Buscar

QUESTÕES DE GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A lei define poluição a partir de uma relação de causa e efeito, conceituando o sujeito a partir do efeito do ato praticado. Sendo assim, como poluidor pode ser definido?
a )  É aquele que participa do processo de degradação ambiental, não importando o grau de sua efetiva participação na poluição causada.
b )  É o maior causador de poluição entre todos pertencentes a um grupo, e, sendo assim, aquele que responderá criminalmente por seus atos.
c ) É a maior empresa causadora de danos ambientais de certa região (município, estado, país) e, sendo assim, será a principal responsável.
d ) É todo e qualquer cidadão que produza, direta ou indiretamente, mais de 100kg de resíduos sólidos ou líquidos em cada período de tempo.
QUESTÃO 2
Qual a causa raiz dos problemas ambientais enfrentados atualmente, consequência principal do processo econômico mundial?
a ) A alteração das correntes marítimas causada pela mudança na direção dos ventos e que, por consequência, afeta o regime hidrológico em todas as partes do globo.
b ) O aumento dos processos de migração de comunidades inteiras, que acaba por ocasionar poluição em locais originariamente despoluídos e com natureza intocada.
c ) O estoque de recursos naturais do planeta não consegue repor matéria e energia no mesmo ritmo em que estes são consumidos pelas atividades humanas.
d ) A radiação solar, cuja incidência aumentou 10 000 vezes no último século, aumenta a temperatura total do planeta, levando à extinção de espécies animais e vegetais.
QUESTÃO 3
O que é a Agenda 21?
a ) Documento que visa a estabelecer como se dará o crescimento econômico, social e científico a nível global nos próximos 21 anos.
b ) Documento que limita a ação do Estado sobre o meio ambiente e que detalha como essa ação deve ser feita pelas multinacionais.
c ) Documento que discute um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
d ) Documento que detalha as causas e consequências do desmatamento na Região Amazônica e como isso pode afetar o equilíbrio mundial.
QUESTÃO 4
É função do Estado fiscalizar, preservar e proteger a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, deve sempre observar a qualidade do meio ambiente. Como o Estado pode fazer isso na prática?
a ) Buscando, por força da lei, procurar e punir todos aqueles que poluem o meio ambiente e degradam tanto a fauna e a flora quanto meios sociais.
b ) Protegendo o meio ambiente de atividades poluentes e utilizando todas as metodologias e instrumentos possíveis para preservar o meio em que se vive.
c ) Buscando punir com reclusão todos aqueles que infringirem a condição natural do meio ambiente, por menor que seja a infração realizada.
d ) Apenas exigindo que a população faça sua parte no processo, reciclando lixo, diminuindo o desperdício e recebendo arduamente educação ambiental.
QUESTÃO 5
A política passou a interferir cada vez mais e a estabelecer modos de atendimento às crescentes necessidades dos indivíduos e das populações. Qual das alternativas abaixo apresenta questões que se tornaram preocupações de cunho político nas últimas décadas?
a )  Distribuição do alimento produzido entre toda população; criação do conjunto de leis do trabalho.
b ) Disputas territoriais no novo continente; políticas assistencialistas para doentes, idosos e inválidos.
c ) Prevenção e combate ao câncer, aids e tabagismo; demografia; problemas ambientais; manipulação genética.
d ) Distribuição de terrenos em estados e regiões despovoados; políticas assistencialistas para idosos e inválidos.
QUESTÃO 6
Qual a função do Direito Ambiental no Brasil Colônia?
a ) Preservar o patrimônio genético e biótico do país, para depois atribuir valor a esses aspectos.
b ) Preservar todas as espécies animais e vegetais existentes no país para as futuras gerações.
c ) Preservar e manter intactos os recursos naturais da colônia, por ação da metrópole.
d ) Atribuir valor monetário e financeiro aos recursos naturais da colônia, para depois vendê-los.
QUESTÃO 7
Impactos ambientais podem ser quantificados numericamente ou então qualificados, quando é analisada sua duração e seu grau no ambiente. Como se define a classificação de um impacto quanto a seu tipo?
a ) Benéfico: quando provocam melhoria nos meios bióticos e socioeconômicos; adverso: efeito sobre alguns dos meios provocam efeito indesejável.
b ) Locais: quando seus efeitos ocorrem na área de influência direta do empreendimento; regionais: área de influência indireta.
c ) Direto: efeitos decorrentes de alguma etapa da atividade geradora; indiretos: decorrem de efeito secundário do empreendimento.
d ) Temporários: como muitos registrados na fase de implementação do empreendimento; permanente: efeitos incidem de forma contínua.
QUESTÃO 8
Como pode ser definida política?
a ) É a atividade de gestão e organização das instituições públicas ou privadas e também uma atividade que envolve relações de poder para decidir os rumos da gestão e da organização.
b ) É a atividade de administração do dinheiro público, como aquele arrecadado através de impostos. Muitas vezes o montante adquirido não é corretamente direcionado.
c ) É a reunião e organização de um grupo de pessoas em torno de um objetivo comum, como por exemplo, associações de bairro tentando alcançar a melhoria deste.
d ) É a atividade de legislação e gestão realizada nos altos cargos administrativos das cidades, estados e países, como por exemplo, prefeituras, câmaras e presidência.
QUESTÃO 9
Qual o principal diferencial (no que se refere à questão da biodiversidade) encontrado na Convenção da Biodiversidade?
a ) A questão a respeito dos recursos da biodiversidade foi avaliada sob o ponto de vista da soberania nacional sobre os recursos.
b ) Foi abordado, sob o ponto de vista da sustentabilidade, como se daria o acesso e a distribuição dos recursos genéticos.
c ) A questão a respeito da integração entre comunidades locais X sociedade global foi abordada pela primeira vez em um documento.
d ) Foram tratados, pela primeira vez, os principais aspectos e definições relacionados aos conceitos de sustentabilidade.
QUESTÃO 10
Por que o Relatório Brundtland e os demais documentos produzidos pelo Clube de Roma sobre desenvolvimento sustentável foram duramente criticados?
 
a ) Porque creditaram a situação de insustentabilidade à condição de descontrole da população e miséria dos países pobres, efetuando uma crítica muito branda à poluição causada pelos países do Primeiro Mundo.
b ) Porque é impossível a elaboração de um relatório correto a respeito das questões ambientais e sociais que permeiam a sociedade contemporânea. As informações e dados se modificam de maneira muito rápida.
c ) Porque não abrangem todos os aspectos que podem influenciar e se relacionar à degradação ambiental, focando apenas naqueles mais irrelevantes, como o aumento do consumo de combustíveis fósseis.
d ) Porque esses relatórios possuem erros técnicos de grande gravidade: alguns valores mencionados estão aumentados ou diminuídos até um milhão de vezes. Além disso, alguns dados possuem origem duvidosa.
Parte inferior do formulário

Outros materiais