Buscar

Resumo Fotossíntesse

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CSTR – PATOS
UNIDADE ACACÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo da Fotossíntese
Fase clara e escura
BIOQUÍMICA
Patos
2019
Introdução
	
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas transformam a energia do sol em material orgânico. A partir desse processo a planta retira CO2 do ar e transforma a energia solar em glicose e durante o processo ela elimina oxigênio. 
A fotossíntese é vital para a vida na terra. Podemos dizer que todo alimento necessário para a vida dos animais e do ser humano tem como base a energia solar. Sem o processo de fotossíntese toda a cadeia alimentar se extinguiria e a vida na terra, como conhecemos, seria impossível.
As plantas são autótrofas, diferente de nós seres humanos, elas produzem seu próprio alimento. As células vegetais possuem uma organela chamada cloroplastos com o pigmento clorofila (que dá a cor verde às plantas). Os cloroplastos conseguem converter a energia solar em energia química usando CO2 e H2O. O resultado final é liberação de O2 e a formação de glicose como energia para o vegetal.
No século XVIII Joseph Priestley, que era pastor protestante, fez uma experiência que indicou haver algo nas plantas que renovavam o ar. Ele não foi o descobridor da fotossíntese, mas sua experiência indicou haver esse mecanismo nas plantas.
De acordo [com essa idéia], no dia 17 de agosto de 1771 eu coloquei um ramo de hortelã em certa quantidade de ar na qual uma vela de cera havia se apagado, e descobri que, no dia 27 do mesmo mês, uma outra vela queimou perfeitamente bem dentro dele. Eu repeti o mesmo experimento no mínimo oito ou dez vezes no resto do verão, sem nenhuma variação dos resultados. Várias vezes eu dividi em duas partes a quantidade de ar na qual a vela havia se apagado, e colocando a planta em uma delas, deixei a outra exposta do mesmo modo, contida também dentro de um recipiente de vidro imerso em água, mas sem nenhuma planta; e nunca deixei de observar que na primeira uma vela conseguia queimar, mas não na segunda. Descobri que em geral eram suficientes cinco ou seis dias para restaurar esse ar, quando a planta estava vigorosa; no entanto mantive esse tipo de ar em recipientes de vidro, imersos em água, durante vários meses, sem ser capaz de perceber a ocorrência da menor alteração nele. (Priestley, 1772a, p. 168)
Hoje sabe-se que fotossíntese ocorre por meio de duas etapas, a etapa fotoquímica que ocorre no Tilacóide e a etapa química que ocorre no Estroma. 
Para que possa ocorrer a fotossíntese é preciso luz solar para ativar a clorofila, CO2 como fonte para o composto orgânico e H2O para o hidrogênio e elétrons. O oxigênio liberado no final do processo vem do H2O.
Dessa forma a planta produz a glicose para alimento e libera oxigênio renovando o ar que respiramos. O ciclo se repete indefinidamente, enquanto houver luz solar, CO2 e H2O.
1. A Fotossíntese – Etapa Fotoquímica
Nas folhas das plantas há milhares de células clorofiladas e são nessas células que estão os cloroplastos. Nos cloroplastos há uma estrutura chamada Granum com uma membrana chamada Tilacóide e são nessas membranas que estão as clorofilas. É no Tilacóide que ocorre a primeira fase da fotossíntese. Nessa etapa o H2O será quebrado e irá liberar o Oxigênio.
O Fotosistema I e Fotosistema II são responsáveis por capturar a luz em diferentes espectros.
O complexo de antena é um conjunto de molécula de clorofila que reagem os elétrons e são deslocados para o fotosistema. Além das clorofilas existem também os carotones para absorver comprimentos de ondas que as clorofilas não conseguem capturar. Isso reforça a captura de energia.
A partir do fotosistema I os elétrons podem seguir por dois caminhos, a via cíclica ou a vida acíclica, esse processo é conhecido como fotofosforilação. (a luz transporta elétrons bombeado prótons para gerar ATP)
O resultado da fase fotoquímica (fase clara) é produzir ATP, mas também produz NADPH que será usado na fase química (fase escura).
No fotosistema II a renovação dos elétrons é feita pela quebra da molécula da água. Esse processo é chamado de fotólise da áuga.
2. Fotossíntese - Etapa química
A segunda fase da fotossíntese ocorre no estroma, um gel no interior dos cloroplastos. Essa parte é composta por diversas reações e o ciclo é chamado de ciclo de Calvin. O produto desse processo será a glicose. 
	Para essa etapa serão utilizadas CO2, o ATP e NADPH que vieram da etapa fotoquímica.
	No processo do ciclo de Calvin o CO2 é unido a ribulose pela enzima rubisco. A molécula se divide, gasta ATP, utiliza os elétrons e os hidrogênios do NDPH e por fim surge a molécula de glicose. O ciclo deve ocorrer duas vezes para produzir a molécula de glicose.
REFERÊNCIAS 
PRIESTLEY, Joseph. Observations on different kinds of air. Philosophical Transactions of the Royal Society of London 62: 147-264, 1772 (a).
http://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-06-Roberto-Martins.pdf

Continue navegando