Buscar

Articulação do som

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FONÉTICA E FONOLOGIA
PHONETICS AND PHONOLOGY
MODO DE ARTICULAÇÃO DO SOM
O modo de articulação dos sons é o degrau e o tipo de obstrução de uma consoante no trato vocal. Por exemplo, se compararmos os primeiros sons das palavras “tip” e “sip”, vemos que o ar é obstruído na mesma área (alveolar), e em ambos os casos, /t/ e /s/, a configuração das cordas vocais é a mesma (desvozeado). A diferença entre os dois sons é no tipo de obstrução do fluxo do ar. Enquanto em /t/ nós paramos o ar completamente antes de liberar o som, em /s/ nós apenas obstruímos, mas não paramos o fluxo de ar. Em inglês, os sons são caracterizados da seguinte maneira:
· Oclusivos – São sons que sofrem fechamento dos articuladores (como lábios, arcada dentária, língua, palato etc.) durante a passagem de ar. Estes sons são vistos em /p/, /b/, /t/, /d/, /k/, /g/.
· Fricativos – São sons feitos com uma pequena abertura entre os articuladores, permitindo que o ar escape com fricção audível, como em /θ/, /ð/, /f/,/v/, /s/, /z/,
/ʃ/ e /ʒ. Assim como em “brother” (irmão), “frog” (sapo), “vet” (veterinário).
· Africados – Acontece quando à oclusão segue-se uma fricção. Os africados começam com paradas (fechamento completo) e terminam como as fricativas. Ambos /ʧ/ e /ʤ/ são produzidos no palato alveolar. Estes símbolos são usados nos sons das combinações de /t/ e /d/ com fricativos /ʃ/ e /ʒ/, respectivamente. São sons como em “church” (igreja) e “judge” (juiz).
· Nasais – São sons que, em sua pronúncia, o ar expirado ressoa na cavidade nasal por encontrar abaixados a úvula e o véu palatino. Encontrados em /m/, /n/ e /ɲ/. Se compararmos o som inicial de /b/ como em “beat/ e em /m/ como em “meat”, vemos que eles compartilham o mesmo lugar da articulação (bilabial) e vozeamento (vozeado). A diferença entre eles reside na abertura velofaríngea e nos canais do fluxo de ar de saída. Na produção de /m/, o velum é abaixado e a passagem velofaríngea é aberta. Assim, após a libertação do fecho, o ar sai através da cavidade nasal, bem como através da cavidade oral. Na produção de
/b/, ao contrário, o velum é levantado e a passagem fechada. Consequentemente, a única saída para o fluxo do ar é a cavidade oral.
· Laterais – São sons pronunciados ao fazer passar a corrente de ar nos dois cantos da boca ao lado da língua. /l/ e /r/.
· Glides – São sons pronunciados com pouca circulação de ar. Na verdade, a circulação é tão pequena que são considerados semivogais e não consoantes, como em /w/ e /j/ (YAVAS; BLACKWELL, 2016 p. 6-7).

Continue navegando