Buscar

Resumo MAQUIAVEL

Prévia do material em texto

Resumo
BIOGRAFIA
Aos sete anos de idade começou a aprender latim. Logo depois passou a estudar ábaco e língua grega antiga.
Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social.
Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe” . Nesta obra , Maquiavel aconselhava os governantes como governar e mandar o poder absoluto, mesmo que tivesse que usar a força militar e fazer inimigos. Entre os anos de 1517 e 1520, escreveu “A arte da guerra”, que foi considerado um dos livros menos lidos do autor. Em 1520, Maquiavel foi indicado como o principal historiador de Florença.
VISÃO POLITICA 
Maquiavel cresceu na cidade estado de Florença o qual era governada pelos Medici. Os Medici saíram da cena política e veio Soberine que era muito amigo do pai de Maquiavel e convidou Maquiavel para ser o cara da segunda chancelaria, era como se ele fosse o ministro chefe da casa Civil.
Trabalhando na política Maquiavel via de perto como os grandes homens faziam na política, como chegavam e como permaneciam no poder.e com isso Maquiavel adquiriu muita experiência.
Maquiavel foi afastado da vida política e foi para o exílio, foi aonde escreveu o príncipe.talvez ele não ele não tivesse consciência da repercussão que o príncipe teria no pensamento político.
Maquiavel vai dizer mais basicamente o seguinte, o príncipe se ele quiser chegar ao poder e se manter no poder, ele não pode ir de acordo com a moralidade cristã exemplo: ser bondoso, piedoso, honrar, manter sua palavra até aonde convém.
Maquiavel também vai dizer no príncipe é que um bom governante é aquele que consegue se manter no poder.Maquiavel estava dizendo se o cara quiser ser um bom governante, ele tem que ter virtú e fortuna que é inteligência e ter sorte.
O PRÍNCIPE
Maquiavel quando escreveu seu livro, o príncipe ele quis ensinar a política como ela é, como teria que ser, o comportamento do príncipe, seu governo e como se manter no poder.
Ele explica que para se ter um bom governo o príncipe precisa de Fortuna (sorte, circunstâncias favoráveis) e  Virtu (Virtude) (Habilidade para governar, manha, jeito, aptidão para negociar). A crueldade, desonestidade, mentira, segundo Maquiavel podem ser úteis. O príncipe que for bom o tempo todo pode ocasionar uma desgraça muito maior e em que certos momentos ele precisará cometer atos cruéis, para evitar que a tragédia maior aconteça. 
O bom governante ainda precisa convencer a população de que ele possuí todas essas qualidade: Piedade, Fidelidade, Humanidade, Integridade e Religiosidade, mesmo que ele faça uso quando for necessário e em determinadas situações.
Por último ele impõe uma questão: se é melhor ser amado que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado. 
Isso porque dos homens pode-se dizer geralmente, que são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho; e enquanto lhe fizeres bem, são todos teus, oferecem - te o próprio sangue, os bens, a vida, os filhos, desde que, como se disse acima, a necessidade esteja longe de ti; quando esta se avizinha, porém, revoltam-se. E o príncipe que confiou inteiramente em suas palavras, encontrando-se destituído de outros meios de defesa, esta perdido: as amizades que se adquirem por dinheiro, e não pela grandeza e nobreza de alma, são compradas mas com elas não se pode contar e, no momento oportuno, não se torna possível utilizá-las.
E os homens menos escrúpulo em ofender a alguém que se faça amar do que a que faça temer, posto que a amizade é mantida por um vínculo de  obrigação, que por serem os homens maus, é quebrado em cada oportunidade que a eles convenha; mas o temos é mantido pelo receio de castigo que jamais
se abandona.
PRINCIPAIS IDÉIAS DE NICOLAU MAQUIAVEL As principais idéias de Nicolau Maquiavel é manter o poder e a segurança no país onde governa, Maquiavel é realista e direto sobre o que diz, ele não se preocupa em dizer como a sociedade deveria ser, mas sim, como as coisas realmente são. 
Não importa o que você for fazer, não importa o tempo que for, o importante é sua conquista, correr atrás dos seus objetivos e conseguir o que deseja.
ANGÉLICA S. PUSKAS 			
FRANCIELE FURTADO			
ISABEL LISSANDRA		 
ELIZANDRA MARQUES 
PAULA TUANY

Continue navegando

Outros materiais