Logo Passei Direto
Buscar

HISTÓRIA MODERNA

User badge image
Rosangela M

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O contexto iluminista provocou diversos debates em Paris sobre o futuro da Ciência e da civilização.
Sobre isso aponte a resposta correta:
a ) Defendiam o direito à propriedade e a igualdade perante a lei, salvo exceções.
b ) A relação de seres humanos e da natureza não era considerada importante.
c ) O conhecimento buscado era restrito a algumas áreas.
d ) Houve a valorização da investigação e da experiência.
e ) A liberdade política era restrita a alguns cidadãos.

Thomas Morus é o exemplo de debate humanista que demonstrava a disputa entre características medievais e modernas. Leia a citação abaixo a escolha a alternativa correta:
"Voltemo-nos agora para a questão da educação humanista julgada laica. Ninguém jamais afirmou que um homem tenha necessidade de grego ou latim, ou, na verdade, de qualquer tipo de educação, para encontrar a salvação. No entanto, esse ensinamento que se qualifica de secular leva a alma à virtude [...]. Eu não desejo de modo algum me colocar como o único defensor da aprendizagem do grego; pois sei quanto deve parecer evidente para os eruditos de Vossa Eminência que o grego é bom e verdadeiro. Para aqueles para quem isso não seria evidente, digamos que devemos ao grego toda a precisão das artes liberais em geral e da teologia em particular, pois os gregos ou fizeram grandes descobertas eles mesmos, ou legaram-nas em herança em seguida. Tome a filosofia, por exemplo. Se você deixar de lado Cícero e Sêneca, os Romanos escreveram sua filosofia em grego ou traduziram-na do grego. Eu verdadeiramente não tenho necessidade de lembrar que o Novo Testamento foi escrito em grego, ou que os melhores exegetas do Novo Testamento foram gregos e escreveram em grego. [...] ora, mais da metade dos escritos gregos ainda não estão acessíveis ao Ocidente."
A ) Thomas Morus, com seu livro Utopia, expressou que o mundo era uma estrutura, sobre a qual pouco poderia ser modificado.
B ) Um dos argumentos de Thomas Morus para uso do grego era o fato da própria Bíblia ter sido escrita nessa língua, motivo pelo qual foi perdoado mais tarde pelo rei.
C ) A Revolução de Gutemberg não colaborou com a propagação das ideias de Thomas Morus, visto que a Alemanha e a Inglaterra não permitiam relações de tipo algum.
D ) Thomas Morus defendia o grego por entender que era a língua que mais traria "sabedoria" devido aos escritos clássicos.
E ) A proximidade de Thomas Morus com Erasmus de Rotterdam incentivou que o escritor inglês também debatesse mais a religião de seu país.

Leia o excerto abaixo, a fim de escolher alternativa correta sobre o Renascimento:
[...] o despertar da Antiguidade fez-se na Itália duma maneira muito diferente do Norte. Logo que cessa a barbárie na Península, o povo italiano, que é ainda meio antigo, vê claro no seu passado. Celebra-o e quer ressuscitá-lo. Em Itália, é simultaneamente o mundo e o povo que prestam homenagem à Antiguidade e querem fazê-la reviver porque recorda a todos a grandeza passada do seu país.
A ) A partir do século XIV, houve uma ruptura com os princípios artísticos medievais.
B ) A proximidade com o Mediterrâneo e a Grécia não foram condições dos novos interesses italianos.
C ) Podemos entender que parte da Itália daquele período começou um movimento para mudar seus princípios culturais.
D ) Para Burckhardt, é possível afirmar que a Itália, um conjunto de estados naquele período, instituiu uma nova forma de ver o cotidiano.
E ) A relação estabelecida com os antigos vem especialmente dos gregos.

No que se referem às ideias relativas ao Humanismo, durante o Renascimento italiano, e à citação abaixo, aponte a resposta incorreta: "A ascensão do humanismo não desbancou a filosofia escolástica medieval (apesar das observações depreciativas que os humanistas faziam sobre os scholastici). Na verdade, figuras exponenciais no movimento renascentista, como o neoplatônico Marsilio Ficino, eram bem lidos, tanto na filosofia medieval como na filosofia clássica. Lorenzo de Medici, governantes da Florença, escreveu a Giovanni Bentivoglio, governante de Bolonha, pedindo que procurasse nas livrarias locais uma cópia do comentário de Jean Buridan à Ética de Aristóteles, e Leonardo da Vinci estudou a obra de Alberto da Saxônia e de Alberto o Grande".
a ) A centralidade do humanismo são as características que circundam o homem, sua alma e suas necessidades.
b ) Para Peter Burke (1999) foi mais inovação a um "crescimento e afloramento" da arte.
c ) No período humanista era possível perceber aspectos do medieval e do moderno, ao mesmo tempo em algumas obras.
d ) Thomas Morus foi o humanista italiano mais importante, especialmente por sua influência e relação próxima ao Papa.
e ) A arte passou a ser vista como um elemento estético e social.

Leia o excerto abaixo, a fim de compreender a relação possível entre o medieval e o moderno: "É-nos difícil imaginar que o espírito pudesse cultivar as antigas formas de pensamento e de expressão medievais e aspirar ao mesmo tempo à visão antiga da razão e da beleza. Mas é assim mesmo que temos de conceber o que se passou. O classicismo não apareceu por súbita revelação; cresceu entre a vegetação luxuriante do pensamento medieval. Antes de ser uma inspiração o humanismo foi uma forma. E, por outro lado, os modos característicos do pensamento da Idade Média persistem por muito tempo durante o Renascimento".
a ) Para o historiador holandês, o Medieval criou todas as bases necessárias para que o Renascimento, no Moderno acontecesse.
b ) A ideia de permanências e rupturas é evidente, como também explica a existência de feudos no século XVIII.
c ) A citação deixa evidente o momento de ruptura pela Queda de Constantinopla.
d ) A intenção do historiador é estabelecer relações entre o medieval e o contemporâneo.
e ) Ele sugere que princípios do mundo medieval podem ser encontrados no mundo contemporâneo.

Após ler a citação de Edward Thompson sobre a realidade social inglesa, escolha o item correto:
Uma classe não pode existir sem um tipo qualquer de consciência de si mesma. De outro modo, não é, ou não é ainda, uma classe. Quer dizer, não é "algo" ainda, não tem espécie alguma de identidade histórica. Até aquela díspar e móbil entidade que é a multidão ou a plebe da Inglaterra do século XVIII possuía uma noção de seus direitos de legalidade e de respeito, que foram investigados pelos historiadores.
a ) Os calvinistas lutavam juntos aos diggers e levellers, porém não foram penalizados devido a sua origem social e econômica.
b ) Classe é um conceito que apenas grupos que precisavam de mais direitos sociais desenvolvem.
c ) Para o historiador, a plebe do período revolucionário inglês tinha pouca consciência de classe ou de direitos.
d ) O historiador aponta diretamente a ideia de que reconhecer a noção de classe é também pensar em laços de identificação.
e ) Uma conclusão que podemos ter sobre o período é a de que diggers e levellers, embora bastante diferentes, poderia ter formado uma classe. Assim, não teriam sido esmagados por Oliver Cromwell.

No que se refere às condições de trabalho do operariado inglês.
Indique a resposta incorreta:
a. Batata era a comida mais básica operária, visto que o trigo em geral era mais caro.
b. Mesmo com a intenção de subestimar mulheres pagando cerca da metade devido, o fato de trabalharem fora deu autonomia a muitas delas.
c. Viviam próximos ao trabalho devido ao fato de não terem incentivo para chegar ao mesmo.
d. Ludistas quebravam máquinas a fim de punir seus "donos", um gesto que não tinha sentido algum.
e. Crianças eram contratadas pelos salários baixos e por fazerem serviços diversos.

O trecho abaixo se refere às mudanças nas práticas culturais populares do período Moderno. Após ler, indique a resposta correta:
Conteúdo do material impresso popular não sugere nenhuma violenta ruptura da continuidade. Muito do que era impresso já fazia parte do repertório de apresentadores dentro da tradição oral, e traz as marcas dessa origem: baladas e diálogos, sermões simulados e peças de mistério [...] a continuidade pode ser devida aos usos do material impresso, que não se destinava tanto a uma leitura silenciosa e individual, mas a uma leitura em voz alta para vizinhos ou parentes menos letrados.
A ) É possível afirmar que a cultura popular do período foi totalmente adaptada, não perdendo parte alguma.
B ) Podemos afirmar que boa parte da cultura popular se perdeu nesse processo.
C ) A falta de alfabetização de uma maioria impediu leituras coletivas.
D ) Os hábitos de leitura não influenciaram a cultura popular do período.
E ) É possível perceber uma apropriação da cultura popular.

Sobre a sociedade do período Moderno, escolha a alternativa correta:
a ) O recebimento de títulos alterava o comportamento social de quem recebia, com exceção de seus hábitos culturais.
b ) O rei escolhia seus súditos a "receber" os títulos de acordo com as famílias a que pertenciam.
c ) A "nobreza togada" era mais composta por burgueses, visto que estes compravam o título.
d ) As posições sociais estavam ligadas à administração e jurisdição do reino, condições irrevogáveis até o fim da vida daquele que recebia.
e ) A superioridade do rei era questionável por aqueles que recebiam seus títulos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O contexto iluminista provocou diversos debates em Paris sobre o futuro da Ciência e da civilização.
Sobre isso aponte a resposta correta:
a ) Defendiam o direito à propriedade e a igualdade perante a lei, salvo exceções.
b ) A relação de seres humanos e da natureza não era considerada importante.
c ) O conhecimento buscado era restrito a algumas áreas.
d ) Houve a valorização da investigação e da experiência.
e ) A liberdade política era restrita a alguns cidadãos.

Thomas Morus é o exemplo de debate humanista que demonstrava a disputa entre características medievais e modernas. Leia a citação abaixo a escolha a alternativa correta:
"Voltemo-nos agora para a questão da educação humanista julgada laica. Ninguém jamais afirmou que um homem tenha necessidade de grego ou latim, ou, na verdade, de qualquer tipo de educação, para encontrar a salvação. No entanto, esse ensinamento que se qualifica de secular leva a alma à virtude [...]. Eu não desejo de modo algum me colocar como o único defensor da aprendizagem do grego; pois sei quanto deve parecer evidente para os eruditos de Vossa Eminência que o grego é bom e verdadeiro. Para aqueles para quem isso não seria evidente, digamos que devemos ao grego toda a precisão das artes liberais em geral e da teologia em particular, pois os gregos ou fizeram grandes descobertas eles mesmos, ou legaram-nas em herança em seguida. Tome a filosofia, por exemplo. Se você deixar de lado Cícero e Sêneca, os Romanos escreveram sua filosofia em grego ou traduziram-na do grego. Eu verdadeiramente não tenho necessidade de lembrar que o Novo Testamento foi escrito em grego, ou que os melhores exegetas do Novo Testamento foram gregos e escreveram em grego. [...] ora, mais da metade dos escritos gregos ainda não estão acessíveis ao Ocidente."
A ) Thomas Morus, com seu livro Utopia, expressou que o mundo era uma estrutura, sobre a qual pouco poderia ser modificado.
B ) Um dos argumentos de Thomas Morus para uso do grego era o fato da própria Bíblia ter sido escrita nessa língua, motivo pelo qual foi perdoado mais tarde pelo rei.
C ) A Revolução de Gutemberg não colaborou com a propagação das ideias de Thomas Morus, visto que a Alemanha e a Inglaterra não permitiam relações de tipo algum.
D ) Thomas Morus defendia o grego por entender que era a língua que mais traria "sabedoria" devido aos escritos clássicos.
E ) A proximidade de Thomas Morus com Erasmus de Rotterdam incentivou que o escritor inglês também debatesse mais a religião de seu país.

Leia o excerto abaixo, a fim de escolher alternativa correta sobre o Renascimento:
[...] o despertar da Antiguidade fez-se na Itália duma maneira muito diferente do Norte. Logo que cessa a barbárie na Península, o povo italiano, que é ainda meio antigo, vê claro no seu passado. Celebra-o e quer ressuscitá-lo. Em Itália, é simultaneamente o mundo e o povo que prestam homenagem à Antiguidade e querem fazê-la reviver porque recorda a todos a grandeza passada do seu país.
A ) A partir do século XIV, houve uma ruptura com os princípios artísticos medievais.
B ) A proximidade com o Mediterrâneo e a Grécia não foram condições dos novos interesses italianos.
C ) Podemos entender que parte da Itália daquele período começou um movimento para mudar seus princípios culturais.
D ) Para Burckhardt, é possível afirmar que a Itália, um conjunto de estados naquele período, instituiu uma nova forma de ver o cotidiano.
E ) A relação estabelecida com os antigos vem especialmente dos gregos.

No que se referem às ideias relativas ao Humanismo, durante o Renascimento italiano, e à citação abaixo, aponte a resposta incorreta: "A ascensão do humanismo não desbancou a filosofia escolástica medieval (apesar das observações depreciativas que os humanistas faziam sobre os scholastici). Na verdade, figuras exponenciais no movimento renascentista, como o neoplatônico Marsilio Ficino, eram bem lidos, tanto na filosofia medieval como na filosofia clássica. Lorenzo de Medici, governantes da Florença, escreveu a Giovanni Bentivoglio, governante de Bolonha, pedindo que procurasse nas livrarias locais uma cópia do comentário de Jean Buridan à Ética de Aristóteles, e Leonardo da Vinci estudou a obra de Alberto da Saxônia e de Alberto o Grande".
a ) A centralidade do humanismo são as características que circundam o homem, sua alma e suas necessidades.
b ) Para Peter Burke (1999) foi mais inovação a um "crescimento e afloramento" da arte.
c ) No período humanista era possível perceber aspectos do medieval e do moderno, ao mesmo tempo em algumas obras.
d ) Thomas Morus foi o humanista italiano mais importante, especialmente por sua influência e relação próxima ao Papa.
e ) A arte passou a ser vista como um elemento estético e social.

Leia o excerto abaixo, a fim de compreender a relação possível entre o medieval e o moderno: "É-nos difícil imaginar que o espírito pudesse cultivar as antigas formas de pensamento e de expressão medievais e aspirar ao mesmo tempo à visão antiga da razão e da beleza. Mas é assim mesmo que temos de conceber o que se passou. O classicismo não apareceu por súbita revelação; cresceu entre a vegetação luxuriante do pensamento medieval. Antes de ser uma inspiração o humanismo foi uma forma. E, por outro lado, os modos característicos do pensamento da Idade Média persistem por muito tempo durante o Renascimento".
a ) Para o historiador holandês, o Medieval criou todas as bases necessárias para que o Renascimento, no Moderno acontecesse.
b ) A ideia de permanências e rupturas é evidente, como também explica a existência de feudos no século XVIII.
c ) A citação deixa evidente o momento de ruptura pela Queda de Constantinopla.
d ) A intenção do historiador é estabelecer relações entre o medieval e o contemporâneo.
e ) Ele sugere que princípios do mundo medieval podem ser encontrados no mundo contemporâneo.

Após ler a citação de Edward Thompson sobre a realidade social inglesa, escolha o item correto:
Uma classe não pode existir sem um tipo qualquer de consciência de si mesma. De outro modo, não é, ou não é ainda, uma classe. Quer dizer, não é "algo" ainda, não tem espécie alguma de identidade histórica. Até aquela díspar e móbil entidade que é a multidão ou a plebe da Inglaterra do século XVIII possuía uma noção de seus direitos de legalidade e de respeito, que foram investigados pelos historiadores.
a ) Os calvinistas lutavam juntos aos diggers e levellers, porém não foram penalizados devido a sua origem social e econômica.
b ) Classe é um conceito que apenas grupos que precisavam de mais direitos sociais desenvolvem.
c ) Para o historiador, a plebe do período revolucionário inglês tinha pouca consciência de classe ou de direitos.
d ) O historiador aponta diretamente a ideia de que reconhecer a noção de classe é também pensar em laços de identificação.
e ) Uma conclusão que podemos ter sobre o período é a de que diggers e levellers, embora bastante diferentes, poderia ter formado uma classe. Assim, não teriam sido esmagados por Oliver Cromwell.

No que se refere às condições de trabalho do operariado inglês.
Indique a resposta incorreta:
a. Batata era a comida mais básica operária, visto que o trigo em geral era mais caro.
b. Mesmo com a intenção de subestimar mulheres pagando cerca da metade devido, o fato de trabalharem fora deu autonomia a muitas delas.
c. Viviam próximos ao trabalho devido ao fato de não terem incentivo para chegar ao mesmo.
d. Ludistas quebravam máquinas a fim de punir seus "donos", um gesto que não tinha sentido algum.
e. Crianças eram contratadas pelos salários baixos e por fazerem serviços diversos.

O trecho abaixo se refere às mudanças nas práticas culturais populares do período Moderno. Após ler, indique a resposta correta:
Conteúdo do material impresso popular não sugere nenhuma violenta ruptura da continuidade. Muito do que era impresso já fazia parte do repertório de apresentadores dentro da tradição oral, e traz as marcas dessa origem: baladas e diálogos, sermões simulados e peças de mistério [...] a continuidade pode ser devida aos usos do material impresso, que não se destinava tanto a uma leitura silenciosa e individual, mas a uma leitura em voz alta para vizinhos ou parentes menos letrados.
A ) É possível afirmar que a cultura popular do período foi totalmente adaptada, não perdendo parte alguma.
B ) Podemos afirmar que boa parte da cultura popular se perdeu nesse processo.
C ) A falta de alfabetização de uma maioria impediu leituras coletivas.
D ) Os hábitos de leitura não influenciaram a cultura popular do período.
E ) É possível perceber uma apropriação da cultura popular.

Sobre a sociedade do período Moderno, escolha a alternativa correta:
a ) O recebimento de títulos alterava o comportamento social de quem recebia, com exceção de seus hábitos culturais.
b ) O rei escolhia seus súditos a "receber" os títulos de acordo com as famílias a que pertenciam.
c ) A "nobreza togada" era mais composta por burgueses, visto que estes compravam o título.
d ) As posições sociais estavam ligadas à administração e jurisdição do reino, condições irrevogáveis até o fim da vida daquele que recebia.
e ) A superioridade do rei era questionável por aqueles que recebiam seus títulos.

Prévia do material em texto

Prova 
HISTÓRIA MODERNA 
 
QUESTÃO 1 
O contexto iluminista provocou diversos debates em Paris sobre o futuro da Ciência e da 
civilização. Sobre isso aponte a resposta correta: 
 
 a )Defendiam o direito à propriedade e a igualdade perante a lei, salvo exceções. 
 
b )Houve a valorização da investigação e da experiência. 
 
c )A relação de seres humanos e da natureza não era considerada importante. 
 
d )O conhecimento buscado era restrito a algumas áreas. 
 
e ) A liberdade política era restrita a alguns cidadãos. 
 
QUESTÃO 2 
Thomas Morus é o exemplo de debate humanista que demonstrava a disputa entre 
características medievais e modernas. Leia a citação abaixo a escolha a alternativa 
correta: "Voltemo-nos agora para a questão da educação humanista julgada laica. 
Ninguém jamais afirmou que um homem tenha necessidade de grego ou latim, ou, na 
verdade, de qualquer tipo de educação, para encontrar a salvação. No entanto, esse 
ensinamento que se qualifica de secular leva a alma à virtude [...]. Eu não desejo de 
modo algum me colocar como o único defensor da aprendizagem do grego; pois sei 
quanto deve parecer evidente para os eruditos de Vossa Eminência que o grego é bom e 
verdadeiro. Para aqueles para quem isso não seria evidente, digamos que devemos ao 
grego toda a precisão das artes liberais em geral e da teologia em particular, pois os 
gregos ou fizeram grandes descobertas eles mesmos, ou legaram-nas em herança em 
seguida. Tome a filosofia, por exemplo. Se você deixar de lado Cícero e Sêneca, os 
Romanos escreveram sua filosofia em grego ou traduziram-na do grego. Eu 
verdadeiramente não tenho necessidade de lembrar que o Novo Testamento foi escrito 
em grego, ou que os melhores exegetas do Novo Testamento foram gregos e 
escreveram em grego. [...] ora, mais da metade dos escritos gregos ainda não estão 
acessíveis ao Ocidente". PHÉLIPPEAU, Marie-Claire. Thomas Morus e a abertura 
humanista. Morus - Utopia e Renascimento, Campinas, v. 9, 2013, p.165-166) 
 
 
a ) A Revolução de Gutemberg não colaborou com a propagação das ideias de Thomas Morus, visto que a 
Alemanha e a Inglaterra não permitiam relações de tipo algum. 
 
b ) A proximidade de Thomas Morus com Erasmus de Rotterdam incentivou que o escritor inglês também 
debatesse mais a religião de seu país. 
 
c ) Thomas Morus, com seu livro Utopia, expressou que o mundo era uma estrutura, sobre a qual pouco 
poderia ser modificado. 
 
 d )Um dos argumentos de Thomas Morus para uso do grego era o fato da própria Bíblia ter sido escrita nessa 
língua, motivo pelo qual foi perdoado mais tarde pelo rei. 
 
 
 
e ) Thomas Morus defendia o grego por entender que era a língua que mais traria "sabedoria" devido aos 
escritos clássicos. 
 
QUESTÃO 3 
O Renascimento Científico foi um termo cunhado no século XIX e refere-se ao período 
do XIV ao XVI. Com base no contexto, escolha a alternativa correta: 
 
a ) As "cidades-estados" italianas estavam em ascensão, o que motivou o crescimento artístico também. 
 
b ) A Peste Negra pouco havia afetado a região devido ao clima do Mediterrâneo. 
 
c ) A passagem e o contato com diversos povos permitiram que a Itália conhecesse técnicas e conhecimento 
variados. 
 
d )O indivíduo passou a ser o centro do debate religioso desse tempo. 
 
e )O período do Renascimento não pode ser apontado como uma total inovação em relação ao medieval para 
alguns historiadores. 
 
 
QUESTÃO 4 
Leia o excerto abaixo, a fim de escolher alternativa correta sobre o Renascimento: 
[...] o despertar da Antiguidade fez-se na Itália duma maneira muito diferente do Norte. 
Logo que cessa a barbárie na Península, o povo italiano, que é ainda meio antigo, vê 
claro no seu passado. Celebra-o e quer ressuscitá-lo. Em Itália, é simultaneamente o 
mundo e o povo que prestam homenagem à Antiguidade e querem fazê-la reviver porque 
recorda a todos a grandeza passada do seu país. 
BURCKHARDT, Jacob. A civilização do Renascimento Italiano. Lisboa: Editorial 
Presença, 2013, p.139. 
 
 
a ) A relação estabelecida com os antigos vem especialmente dos gregos. 
 
b )Podemos entender que parte da Itália daquele período começou um movimento para mudar seus princípios 
culturais. 
 
c )Para Burckhardt, é possível afirmar que a Itália, um conjunto de estados naquele período, instituiu uma 
nova forma de ver o cotidiano. 
 
d ) A partir do século XIV, houve uma ruptura com os princípios artísticos medievais. 
 
e )A proximidade com o Mediterrâneo e a Grécia não foram condições dos novos interesses italianos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 5 
O trecho abaixo está relacionado à atuação de burgueses ingleses no período 
revolucionário. Após ler, escolha o item correto: 
Pela mesma razão pretendiam derrubar o estado feudal [e] tinham de atacar e de obter o 
controle da Igreja. É por isso que as teorias políticas tendiam a ser envolvidas em uma 
linguagem religiosa. Não é que os nossos antepassados do século XVII fossem muito 
mais conscienciosos e santos do que nós... [...] Podemos hoje ver nossos problemas em 
termos seculares, precisamente porque os nossos antepassados puseram fim ao uso da 
Igreja como um instrumento exclusivo e opressor do poder político [...]. 
HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1983, p.21. 
 
a )Hill afirma que o uso político da religião anglicana ou católica foi debatido a partir das novas posturas 
burguesas, no que se referem às novas religiões protestantes. 
 
b )Burgueses, no caso de Hill, eram contra religiosos de qualquer credo que ocupassem cargo político. 
 
c )Christopher Hill sugere, com essa citação, que os burgueses ingleses tinham mais consciência religiosa em 
relação aos católicos daquela região. 
 
d )O historiador inglês indica que o uso político da religião católica foi contestado pelos burgueses, a fim de 
diminuir o poder do papa. 
 
e ) A religião católica foi a única contestada. 
 
QUESTÃO 6 
Os teóricos do absolutismo foram fundamentais para que os reis se mantivessem no 
poder na Europa, especialmente quando este passou a ser questionado. Sobre as ideias 
de Jean Bodin, Maquiavel e Thomas Hobbes escolha a alternativa correta. 
 
 a )Jean Bodin defendia o trono real como um legítimo representante de Deus. 
 
b )Para Thomas Hobbes, a liberdade de todos deveria ser preservada, desde que a ideia fosse apoiada pelo 
rei. 
 
c )Igualdade de classes era uma ideia considerada apenas por Thomas Hobbes. 
 
d ) Os teóricos citados defendiam a renovação tecnológica dos Estados Modernos, sem alterações no Antigo 
Regime. 
 
e )Maquiavel foi um dos que defendeu que a política deveria estar acima dos princípios morais e sociais, 
porém condenava governos que não partilhavam o poder político de forma igual. 
 
QUESTÃO 7 
No que se referem às ideias relativas ao Humanismo, durante o Renascimento italiano, e 
à citação abaixo, aponte a resposta incorreta: 
"A ascensão do humanismo não desbancou a filosofia escolástica medieval (apesar das 
observações depreciativas que os humanistas faziam sobre os scholastici). Na verdade, 
figuras exponenciais no movimento renascentista, como o neoplatônico Marsilio Ficino, 
eram bem lidos, tanto na filosofia medieval como na filosofia clássica. Lorenzo de 
Medici, governantes da Florença, escreveu a Giovanni Bentivoglio, governante de 
Bolonha, pedindo que procurasse nas livrarias locais uma cópia do comentário de Jean 
Buridan à Ética de Aristóteles, e Leonardo da Vinci estudou a obra de Alberto da Saxônia 
e de Alberto o Grande". 
BURKE, Peter. O Renascimento italiano: cultura e sociedade na Itália. São Paulo: Nova 
Alexandria, 1999, p.28. 
 
a ) No período humanista era possível perceber aspectos do medieval e do moderno, ao mesmo tempo em 
algumas obras. 
 
b )Para Peter Burke (1999) foi mais inovação a um "crescimento e afloramento" da arte. 
 
c ) A centralidade do humanismo são ascaracterísticas que circundam o homem, sua alma e suas 
necessidades. 
 
d ) Thomas Morus foi o humanista italiano mais importante, especialmente por sua influência e relação 
próxima ao Papa. 
 
e )A arte passou a ser vista como um elemento estético e social. 
 
 
QUESTÃO 8 
Leia o excerto abaixo, a fim de compreender a relação possível entre o medieval e o 
moderno: 
"É-nos difícil imaginar que o espírito pudesse cultivar as antigas formas de pensamento 
e de expressão medievais e aspirar ao mesmo tempo à visão antiga da razão e da beleza. 
Mas é assim mesmo que temos de conceber o que se passou. O classicismo não 
apareceu por súbita revelação; cresceu entre a vegetação luxuriante do pensamento 
medieval. Antes de ser uma inspiração o humanismo foi uma forma. E, por outro lado, os 
modos característicos do pensamento da Idade Média persistem por muito tempo 
durante o Renascimento". 
HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média: um estudo das formas de vida, 
pensamento e arte em França e nos Países Baixos nos séculos XIV e XV. Trad. A. 
Abelaira. Lisboa: Ulisseia, 1924, p.327. 
 
 
a )Para o historiador holandês, o Medieval criou todas as bases necessárias para que o Renascimento, no 
Moderno acontecesse. 
 
b ) A ideia de permanências e rupturas é evidente, como também explica a existência de feudos no século 
XVIII. 
 
c )A citação deixa evidente o momento de ruptura pela Queda de Constantinopla. 
 
d )A intenção do historiador é estabelecer relações entre o medieval e o contemporâneo. 
 
e )Ele sugere que princípios do mundo medieval podem ser encontrados no mundo contemporâneo. 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 9 
Após ler a citação de Edward Thompson sobre a realidade social inglesa, escolha o item 
correto:Uma classe não pode existir sem um tipo qualquer de consciência de si mesma. 
De outro modo, não é, ou não é ainda, uma classe. Quer dizer, não é "algo" ainda, não 
tem espécie alguma de identidade histórica. Até aquela díspar e móbil entidade que é a 
multidão ou a plebe da Inglaterra do século XVIII possuía uma noção de seus direitos de 
legalidade e de respeito, que foram investigados pelos historiadores. 
THOMPSON, Edward Palmer. Algumas observações sobre classe e falsa consciência. In: 
SILVA, Sergio; NEGRO, Luigi (Orgs.). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 
Campinas: Unicamp, 2001ª, p.6. 
 
a )Para o historiador, a plebe do período revolucionário inglês tinha pouca consciência de classe ou de 
direitos. 
 
b ) Classe é um conceito que apenas grupos que precisavam de mais direitos sociais desenvolvem. 
 
 c )O historiador aponta diretamente a ideia de que reconhecer a noção de classe é também pensar em laços 
de identificação. 
 
d )Os calvinistas lutavam juntos aos diggers e levellers, porém não foram penalizados devido a sua origem 
social e econômica. 
 
e )Uma conclusão que podemos ter sobre o período é a de que diggers e levellers, embora bastante diferentes, 
poderia ter formado uma classe. Assim, não teriam sido esmagados por Oliver Cromwell. 
 
QUESTÃO 10 
No que se refere às condições de trabalho do operariado inglês, indique a resposta 
incorreta: 
 
a )Batata era a comida mais básica operária, visto que o trigo em geral era mais caro. 
 
b )Viviam próximos ao trabalho devido ao fato de não terem incentivo para chegar ao mesmo. 
 
c )Crianças eram contratadas pelos salários baixos e por fazerem serviços diversos. 
 
d )Mesmo com a intenção de subestimar mulheres pagando cerca da metade devido, o fato de trabalharem 
fora deu autonomia a muitas delas. 
 
e )Ludistas quebravam máquinas a fim de punir seus "donos", um gesto que não tinha sentido algum. 
 
QUESTÃO 11 
O trecho abaixo se refere às mudanças nas práticas culturais populares do período 
Moderno. Após ler, indique a resposta correta: 
Conteúdo do material impresso popular não sugere nenhuma violenta ruptura da 
continuidade. Muito do que era impresso já fazia parte do repertório de apresentadores 
dentro da tradição oral, e traz as marcas dessa origem: baladas e diálogos, sermões 
simulados e peças de mistério [...] a continuidade pode ser devida aos usos do material 
impresso, que não se destinava tanto a uma leitura silenciosa e individual, mas a uma 
leitura em voz alta para vizinhos ou parentes menos letrados. 
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 
1995, p. 278 
 
 
 
a ) É possível afirmar que a cultura popular do período foi totalmente adaptada, não perdendo parte alguma. 
 
b ) A falta de alfabetização de uma maioria impediu leituras coletivas. 
 
c )Podemos afirmar que boa parte da cultura popular se perdeu nesse processo. 
 
d )Os hábitos de leitura não influenciaram a cultura popular do período. 
 
e )É possível perceber uma apropriação da cultura popular. 
 
QUESTÃO 12 
Sobre a sociedade do período Moderno, escolha a alternativa correta: 
 
a )A superioridade do rei era questionável por aqueles que recebiam seus títulos. 
 
b ) O recebimento de títulos alterava o comportamento social de quem recebia, com exceção de seus hábitos 
culturais. 
 
c ) O rei escolhia seus súditos a "receber" os títulos de acordo com as famílias a que pertenciam. 
 
d )A "nobreza togada" era mais composta por burgueses, visto que estes compravam o título. 
 
e )As posições sociais estavam ligadas à administração e jurisdição do reino, condições irrevogáveis até o fim 
da vida daquele que recebia.

Mais conteúdos dessa disciplina