Buscar

PERICIA CONTABIL

Prévia do material em texto

1ª Questão: (ENADE – 2015): O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos. Nessa etapa, o perito do juízo estabelece a metodologia dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-a a partir do conhecimento do objeto da perícia. 
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TP 01
Perícia contábil. Brasília, 2015.
Entre os objetivos do planejamento da perícia, inclui-se:
I. Conhecer o objeto e a finalidade da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade;
II. Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados, em consonância com o objeto da perícia;
III. Identificar fatos importantes para a solução da demanda, de forma que não passem despercebidos ou não recebam atenção necessária.
É CORRETO afirmar:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) I e III apenas
d) II e III apenas
e) I, II e III.
2ª Questão: Com base na NBC TP 01 – Perícia Contábil, leia atentamente as assertivas e assinale a resposta CORRETA: 
I. A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.
II. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil têm por limite os próprios objetivos da perícia deferida ou contratada.
III. A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de competência exclusiva de contador registrado em Conselho Regional de Contabilidade. Entende-se como perícia judicial aquela exercida sob a tutela da justiça. A perícia extrajudicial é aquela exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária.
IV. A perícia arbitral é aquela exercida sob o controle da lei de arbitragem. Perícia no âmbito estatal é executada sob o controle de órgão do estado, tais como perícia administrativa das Comissões Parlamentares de Inquérito, de perícia criminal e do Ministério Público. Perícia voluntária é aquela contratada espontaneamente pelo interessado ou de comum acordo entre as partes
Estão corretas:
a) I, III e IV
b) I, II e III
c) I e III
d) I, II e IV
e) I, II III e IV
3ª Questão: Em relação à execução da perícia, em conformidade com o exposto pela NBC TP 01 – Perícia Contábil é CORRETO afirmar: 
a) O perito-contador assistente não pode, tão logo tenha conhecimento da perícia, manter contato com o perito-contador, pondo-se à disposição para o planejamento, para o fornecimento de documentos em poder da parte que o contratou e ainda para a execução conjunta da perícia. Uma vez recusada a participação, o perito-contador pode permitir ao assistente técnico acesso aos autos e aos elementos de prova arrecadados durante a perícia, indicando local e hora para exame pelo assistente técnico.
b) O perito-contador assistente pode, antes da sua contratação, manter contato com o advogado da parte que o contratou, requerendo dossiê completo do processo para conhecimento dos fatos e melhor acompanhamento dos atos processuais no que pertine a perícia. 
c) O perito, enquanto estiver sem a posse do processo ou de documentos, deve zelar por sua guarda e segurança.
d) Para a execução da perícia contábil, o perito deve ater-se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada. 
e) Mediante termo de diligência, o perito deve evitar solicitar por escrito todos os documentos e informações relacionadas ao objeto da perícia.
4ª Questão: (EXAME DE SUFICIÊNCIA-CFC/2014): De acordo com NBC TP 01 – Perito Contábil, relacione os tipos de impedimentos apresentados na primeira coluna com as situações descritas na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA: 
A sequência CORRETA é:
a) 3, 2, 1.
b) 2, 3, 1.
c) 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2.
5ª Questão: (EXAME DE SUFICIÊNCIA-CFC/2014) De acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, a execução da perícia, quando incluir a utilização de equipe técnica, deve ser realizada sob a orientação e supervisão do: 
a) Advogado, que indica o assistente técnico e assume a responsabilidade pelos trabalhos, devendo assegurar-se de que as pessoas contratadas estejam profissionalmente capacitadas à execução.
b) Juiz, que nomeia o perito e assume a responsabilidade pelos trabalhos, devendo assegurar-se que as pessoas contratadas estejam profissionalmente capacitadas à execução.
c) Ministério Público, que assume a responsabilidade pelos trabalhos, devendo assegurar-se de que as pessoas contratadas estejam profissionalmente capacitadas à execução. 
d) Perito, que assume a responsabilidade pelos trabalhos, devendo assegurar-se de que as pessoas contratadas estejam profissionalmente capacitadas à execução. 
6ª Questão: Em relação ao termo de diligência, de acordo com a NBC TP 01, deve conter os seguintes elementos: 
a) Identificação do diligenciado; 
b) Identificação das partes e, em se tratando de perícia judicial ou arbitral, o número do processo, o tipo e o juízo em que tramita;
c) Indicação do prazo e do local para a exibição dos livros, documentos, coisas e elementos necessários à elaboração do laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, devendo o prazo ser incompatível com aquele concedido pelo juízo, contratante ou convencionado pelas partes, considerada a quantidade de documentos, as informações necessárias, a estrutura organizacional do diligenciado e o local de guarda dos documentos
d) “a” e “c” estão corretas; NÃO SERIA a E b ????
e) Todas estão corretas
7ª Questão: O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil devem conter, segundo a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, no mínimo, os seguintes itens: 
I. Identificação do processo e das partes;
II. Síntese do objeto da perícia;
III. Metodologia adotada para os trabalhos periciais;
IV. Identificação das diligências realizadas
V. Transcrição e resposta aos quesitos: para o laudo pericial contábil
A sequência CORRETA é:
a. I, II e V
b. II, III e IV
c. I e V
d. I, III, IV e V
e. Todas estão corretas
8ª Questão: Qual a diferença entre laudo discordante e laudo de consenso? 
R.: O laudo de consenso é aquele em que todos os peritos estão de acordo com todas as respostas, assinando juntos o mesmo.
O laudo discordante é quando muitas são as discordâncias ou quando a relevância delas sugere detalhamentos.
9ª Questão: (EXAME DE SUFICIÊNCIA-CFC/2013): Com relação ao comportamento dos peritos contadores, julgue as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA: 
I. Um perito-contador nomeado pelo juiz dirigiu ao juiz petição, no prazo legal, justificando que não poderia realizar a perícia, por ter sido empregado de uma das partes, há menos de 6 meses. 
II. Um perito-contador, nomeado em juízo para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, após constatar que não dispunha dos recursos humanos e materiais em sua estrutura profissional para assumir o encargo, informou verbalmente ao juiz que iria aceitar o trabalho, mas que não teria condições de cumprir com os prazos estabelecidos.
III. Um perito-contador assistente, convidado por uma das partes, ao tomar conhecimento de que a parte contrária era seu amigo íntimo, além de compadre, comunicou sua recusa, devidamente justificada por escrito, com cópia ao juízo. 
Nas três situações acima descritas, o comportamento do perito está de acordo como disposto na NBC PP 01 – Perito Contábil, que estabelece procedimentos inerentes à atuação do contador na condição de perito, nos itens:
a) I e II apenas
b) I e III apenas
c) II e III apenas
d) I, II e III.
10ª Questão: (ENADE-2009): Leia o trecho: 
Em relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que:
a) A perícia contábil judicial pode ser realizada por um técnico de contabilidade devidamente registrado em Conselho Regional de Contabilidade. 
b) O contador deve solicitar verbalmente,ao Juízo, prorrogação para concluir seus trabalhos, quando da impossibilidade de cumprimento do prazo. 
c) O parecer pericial contábil serve para subsidiar, na esfera extrajudicial, o Juízo e as partes, bem como para analisar de forma técnica o laudo pericial. 
d) O parecer pericial contábil serve para subsidiar, na esfera judicial, o árbitro e as partes nas suas tomadas de decisão.
e) Os livros e os documentos a serem compulsados constituem um dos fatores a serem considerados no planejamento da perícia.

Continue navegando