Buscar

Lista de Exercícios de Patologia das Construções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
1) Porque o aço da construção civil entra em estado de corrosão?
A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro). Todos os metais podem ser corroídos, gerando diferentes “tipos de ferrugem”.
2) O que é ataque por íons cloreto nas armaduras?
Os íons Cloretos, ao entrarem em contato com as armaduras em níveis superiores a uma quantidade chamada de concentração crítica, dão início a um processo corrosivo das armaduras, que, inicialmente, se manifesta através de manchas provenientes do Óxido de ferro. Em uma segunda etapa, devido à característica expansiva dos produtos da corrosão, pode ocorrer uma fissuração do concreto seguida de sua desagregação.
3) De que forma acontece o ataque por íon cloreto?
A penetração de íons cloreto pode ocorrer mediante a estrutura porosa ou como componente dos elementos constituintes do concreto, sendo no processo de dosagem recomendado a sua utilização até 0,4% do peso do cimento. Há quatro mecanismos de penetração de íons cloreto, sendo estes: absorção, difusão iônica, permeabilidade e migração iônica.
4) Existe diferença entre ataque por íon cloreto e carbonatação do concreto? Caso a resposta seja sim, diferencie as situações.
Nas estruturas de concreto armado, a corrosão é caracterizada por ser um processo eletroquímico. Que pode ser causado pela carbonatação, que provoca uma diminuição do pH causando por consequência a despassivação da armadura, por ação de íons cloretos contribuindo com a diminuição da resistividade do concreto e com o ataque da camada passivadora. A carbonatação é um processo físico-químico entre os compostos hidratados do cimento e o CO2 atmosférico que, não prejudica o concreto simples, más no concreto armado pode provocar prejuízos consideráveis como agente despassivador das armaduras, que pode desencadear um processo de corrosão generalizada. No entanto, mesmo após a despassivação do aço, para que haja corrosão é necessário a presença de um eletrólito, diferença de potencial e oxigênio.
5) Explique o processo de exudação do concreto.
É o termo usado para designar o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento.
6) Explique o processo de lixiviação do concreto.
A lixiviação é o processo de extração de uma substância de um meio sólido por meio de sua dissolução em um líquido. Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência. Com a perda de sólidos, a estrutura fica com sua resistência mecânica reduzida e também abre caminho para entrada de gases e líquidos nocivos à armadura e ao próprio concreto, causando dentre outros problemas, a corrosão das armaduras e a carbonatação do concreto.
 
7) Explique o processo de eflorescência do concreto.
A eflorescência é a formação de depósitos salinos na superfície do concreto ou argamassas. Como resultado da sua exposição à água de infiltrações ou intempéries. Ë considerado um dano, por alterar a aparência do elemento onde se deposita.
8) Explique o processo de formação da reação álcali-agregado.
Reação álcali-agregado é um termo usado principalmente para se referir a reação que ocorre no concreto no estado endurecido em idades tardias entre álcalis(óxido de sódio ou óxido de potássio) . Essa reação normalmente causa expansão pela formação de um gel expansivo (também chamado de gel de sílica/gel sílico-alcalino) que absorve água por osmose e se expande entre os poros do concreto, até que os espaços vazios terminem e leve a um aumento de tensão. Esse aumento nos esforços internos pode causar a fissuração, e perda de resistência do concreto. É um dos fenômenos que mais interfere na durabilidade do concreto. 
9) Quando e de que forma se dá o reforço nas estruturas de concreto armado?
Os pontos principais de um projeto de recuperação consideram uma avaliação das condições da estrutura existente a ser reparada, as soluções cabíveis e proteções adicionais. Segundo CÁNOVAS (1988), existem defeitos estruturais localizados e de pouca importância, que não afetam o restante da estrutura. Por este motivo, sua reparação pode ser realizada de forma imediata, sem necessidade de se esperar resultados de análises e pesquisas. Outros defeitos são de tal monta que exigirão um estudo completo da obra.
Quanto aos materiais e técnicas propriamente ditos, os maiores destaques são os concretos e argamassas, considerando-se que se bem projetados e executados são em termos de qualidade e economia um bom princípio, repondo com estes materiais onde era suposto que assim existissem . São também abordados os materiais elaborados, tais como concretos com polímeros, sílica ativa, fibras; materiais pré-fabricados tais como argamassas prontas, grautes e adesivos. Além disto são apresentadas e discutidas as tecnologias de recuperação e reforço incluindo as formas de preparo das superfícies, reparos com argamassas, concretos ou grautes; reforços com o concreto, chapas, perfis metálicos, protensão e ainda com o uso de polímeros reforçados com fibras, como as folhas flexíveis de carbono.
10) De que maneira podemos fazer a recuperação de um elemento afetado por corrosão de armaduras?
Quanto às estruturas já existentes expostas a ambientes agressivos ou a serem recuperadas, observa-se o rápido crescimento da indústria de reparos, destacando-se hoje, o uso de aditivos superplastificantes contendo cinza volante e sílica ativa, proteções externas do concreto através de pinturas e proteção catódica da estrutura, para fins de prolongamento da vida útil. Utilização do Inibidor de corrosão, que é um composto químico que quando introduzido no concreto em quantidades reduzidas, pode evitar ou diminuir corrosão das armaduras sem afetar negativamente as propriedades físicas ou microestrutura do concreto. O mecanismo de proteção por inibição é conseguido pelo uso de inibidores de corrosão anódicos, catódicos ou mistos, como, por exemplo, os nitritos de cálcio ou sódio e as aminas.

Continue navegando