Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1° Questionário – Psicanálise
	PRIMEIRA LIÇÃO
1. Explique em que consiste o método catártico (defina catarse, ab-reação e afeto).
Consiste no método em que o indivíduo evoca (traz a tona) e revive acontecimentos passados que são carregados de algum afeto (emoção ou carga emocional). Ao evocar e reviver tais acontecimentos, o indivíduo tem uma ab-reação (descarga emocional) e alcança a catarse (alívio amocional).
2. Descreva a técnica que foi empregada por Breuer no tratamento de Anna O.
Breuer utilizava o método catártico com o auxilio da hipnose e da fala. 
Durante as crises de ausência, Anna O. falava algumas palavras sem sentido e Breuer as anotava. Quando aconteciam as sessões de hipnose, Breuer repetia as mesmas palavras para Anna O. em transe e ela conseguia se lembrar dos acontecimentos traumáticos.
3. Descreva os sintomas apresentados por Anna O. e as respectivas cenas patogênicas (acontecimentos traumáticos).
Os sintomas de Anna O. surgiram principalmente de cenas traumáticas vivenciadas por ela durante os dias em que seu pai estava doente e a jovem estava cuidando dele.
Anna O. apresentava sintomas de hidrofobia que a impedia de beber água (matava a sede comendo frutas, principalmente cítricas), sendo descoberto por Breuer que em um determinado momento, quando Anna cuidava do seu pai, ela viu sua governanta dando água ao cachorro em um dos copos da casa, Anna se sentiu enojada com a cena, porém não fez ou disse nada para expressar esse sentimento.
Depois de algumas sessões de hipnose, descobre-se que as perturbações visuais acompanhadas por alterações dos globos oculares (macropsia e estrabismo convergente) apresentadas por Anna, advinham de uma cena onde ela aparece ao lado do pai aflita e chorosa e em um dado momento, o seu pai lhe pergunta as horas, ao olhar para o relógio, com os olhos marejados, Anna não consegue enxergar o mostrador, pois a sua visão fica embassada. Com isso, Anna traz o relógio para mais próximo dos seus olhos e isso produz a sua macropsia e o estrabismo convergente.
Certa vez, Anna estava aflita com a cirurgia que o pai teria que fazer e resolveu descansar um pouco em uma poltrona, deixou seu braço direito no apoio e adormeceu. Durante seu sono, sonhou que uma serpente negra descia pela parede para atacar seu pai e foi tentar levantar o braço direito para afastar a serpente, porém o seu braço estava adormecido, anestesiado, paralisado, além disso, ao olhar para os seus dedos, eles se assemelhavam à cobras e ao olhar para as suas unhas, elas se assemelhavam à caveiras. Quando a serpente desapareceu, ela tentou rezar, mas ela não conseguiu se lembrar de nenhuma oração em nenhuma língua, ela só conseguia se lembrar de uma poesia infantil na lingua Inglesa e ao se lembrar da poesia foi quando ela pode pensar em rezar nessa mesma lingua. Toda essa cena ajudou a gerar a paralisia involuntária do lado direito do corpo que às vezes se estendia para o lado esquerdo, acompanhada por anestesia, as suas alucinações e a perda da capacidade de falar alemão, apesar de entender a língua.
4. Explique a frase “Os histéricos sofrem de reminiscências”.
Reminiscências são lembranças e os histéricos sofrem por conta de algumas lembranças que estão no inconsciente e não podem ser lembradas, por isso tornam-se sintomas que caracterizam a histeria.
5. Explique em que consiste o mecanismo da conversão histérica.
A conversão é um mecanismo de defesa do Ego que transforma um conteúdo mental em um fenômeno “orgânico”, fazendo com que o corpo faça a representação de sintomas físicos “irreais”.
6. Quais foram os elementos de observação extraídos por Breuer do caso Anna O. que lhe permitiu desvendar a origem dos sintomas e restabelecimento da paciente.
Breuer observou que a paciente apresentava 2 estados mentais: O estado mental normal (consciencia), onde habitava os sintomas, e o estado mental hipnóide (inconsciente), onde ficavam guardadas as cenas patogênicas. Observou também que em todas as cenas patogênicas Anna O. reprimiu uma determinada carga emocional, deixou de exteriorizá-la por meios apropriados, como a fala ou por alguma ação, por exemplo, isso fez com que o mecanismo da conversão histérica fosse ativado e Anna começasse a apresentar os sintomas.
Para restabelecimento da paciente, Breuer descobriu que a “cura” só era possível se a paciente, durante a hipnose, reconstituisse as cenas patogênicas e exteriorizasse a respectiva carga emocional.
SEGUNDA LIÇÃO
7. Explique as razões que levaram Freud a abandonar a hipnose.
Freud abandonou a hipnose porque havia uma impossibilidade de hipnotizar todos os pacientes e também porque ela não oferecia uma cura completa dos sintomas.
8. Em que Freud se baseou para tornar o método catártico independente da hipnóse.
Ele se baseou em experiências do doutor Bernheim que ele teve a oportunidade de assistir em 1889. Essas experiências foram a da sugestão hipnótica e da sugestão pós-hipnótica e elas mostravam que quando o paciente dizia que não se recordava de nada que havia acontecido durante o sono hipnótico e o doutor Bernheim não cedia e continuava a insistir que o paciente podia se recordar de algo mais, eles acabavam se recordando.
Com isso, Freud passou a utilizar a sugestão como técnica, quando suas pacientes diziam não se lembrar de mais nada que pudessem contar, Freud insistia dizendo que sabiam e que poderiam se lembrar e que quando ele apertasse a sua testa as lembranças viriam à tona e assim ele fazia.
9. Que denominação foi dada para o recurso usado por Freud ao pressionar a testa de suas pacientes para força-las a trazer as lembranças dos acontecimentos esquecidos?
Foi dado o nome de sugestão.
10. Quais foram os mecanismos descobertos por Freud durante a sugestão que lhe permitiu desvendar a cura e origem da histeria?
Ele descobriu o mecanismo da resistência e o mecanismo da repressão.
11. Defina resistência e repressão.
A repressão é a força que o Ego faz para excluir da consciência um acontecimento indesejado, como forma de defesa. Essa mesma força que excluiu os acontecimentos da consciência, atua mais tarde como a resistência, formando uma “barreira defensiva” para que os mesmos acontecimentos não retornem para a consciência.
12. Explique o que é sintoma e o que ele representa.
Com o mecanismo da repressão e da resistência é gerado um conflito entre Desejo x Defesa, todo conflito gera uma tensão e a tensão gera um sintoma. O sintoma é, portanto, um simbolo, um “disfarce” que o Ego coloca no desejo para que ele possa passar pela barreira da resistência e entrar na consciência, porém ao mesmo tempo traz consigo o “castigo” pelo desejo proibido.
13. Identifique as soluções para os desejos reprimidos libertados pela Psicanálise.
Aceitação, julgamento de condenação (como uma estratégia defensiva do Ego) e Sublimação.
14. Explique o que é Sublimação.
É a defesa bem sucedida do Ego, quando ele canaliza um impulso infantil para um alvo socialmente aceitável – arte, ciência e etc.
	TERCEIRA LIÇÃO
15. Explique a hipótese do determinismo mental.
A hipótese do determinismo mental é a teoria de que nada acontece por acaso, tudo tem um motivo, um porquê, mesmo que a gente não o conheça. 
16. O que são chistes?
São uma construção do Ego criados para exprimirmos conteúdos hostis e de natureza sexual através de piadas, brincadeiras, ironias e etc.
17. O que são complexos?
São grupos de elementos ideacionais, independentes, catexizados (investimentos de carga emocional) de energia afetiva.
18. Explique a regra da associação livre.
A associação livre é um procedimento onde, no divã, o paciente é convidado a expressar livremente seus pensamentos, mesmo que sejam confusos, desconexos, embaraçosos e etc.
19. Identifique as funções do sonho.
O sonho possui a função de ser guardião do sono e também de ser a realização alucinatória de desejos reprimidos (esses desejos podem ser disfarçados ou não).
20. Identifique os conteúdos do sonho.
Os conteúdos podem ser manifesto (conscientes) ou latentes (inconscientes). 
O conteúdo manifesto é o conteúdo explicitodos sonhos, é aquilo que se lembra, o que se manifesta. Todo conteúdo manifesto emcobre um conteúdo latente.
O conteúdo latente é composto de impressões sensoriais noturnas, restos diurnos e desejos reprimidos.
21. Diferencie sonhos infantis e sonhos de adulto.
No sonho infantil, diferente dos sonhos de adulto, não há nada encoberto, é formado somente de restos diurnos com desejos não satisfeitos, são sonhos onde não existem censuras, pois antes dos 5 anos a criança não possui SUPEREGO formado ainda.
22. Explique o processo da elaboração onírica (considerar deslocamento, condensação e simbolismo).
É o processo que transforma os pensamentos latentes do sonho em conteúdo manifesto (substituição). Nesse caso, o conteúdo manifesto é o sintoma, o substituto disfarçado do conteúdo latente. Esse processo ocorre mediante deslocamento, condensação, simbolismo e dramatização.
Deslocamento: mudança do afeto de uma ideia ou representação para outra representação (mudança da carga emocional de um objeto à outro)
Condensação: agrupamento de várias ideias inconscientes formando uma unica ideia consciente.
Simbolismo: Representação
Dramatização: Mecanismo que transforma as ideias em imagens
23. O que são atos falhos e qual a sua relação com o determinismo?
Atos falhos são os erros de linguagem, lapsos de memória, erros de comportamento e etc. que exprimem impulsos e intenções que devem ficar ocultos à própria consciência e emanam dos desejos reprimidos e dos complexos que são criadores dos sintomas e formadores dos sonhos. 
A sua relação com o determinismo é de que, como nada acontece por acaso, até os erros humanos mais sutis denunciam uma continuidade e defesa psíquica, além da existencia da repressão e resistência.
24. Identifique as regiões da mente segundo a primeira tópica postulada por Freud.
As regiões da mente, segundo a primeira tópica postulada por Freud, são: Consciente, Pré Consciente e o Inconsciente.
25. Explique o que é consciência.
O sistema Consciente está localizado na periferia do aparelho psíquico, ele funciona como uma “recepção” para as informações advindas do interior ou do exterior, mas não possui memória, é apenas um medidor/registro qualitativo de prazer ou desprazer.
26. Explique o que é Pré-Consciente.
O Pré-Consciente é um sistema localizado próximo ao Consciente, é como se fosse um arquivo, em que seus conteúdos, apesar de não estarem na consciencia, podem ser recuperados caso haja algum nível de esforço para que isso aconteça. 
27. Explique o que é inconsciente.
O Inconsciente é a parte inascessível do aparelho psíquico, ele é constítuido por “representação das coisas”, conteúdo elaborado durante uma fase da vida onde não era possível tranduzir em palavras as experiências, então resume-se em traços de representações de sensações olfativas, gustativas, visuais e etc. Além disso, possui também energia proveniente das pulsões.
28. Identifique as 3 estruturas de personalidade da segunda tópica ou teoria estrutural de Freud.
As 3 estruturas de personalidade, de acordo com a segunda tópica postulada por Freud, são: ID, EGO e SUPEREGO.
29. Explique o que é ID
O ID é o princípio de tudo, é uma instância psíquica onde se encontram as pulsões, é ocupado pelos instintos de vida e de morte. O ID também é a fonte de energia psiquica e, por isso, as outras duas instâncias derivam dele.
30. Explique o que é EGO.
O EGO é originado do ID em contato com o mundo exterior e funciona como uma mediador das forças das instâncias do ID, do SUPEREGO e também do mundo exterior. Ele é o pólo defensivo da personalidade, o responsável pela força de resistência que impede a entrada de conteúdos Inconscientes, que sejam uma ameaça à estabilidade psíquica, na consciência.
31. Explique o que é SUPEREGO.
O SUPEREGO abriga os valores ditados pela cultura em que o indivíduo foi inserido durante sua criação. Além disso, encontra-se também no SUPEREGO os conjuntos de crenças carregadas afetivamente que se manifestam como princípios éticos. Essa instância é fundamental para o entendimento da conduta do indivíduo. 
32. Qual é a denominação que o Freud deu para o impulso sexual?
Libido.
33. Identifique as etapas de desenvolvimento da libido.
Fase Oral
Período: de 0 a 1 ano aproximadamente.
Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebê.
Fase Anal
Período: 2 a 4 anos aproximadamente
Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres a zona de maior satisfação é a região do ânus. Ambivalência (impulsos contraditórios) – a criança descobre que pode controlar as fezes que sai de seu interior, oferecendo-o à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. Fases de birras.
Fase Fálica
Período: de 4 a 6 anos aproximadamente.
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital. Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não têm pênis porque este órgão lhes foi arrancado (complexo de castração). É neste momento que o menino tem medo de perder o seu pênis. Neste período surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
Fase de Latência
Período: de 6 a 11 anos aproximadamente.
Características: este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.

Mais conteúdos dessa disciplina