. Você precisa se adaptar a esta nova realidade se quer continuar relevante em seu mercado.
Foco em novas habilidades
A indústria 4.0 também mudou o conjunto de habilidades exigido para ser um profissional de bom desempenho. Autonomia e proatividade, por exemplo, são quase tão importantes quanto um diploma. Diante disso, é melhor que você e sua equipe se capacitem para atuar nesse novo mercado o quanto antes.
Agora que falamos da quarta revolução industrial, é hora de se adaptar antes que a quinta revolução chegue! Assista ao nosso webinar gratuito e entenda como a TI estratégica participa da transformação digital e cria mudanças.

Continue navegando