Buscar

trabalho_academico grupo 6 semestre

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2.0 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5
2.1 PLANO DE AULA................................................................................................11
13.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................
6
4.0 1REFERÊNCIAS....................................................................................................
7
1.0 INTRODUÇÃO
 Este trabalho, cujo objetivo principal é desenvolver uma análise da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), em sua introdução propõe: “Uma formação Humana integral para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” P.7, baseada na equidade e igualdade, acredita que irá “contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, referente à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação”. P.8, fundamenta-se principalmente, na constituição federal e na LDB (Leis de diretrizes e bases).
A terceira versão da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.
As redes de ensino terão o papel fundamental na implantação curricular, que promovera mudanças nas políticas educacionais de currículo, formação de professores, materiais didáticos e avaliações, é uma mudança relevante no processo de ensino e a aprendizagens de todos alunos, é a primeira vez que um documento traz os conhecimentos e as habilidades que todas as crianças e adolescente tem o direito de aprender ano a ano. O processo de alfabetização nos dois primeiros anos, segundo a Base, deve ser o foco da ação pedagógica no componente de Língua Portuguesa, aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social.
É Preciso um olhar mais atento às mudanças propostas a fim de garantir à educação o cumprimento de sua função social. Muitas vezes, as propostas visam somente o atendimento às necessidades que não consideram a formação humana de modo integral. Acelerar o processo de alfabetização é uma medida a ser observada com atenção. 
2.0 DESENVOLVIMENTO:
A BNCC surge para dar um rumo às escolas na construção e revisão de seus currículos, ela serve como base para estruturar e promover direitos de aprendizagem. A BNCC da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental ao anos iniciais e finais deve ser implantada nas escolas de todo Brasil até o ano de 2020, só com as mudanças já começa a partir de 2019, as mudanças já começa aparecer nos materiais didáticos, nos projetos Políticos pedagógicos das instituição e na rotina escolar. Essa proposta pedagógica deve assegurar ainda um percurso contínuo de aprendizagem e uma maior integração entre as duas etapas do Ensino Fundamental.
Em todo o país, muito se fala a respeito da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas brasileira, mas esse processo ainda gera algumas dúvidas. A BNCC é um documento elaborado pelo Ministério da Educação o MEC, que tem com o objetivo nortear o que tem que ser ensinado nas escolas, a intenção é proporcionar uma maior uniformização na educação brasileira, para, as escolas de ensino estejam capacitadas, através das habilidades e competências finalizadas pelo documento, a elaborar seus currículos escolar.
A implantação da BNCC tem o objetivo, a longo prazo, uma mudança no estilo do aprendizagem de todos os alunos, os objetivos de conhecimento podem ser entendidos como principais conteúdos, conceitos e processos que deverão ser trabalhados dentro de cada unidade temática. A terceira e última posição é a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento que tenta superar os extremos das outras duas, simplesmente combinando-as” (VIGOTSKI, 2003, p.106). Essa é a junção das posições anteriores, em que há dois processos diferentes, embora relacionados. Para Vygotsky (2003), nenhuma dessas posições analisadas levam a uma visão adequada sobre aprendizado e desenvolvimento, mas sim, que o aprendizado antecede o desenvolvimento pela Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Segundo Vygotsky (2003), a ZDP é constituída por dois tópicos: o primeiro, é a relação de modo geral sobre aprendizado e desenvolvimento, sendo o segundo a parte específica dessa relação a partir do momento em que a criança atinge a idade escolar. Nesse entendimento, o aprendizado da criança não começa na idade escolar, mas sim antes, pois, qualquer que seja o aprendizado que ela irá se deparar na escola, sempre terá uma prévia sobre determinado assunto. Ainda assim, importante afirmar, o aprendizado da idade pré-escolar tem diferença nítida do aprendizado já na idade escolar, o qual está direcionado para uma assimilação do conhecimento científico. De qualquer modo, o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o início da vida da criança. O autor considera que a criança, antes de ser inserida na escola, carrega consigo um aprendizado empírico. A partir do momento em que ela entra para a idade escolar, sendo assim para a escola, a criança passa a aprender conhecimentos científicos que a escola introduz, obtendo um novo tipo de aprendizado, algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança. Um fato bem conhecido segundo o autor, é que devemos combinar o aprendizado com algum nível do desenvolvimento da criança. 
É fundamental compreender como a Base se faz presente no dia a dia das escolas e em cada segmento da educação básica, na educação infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental- anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem, portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade, a BNCC no Ensino Fundamental – Anos Iniciais propõe o estimulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, em como na sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo, no Ensino Fundamental – aos anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural dos alunos, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que aindaeles precisam aprender.
A BNCC no Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla a primeira etapa do segmento, dos alunos e professores do 1º ao 5º ano, os Anos Finais contemplam os alunos e professores do 6º ao 9º ano. Como faz parte da mesma Base, a BNCC da Educação Básica, a BNCC do Ensino Fundamental ao Anos Iniciais tem vários pontos em comum para garantir o processo da aprendizagem Continuo, a divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas. Com a implementação da BNCC do Ensino Fundamental ao Anos Iniciais e Anos Finais, a forma com que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula ganhou um novo foco, a divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de conjunto de conteúdo de uma mesma temática em uma unidade, na BNCC essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo do ensino Fundamental, muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades temáticas tem como objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental, a partir dessas unidades, o conteúdo trabalhado em um ano pode ser retomado e ampliado nos anos seguintes, permitindo que o professor trabalhe novas habilidades em sala de aula.
O Ensino Fundamental é caracterizado por ser a etapa mais longa da Educação Básica, durante esta etapa, os alunos passam por muitas mudanças relacionadas ao seu desenvolvimento físico, emocional, social, a sua capacidade cognitiva e a sua rotina fora e dentro da escola, o Ensino Fundamental atende crianças com 6 anos de idade e adolescente com 14 ano de idade, é um período de grande transformação, é preciso estar atento às mudanças entre essas etapas da educação básica, para que o aluno tenha um percurso continuo de aprendizagem que respeite as especificidades de sua faixa etária. Assim dessa forma, quando não há rupturas nessa transição, uma vez que existe respeito às necessidades de cada aluno e à sua idade, na Educação infantil ao Ensino fundamental ao Anos Iniciais é fundamental dar atenção a ampliação das aprendizagens, ao aprofundamento das experiências e da alfabetização que deve acontecer no 1º ao 2º anos desta etapa. Já na transição dos Anos Iniciais ao Anos Finais é importante preparar o aluno para as mudanças que estão por vir ou que já está acontecendo durante 5º e 6º ano é preciso adaptar os currículos para evitar a ruptura nesse processo para garantir o aluno o seu sucesso.
Na área do conhecimento, a organização estrutural da BNCC no ensino fundamental como todo se dá por áreas do conhecimento busca favorecer a comunicação entre conhecimento e aprendizagem das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares. As áreas do conhecimento prevista pela BNCC são: linguagens, matemática, ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências especificas de área reflexo das dez competências gerais da BNCC que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental, as competências especificas possibilita articulação entre as áreas passando todos componentes curriculares, e a progressão entre o Ensino Fundamental ao Anos Iniciais, a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades.
Portanto, para além das competências, cada uma dessas áreas tem papel fundamental na formação integral dos alunos do Ensino fundamental. Isso está no textos de apresentação das áreas da BNCC, além de mostrar tal papel, o documento da destaque as particularidades do segmento, levando em consideração as especificidades e as demandas pedagógicas de cada etapa educacional.
O que antes era entendíamos por disciplinas ou matérias, hoje chamamos de componentes curriculares, as disciplinas não deixaram de existir, o que mudou foi a BNCC não chama mais língua Portuguesa, por exemplo, de disciplina ou matéria, a Base compreende como um componente curricular da área de conhecimento de linguagens.
As áreas de componente curricular que está presente na BNCC do Ensino Fundamental ao Ano Iniciais
· Linguagens:
Componentes curricular: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
· Matemática:
Componente curricular: Matemática.
· Ciências da Natureza:
Componente curricular: Ciências.
· Ciências Humanas:
Componentes curricular: História e Geografia.
· Ensino Religioso:
Componente curricular: Ensino Religioso
Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, cada componente curricular possui o conforme indicado no texto da BNCC que é um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimentos (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam em unidades temáticas.
Outro ponto que muda com a reformulação da BNCC do Ensino Fundamental ao Anos Iniciais é a alfabetização, a partir da implementação da base, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o final do 2º ano, antes esse prazo era até o terceiro ano de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação pedagógica deve ser alfabetização, isso é sistematizado pela BNCC nos tópicos abaixo, que mostra as competências e as habilidade envolvidas no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver.
Compreender diferenças entre escrita e outas formas gráficas (outros sistemas de representação);
Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúscula, cursiva e script);
Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
Saber decodificar palavras e textos escritos;
Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo a fluência e rapidez de leitura(fatiamento).
Então, se alfabetização deve ser concluída ao final do 2º ano, no final desse período o aluno deve desenvolver as competências e habilidades que te mostra acima. Ao longo dos próximos anos o processo de alfabetização será complementado com o foco na ortografia, que ampliara os conhecimentos e as habilidades linguísticas do aluno. Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o componente Língua Portuguesa da área de linguagens não está estruturado em unidades temáticas, ela se organiza em práticas de linguagem (leitura, escuta, produção de texto, oralidade e analise linguística e semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidade.
Uma preocupação comum de todos os profissionais da educação são os momentos de transição presentes ao longo da Educação Básica. Na transição entre os anos Iniciais e finais do Ensino Fundamental essa preocupação vem principalmente da mudança do professor generalista ao professor especialista, que representa para os alunos uma evolução no nível de exigência. Para que essa transição aconteça de forma mais natural possível, a recomendação da BNCC é que a escolas e redes de ensino realizem, com base no documento, com as adaptações necessárias e especialmente nos currículos assim evitando uma grande ruptura no processo da aprendizagem.
Vale ressaltar que a BNCC não é um currículo definido que irá tornar o ensino igual em todo o pais, mas somente uma base, que servira como ferramenta de uso para que cada escola, junto aos profissionais, possa elaborar seu próprio currículo e conteúdo programático anual da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
2.1 PLANO DE AULA:
Escola: E. B. M. Nossa Senhora de Lourdes
Docente: Marli
Ano: 3º ano
Disciplinas: Matemática, português
Conteúdos: 
Matemática: Antecessor e sucessor
Português: aumentativo e diminutivo
Objetivos: 
Português:
*Conhecer os mecanismos linguísticos para a formação do aumentativo e diminutivo;
 * Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações de uso da língua; 
* Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo. 
Matemática:
* Fixar a aprendizagem dos conceitos “antecessor” e “sucessor”;
*Reconhecer regularidades em sequências numéricas relativas a antecessore sucessor;
*Identificar o antecessor e sucessor dos números naturais a fim de ampliar o *conhecimento adquirido na vivência diária;
*Estabelecer relações de maior e menor entre os números, fazendo relação com as operações de soma e subtração;
*Desenvolver o raciocínio lógico com a noção de ordenação e quantificação.
Procedimentos metodológicos:
Matemática:
Dar início na aula com a disciplina de matemática; escrever na lousa o conceito e também citar exemplos de sucessor e antecessor para que os alunos copiem no caderno. Em seguida, passar no quadro a primeira atividade do anexo I, dar tempo suficiente para que os alunos copiem e resolvam a atividade, logo após corrigir junto com a turma no quadro.
Entregar a segunda atividade (anexo I), explicar e auxiliar os alunos no desenvolvimento do exercício, realizar a correção e entregar a atividade 1 anexo II para que seja colado no caderno e respondam as questões, após a correção, escrever no quadro o exercício 2 do anexo II, para copiar no caderno, corrigir e entregar uma tira com a atividade número 3 do anexo II.
Português:
Dando sequência na aula, agora com a disciplina de português, a professora escreve na lousa o conceito e regras para empregar o aumentativo e diminutivo, depois de realizar a explicação e dar exemplos, escreve um texto para que a turma copie.
PEIXINHO
LALAU E LALAUBEATRIZ
O peixinho chorava e chorava,
Era tanta a sua mágoa
Que já não sabia 
Se nadava em lágrimas ou em água.
Não queria comer, 
Não queria brincar, 
Só queria chorar.
O peixinho estava com saudade 
Dos peixinhos da lagoa, 
Dos irmãozinhos, dos priminhos,
Daquela vida de peixinho tão boa.
ATIVIDADES:
1-Passe as frases para o aumentativo:
A- Maria tem um cachorro preto e em gato branco em sua casa.
B- O chinelo é do menino que mora na casa da esquina.
2-Passe as frases para o diminutivo:
A-A noiva está dentro do carro.
B- O coelho era branco.
Em seguida, distribui atividade (impressa do anexo III) para fixação do conteúdo, dar tempo para que completem o exercício, em seguida fazer a correção.
Recursos didáticos:
Atividade impressa, caderno, lápis, borracha, lousa, pincel atômico, apagador.
Avaliação:
 A avaliação será realizada de acordo com a realização e participação nas atividades propostas.
Referências: 
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4732/descobrindo-os-aumentativos-e-diminutivos
https://br.pinterest.com/pin/133278470208921538/ 
ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A terceira versão da BNCC apresentada pelo MEC visa estabelecer diretrizes para se alçara formação humana integral e de qualidade social com base em uma perspectiva inclusiva e de desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Embora considerando que BNCC seja uma orientação sobre “o que ensinar”, a proposta só terá êxito se o “como ensinar” (as metodologias) for traduzido em práticas pedagógicas. Além da ênfase em um aluno protagonista e no educador como um mediador, a BNCC representa um avanço em relação aos PCNs, que a vinte ano tinha como uma preocupação central a atualização dos conteúdos, (o que ensinar), as orientações didáticas (como ensinar) e a introdução de conteúdos transversais, necessários para o avanço da democratização do país. A BNCC tem um propósito de um grande avanço na aprendizagens pretendidas em cada etapa da Educação Básica, ou seja, o que espera alcançar como resultado da atuação do Sistema Educacional Brasileiro nos próximos anos. Será necessário que cada grupo escolar se debruce sobre o texto da BNCC Para estudar e refletir criticamente sobre formas para atender ao desenvolvimento das habilidades levando em conta a realidade local.
3.0 REFERÊNCIAS:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp
content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf
: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534
8.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/249/interdisciplinaridade-um-avanco-na-educacao
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4732/descobrindo-os-aumentativos-e-diminutivos
https://br.pinterest.com/pin/133278470208921538/
http://plataformacultural.com.br/educacao-infantil-nova-versao-bncc/
______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 11, 2015. 
______. Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação. MEC, SEB, DICEI, 2010. 
______. Ministério da Educação; Secretária Executiva Adjunta 2013. Conae 2014: Conferência Nacional de Educação. Fórum Nacional de Educação, Brasília, DF, 2014. 
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2016.
 VIGOTSKI, Lev Semenovich. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: _____. A formação social da mente. 6ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 103-119. 
VIGOTSKI, Lev Semenovich. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: _____. A formação social da mente. 7ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 3-20. 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia
6º semestre
isabel cristina cirilo
ivonete amaro miola
marli terezinha das dores amaro
Propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental da BNCC
São Lourenço do Oeste
2019
isabel cristina cirilo
ivonete amaro miola
marli terezinha das dores amaro
Propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental da BNCC
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Pedagogia
Orientador: Prof. Sãmelita Martins 
São Lourenço do Oeste
2019
26

Continue navegando