Buscar

MÉTODOS DE CONTROLE BICUDO DO ALGODOEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MÉTODOS DE CONTROLE BICUDO DO ALGODOEIRO:
Controle cultural: Como táticas do controle cultural citam-se cultivares precoces; uniformidade na data de plantio; destruição de soqueiras; semeadura em época recomendada para cada região; instalação de plantio-isca; aplicação de inseticidas nas bordaduras; catação e destruição dos botões florais; utilização de reguladores de crescimento visando aperfeiçoar o controle quimico; instalação de tubos (tubo mata bicudo TBM) que atraem e eliminam nas fases de semeadura e pós colheita ; preparo antecipado do solo.
Plantas resistentes: é uma tática importante para dar cotinuidade ao Manejo integrado de praga, dispensa conhecimentos cientificos profundos pelo produtor e reduz a aplicação de defensivos.
Controle quimico: Em torno de 50% dos custos com inseticidas utilizados na cultura do algodoeiro é direcionado para o controle do bicudo, com pulverizações voltadas para o controle dos adultos, pois larvas e pupas desenvolvem-se dentro das estruturas reprodutivas, o que dificulta o contato com o produto. Estes são fatores que contribuem para reduzir a eficiência do controle químico e aumentar o número de aplicações. Os inseticidas piretroides, aplicados isoladamente ou em misturas , são os mais utilizados no controle químico do bicudo.
Controle biológico: Inimigos naturais; Parasitoides (Cataloccus grandis); Predadores (tesourinha); Patogenos (No Brasil os fungos Beauveria bassiana Vuillemin e Metarhizium anisopliae destacam-se como agentes de controle biologico).
Controle legislativo: a prática cultural de eliminação da soqueira do algodoeiro é obrigatória no Brasil. A legislação federal prevê que a destruição de soqueiras seja feita até no maximo 31 de agosto de cada ano agricola.
Método alternativo de controle: aplicação de caolim,é um mineral argiloso, que exerce efeito deterrente sobre oviposição do bicudo, impedindo seu contato visual e táctil com a planta tornando-a irreconhecivel e atrapalhando sua movimentação e alimentação pela adesão de particulas a seu corpo.

Continue navegando