Buscar

Resenha Crítica The Corporation

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha Crítica- The Corporation
O “The Corporation” trata-se de um filme documentário lançado no ano de 2003 no Canadá, no qual foi realizado diversas pesquisas e levantamentos de dados junto as maiores empresas corporativas americanas. 
O documentário foi abordado a ligação da índole das empresas corporativas, no qual no fim do século XIX, várias empresas identificaram uma lacuna na 14ª Emenda da Constituição Americana, no qual empresas que fossem representadas por um ou mais proprietários, obteve o direito de se emancipar e se tornar pessoa jurídica que possam tomar decisões e se responsabilizar-se pelos seus atos, e retirar as responsabilidades diretas dos seus donos.
As corporações no início vieram com estratégicas para beneficiar as pessoas, para facilitar a vidas de seus usuários, no qual a inovação e privilégios eram seu dilema em atender pessoas. Porém o crescimento dessas corporações ao decorrer dos anos já não focava mais no bem-estar das pessoas, e sim somente em seu lucro, o interesse cada vez mais em lucrar e crescer a riqueza para seus acionistas e investidores, consequentemente sustentando o capitalismo descontroladamente. 
O documentário apresenta dados através de entrevistas com ex-funcionários, trabalhadores, especialistas e executivos, no qual foi apresentado dados que comprovaram a falta de benevolência e de humanidade das organizações. No filme foram exibidos exemplos de empresas que causaram danos ao meio ambiente e a saúde das pessoas, produtos que levaram a má formação, doenças como câncer atingiram diversas pessoas.
O documentário nos mostra em um modo geral, o quanto somos manipulados por essas grandes marcas, eles tentam mostrar que sempre estão preocupados conosco e com saúde do ambiente, para que acreditemos em tudo que fazem é para nosso bem-estar, nos fornecendo empregos, produtos de qualidade para nossa comodidade e facilidade do dia a dia, mas por trás de tudo isso vem a ilusão, transformando a ideologia das pessoas em uma falsa realidade, isso também pode se chamar de estratégias de marketing, para vender sempre mais e não perder sua imagem de uma empresa consciente.
O documentário foi muito positivo em nos mostrar como as grandes empresas agem diante dos consumidores, em pensarem somente em riquezas e lucros, contudo observei que o filme não nos posiciona o que devemos fazer quanto a essas empresas que não são de caráter confiáveis, apenas informa que a solução é de parar de consumir os seus produtos, mas acreditamos que não seja a melhor solução correta e integra para os consumidores. 
Este documentário foi produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbot e cineastas ambos canadenses reconhecidos mundialmente, juntamente com roteirista Joel Bakan autor do livro “The Corporation”.
Letícia Rodrigues Bezerra. Acadêmico do curso de administração do UNASP.

Continue navegando

Outros materiais