Buscar

Prova 02 defesa do conusmidor

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 6 Abr 2020, 12:28
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 6 Abr 2020, 12:34
	Tempo empregado
	5 minutos 29 segundos
	Avaliar
	30,00 de um máximo de 30,00(100%)
	Comentários
	Parabéns! Você conseguiu compreender os conceitos abordados.
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
 
Assunto: Regulação e Consumo
 
A atuação de controle por regulação do poder público sobre os prestadores de serviços públicos, de utilidade pública ou interesse público, visa garantir condições para que a oferta seja feita de forma ampla, promovendo o acesso do maior número possível de pessoas a esses serviços. Sobre a atividade regulatória no Brasil, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. A prestação de serviços regulados à população submete-se às disposições do Código de Defesa do Consumidor, bem como a legislações específicas e regulamentos setoriais. 
A alternativa está correta.. A prestação de serviços regulados à população submete-se às disposições do Código de Defesa do Consumidor, bem como a legislações específicas e regulamentos setoriais, de forma que os consumidores de tais serviços contam com uma proteção legislativa integrada por estes instrumentos legais.
b. São exemplos de serviços regulados no Brasil os serviços financeiros, de telecomunicação, de energia elétrica, de transporte aéreo e terrestre e de comércio de automóveis. 
c. A atividade regulatória não se limita à promulgação de regras, mas inclui a atividade de monitoramento do mercado e a fiscalização de condutas, porém, não inclui a tomada de medidas que visam obrigar os agentes regulados a obedecer às regras estabelecidas.
 
d. A atividade regulatória representa, exclusivamente, a promulgação de regras pelos órgãos e agências reguladoras aos serviços públicos ou privados regulados.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Assunto: Regulação e Consumo
Na década de 1990, o Brasil passou por um grande processo de privatizações, e a exploração de certos serviços públicos, como energia elétrica e telefonia, passou a ser concedida a empresas privadas. Foi nesse contexto de reforma econômica do Estado Brasileiro que surgiram as Agências e órgãos reguladores. Sobre o modelo regulatório no Brasil, marque a opção correta:
Escolha uma:
a. As agências reguladoras brasileiras seguem a Lei Geral das Agências Reguladoras, que define suas competências e forma de atuação.
b. No Brasil apenas as Agências Reguladoras e Autarquias Especiais possuem poder de regular setores de sua competência.
c. São objetivos planejados das agências reguladoras relacionados à defesa do consumidor: garantir os direitos do consumidor, buscar a qualidade e segurança dos serviços aos menores custos para os consumidores e dirimir seus conflitos com os fornecedores dos serviços regulados. 
A alternativa está correta. De acordo com documento elaborado pelo extinto Conselho de Reforma do Estado, é possível afirmar que as Agências Reguladoras foram planejadas no Brasil para terem estes mencionados objetivos.
d. Os órgãos e agências reguladores se assemelham aos órgãos de defesa do consumidor porque ambos atuam, exclusivamente, na proteção dos interesses dos consumidores.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Assunto: Regulação e Consumo
Apesar de empresas privadas passarem a ser responsáveis pela prestação de determinados serviços, a natureza desses serviços continuou sendo pública ou de interesse público, ficando reservadas ao Poder Público certas responsabilidades. Nesse sentido, responda: por que as agências reguladoras foram criadas no Brasil?
Escolha uma:
a. As agências reguladoras surgiram como instrumento da atuação estatal, assumindo funções de planejamento, regulação e fiscalização da adequada prestação dos serviços públicos prestados por empresas privadas, concessionárias e permissionárias. 
A alternativa está correta. Com as privatizações, empresas privadas passaram a ser responsáveis pela prestação de determinados serviços públicos ou de interesse público, ficando reservada ao Poder Público a responsabilidade quanto à fiscalização de sua adequada prestação e a sua regulamentação.
b. As agências reguladoras foram criadas para prestar, no mercado de consumo, serviços públicos ou de interesse público aos consumidores, como serviços de telecomunicações e fornecimento de energia elétrica.
c. As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar empresas prestadoras de serviços regulados, entre outras atividades, não podendo os Procons atuarem em defesa dos consumidores nesses mercados.
d. Porque não existiam, na época de sua criação, órgãos públicos de defesa dos consumidores dos serviços que passaram a ser regulados.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Assunto: Regulação e Consumo
Alguns documentos oficiais históricos do Governo Federal apresentam as diretrizes para as quais foram concebidas as Agências Reguladoras no Brasil. Um deles é a recomendação aprovada, em maio de 1996, pelo antigo Conselho de Reforma do Estado sobre Construção do Marco Legal dos Entes Reguladores. O documento diagnosticou a necessidade de estabelecimento de critérios gerais para a criação de entidades de fiscalização e regulação de serviços públicos, e assim recomendou a definição de um padrão nos Anteprojetos de Leis para criação de agências reguladoras. Sobre esse modelo regulatório adotado no Brasil, marque a opção ERRADA:
Escolha uma:
a. Não cabe às agências reguladoras atender as reclamações de consumidores para dirimir seus conflitos com os fornecedores dos serviços regulados. 
A alternativa está incorreta. Apesar da inexistência de uma lei geral, o documento histórico do Conselho de Reforma do Estado, Construção do Marco Legal dos Entes Reguladores, que apresenta as diretrizes para as quais foram concebidas as Agências Reguladoras no Brasil, considerou fundamental definir os objetivos da função regulatória, sendo alguns deles: regular os serviços também para a proteção dos interesses dos consumidores, garantindo os seus direitos, buscando a qualidade e segurança dos serviços aos menores custos para os consumidores e atendendo suas reclamações para dirimir seus conflitos com os fornecedores dos serviços regulados.
b. Não existe, no Brasil, uma norma geral das Agências Reguladoras que defina como devem ser criadas, quais devem ser suas atribuições, como serão organizadas e quais competências podem ter.
c. Na criação das Agências Reguladoras no Brasil, o Governo Federal adotou como princípio estrutural das agências o de "participação dos consumidores no processo de elaboração de normas para os serviços regulados por meio de audiências públicas".
d. Serviços como o de aviação civil, telefonia móvel, TV por assinatura, internet banda larga e saúde suplementar não são explorados a partir de concessão, nem são concedidos às empresas por licitação e o estabelecimento de preços é livre.
e. Os interesses dos consumidores representam apenas uma das dimensões de atuação das agências e demais órgãos reguladores, já que também precisam cuidar da promoção da competitividade, do estímulo a investimentos privados, da garantia de adequada remuneração das empresas exploradoras da atividade.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Assunto: Regulação e Consumo
O Brasil conta com agências que regulam serviços prestados diretamente aos consumidores e algumas entidades, apesar de não se configurarem como Agências Reguladoras, também exercem funções regulatórias, intervindo e exercendo controle sobre outros serviços do mercado de consumo. Nas alternativas abaixo, associe corretamente as siglas dos nomes das agências e órgãos reguladores brasileiros com o âmbito de sua atuação. 
	a) Tem como principais atribuições: regular a geração, transmissão, distribuição e comercializaçãode energia elétrica; fiscalizar as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica; estabelecer tarifas; dirimir as divergências entre os agentes e os consumidores, e promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica.
 
	Resposta 1 
	b) Regula os mercados privados de planos de saúde e seguros saúde.
 
	Resposta 2 
	c) Responsável pela regulação e fiscalização do setor financeiro.
 
	Resposta 3 
	d) Competente para elaborar e expedir regulamentos técnicos nas áreas de metrologia e da avaliação da conformidade de produtos, de processos e de serviços, abrangendo instrumentos de medição.
 
	Resposta 4 
	e) Tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal.
 
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Assunto: Regulação e consumo
Os fornecedores de serviços que exploram atividades reguladas devem obedecer, além do Código de defesa do consumidor, as regras impostas pelos entes e agências reguladoras e leis específicas que tratam da atividade e que preveem outros direitos dos consumidores não previstos expressamente no CDC. Para a efetiva salvaguarda da proteção dos direitos dos consumidores dos serviços regulados, é necessária a atuação conjunta dos órgãos reguladores e dos órgãos integrantes do SNDC. Sobre esse tema, marque verdadeiro ou falso para cada uma das alternativas abaixo:
	a) Somente as Agências Reguladoras podem aplicar penalidades às empresas que prestam serviços regulados, devendo o Procon encaminhar para as Agências as denúncias e reclamações que recebem dos consumidores desses serviços.
 
	Resposta 1 
	b) A atuação conjunta entre os órgãos de defesa do consumidor e as agências reguladoras deve ser realizada, apesar de não existir nenhuma norma no Brasil que indique isso.
 
	Resposta 2 
	c) O PLANDEC contempla as seguintes políticas e ações, dentre outras: instituição da avaliação de impacto regulatório sob a perspectiva dos direitos do consumidor; promoção da inclusão nos contratos de concessão de serviços públicos, de mecanismos de garantia dos direitos do consumidor; garantia da efetividade da execução das multas. 
 
	Resposta 3 
	d) Atualmente, os órgãos integrantes do SNDC não contam com instrumentos capazes de permitir a avaliação dos impactos e da eficácia das regras expedidas pelos órgãos e agências reguladoras.
 
	Resposta 4 
	e) A atividade regulatória não pode relegar o consumidor e seus direitos a um segundo plano, preocupando-se apenas com os fornecedores regulados.
 
	Resposta 5 
Feedback
Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
ANEEL
ANS
BCB
INMETRO
ANVISA
F
F
V
F
V

Continue navegando