Buscar

Unidade III - Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento, Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA
	NOME:
RGM: 
	Unidade III
Natureza e Sociedade, Iniciação à Alfabetização e Letramento,
Iniciação ao Numeramento e Pensamento Geométrico
	A alfabetização matemática ocorre todos os dias, pois cada dia aprendemos técnicas e conceitos que fazem nos utilizar, mas não é por que temos a técnica e conceito que sabemos utilizar a matemática CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 2015. Por isso é necessário o letramento, visto pela pesquisadora Magda Soares (2004) que é um momento de reflexão da técnica (alfabetização), e como esses conceitos que são aprendidos vão ser utilizados no meio social e individual, é quando tem a consciência de que a matemática não é somente uma sistematização de técnicas.
Na Educação Infantil, o aprendizado da matemática é partir da curiosidade e entusiasmo dos alunos e cada vez mais vai crescendo em função do tipo de experiência que é feita na sala de aula. Por isso é muito importante que o professor trabalhe com o lúdico, pois esse faz com que a criança tenha vontade de participar da brincadeira e a mesmo tempo esta aprendendo.
O vídeo que foi demonstrado no material de aula mostra um jogo da corrida dos brinquedos, conseguimos ver a interação e o entusiasmo das crianças ao jogar, apresentaram muita curiosidade em aprender o jogo. E através desse lúdico a professora conseguiu ensinar as crianças quantas casas elas tinham que andar em cada figura apresentada no dado, através desse essas conseguiram ver a quantidade que cada numero apresenta.
Referências:
EDULCERE CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XII., 2015. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PUC Paraná. 
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, Jan./ Abr. 2004.

Continue navegando