Buscar

Questões sobre Direito Internacional Privado

Prévia do material em texto

1.
		O Direito Internacional Privado abrange:
(a) O Estatuto das Pessoas
(b) As obrigações
(c) Os bens móveis e imóveis.
	
	
	
	está correta apenas a afirmativa "b".
	
	
	estão corretas todas as afirmativas
	
	
	estão corretas apenas as afirmativas "b" e "c".
	
	
	estão corretas apenas as afirmativas "a" e "c".
	
	
	estão corretas apenas as afirmativas "a" e "b".
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nos diversos ordenamentos jurídicos existem diferentes critérios que servirão de elemento de conexão para determinar a lei aplicável ao Estatuto Pessoal, tais quais:
	
	
	
	Apenas o critério da territorialidade segundo o qual será aplicada a lei do local onde a pessoa se encontre; o critério da nacionalidade segundo o qual será aplicada a lei de nacionalidade da pessoa; e o critério do domicílio segundo o qual será aplicada a lei do domicílio da pessoa.
	
	
	O critério da territorialidade segundo o qual será aplicada a lei do domicílio da pessoa; o critério da nacionalidade segundo o qual será aplicada a lei de nacionalidade da pessoa; o critério do domicílio segundo o qual será aplicada a lei do local onde a pessoa se encontre; e a adoção de regime misto segundo o qual será aplicada a lei nacional para seus cidadãos e a lei domiciliar para os estrangeiros.
	
	
	Apenas o critério da territorialidade segundo o qual será aplicada a lei do local onde a pessoa se encontre e o critério da nacionalidade segundo o qual será aplicada a lei de nacionalidade da pessoa.
	
	
	Apenas o critério da nacionalidade segundo o qual será aplicada a lei de nacionalidade da pessoa; o critério do domicílio segundo o qual será aplicada a lei do domicílio da pessoa; e a adoção de regime misto segundo o qual será aplicada a lei nacional para seus cidadãos e a lei domiciliar para os estrangeiros.
	
	
	O critério da territorialidade segundo o qual será aplicada a lei do local onde a pessoa se encontre; o critério da nacionalidade segundo o qual será aplicada a lei de nacionalidade da pessoa; o critério do domicílio segundo o qual será aplicada a lei do domicílio da pessoa; e a adoção de regime misto segundo o qual será aplicada a lei nacional para seus cidadãos e a lei domiciliar para os estrangeiros.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A incidência do Direito Internacional Privado se dá :
	
	
	
	Nas relações jurídicas internacionais havidas entre particulares
	
	
	Nas relações jurídicas internacionais havidas entre entidades publicas
	
	
	Nas relações jurídicas nacionais havidas entre particulares e entidades publicas
	
	
	Nas relações jurídicas nacionais havidas entre entidades publicas
	
	
	Nas relações jurídicas nacionais havidas entre particulares
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As práticas internacionais adotadas pela comunidade internacional e que são fontes do direito são chamadas de:
	
	
	
	Costumes
	
	
	Doutrinas
	
	
	Convenções
	
	
	Leis
	
	
	Jurisprudências
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O sujeito de direito da relação jurídica internacional, é a pessoa que detém a aptidão para ser titular de um Direito Internacional e aquela que tenha o dever legal de prestar uma obrigação decorrente da incidência da norma de Direito Internacional. Nesse sentido, assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	O sujeito de Direito Internacional Privado tanto pode ser pessoa física quanto pessoa jurídica.
	
	
	Direito Internacional Público consiste no grupo de normas que rege as relações jurídicas internacionais havidas entre governos, nações, países.
	
	
	Direito Internacional Privado consiste no grupo de normas que rege as relações jurídicas internacionais havidas entre particulares.
	
	
	A norma de Direito Internacional Privado é, em regra, aplicada diretamente pelo juiz, em caso de uma disputa em um caso concreto judicial.
	
	
	Governos estrangeiros atuando como entes privados, em gestão de negócio, podem invocar seu poder de império e sua imunidade jurisdicional.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		LINDB - Art. 6º: A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Essa regra diz respeito à:
	
	
	
	Regra da Repristinação
	
	
	Regra da Aplicação
	
	
	Regra da Complementação
	
	
	Regra da Vigência
	
	
	Regra da Irretroatividade
	
	
	
	 
		
	
		7.
		São fontes do Direito Internacional Privado brasileiro:
(a) as leis, em especial a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro; a doutrina; a jurisprudência; as Convenções e Tratados internacionais não ratificados pelo Brasil; e os costumes.
(b) as leis, em especial a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro; a doutrina; a jurisprudência; os Tratados internacionais; as Convenções e Tratados internacionais não ratificados pelo Brasil; e os costumes.
(c) as leis, em especial a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro; a doutrina; a jurisprudência; os Tratados internacionais; e os costumes.
(d) as leis, em especial a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro; a jurisprudência; os Tratados internacionais; as Convenções e Tratados internacionais não ratificados pelo Brasil; e os costumes.
	
	
	
	está correta a afirmativa "c".
	
	
	está correta a afirmativa "b"
	
	
	está correta a afirmativa "d".
	
	
	está correta a afirmativa "a".
	
	
	nenhuma das alternativas está correta.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A incidência do Direito Internacional Privado se dá nas relações jurídicas internacionais havidas entre particulares. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao objeto de abrangência do Direito Internacional Privado:
	
	
	
	O Estatuto das Pessoas
	
	
	As obrigações
	
	
	Os bens imóveis
	
	
	Os Tratados
	
	
	Os bens móveis

Continue navegando