Buscar

Trabalho de anatomia

Prévia do material em texto

Trabalho de anatomia
Estudos dirigidos, sistema muscular
Nome: ian Henrique Moreira fontenelle
1.Definir, morfologicamente e funcionalmente, os músculos;
 R-músculos são segmentos que movem o corpo pelo meio da contração e relaxamento
2.Conceituar, do ponto de vista funcional, os músculos nas suas variedades: estriado, liso e cardíaco;
R- estriado: musculo que cobre o esqueleto e é um musculo que podemos controlar, ou seja, voluntário e esse musculo possui varias faixas claras e escuras (estriações) que podem ser vista no microscópio. Ex; bíceps, tríceps.
 -liso: musculo localizado nos vasos sanguíneos que responde ao sistema nervoso, ou seja, autônomo, não depende da nossa vontade e nele não tem estrias Os nossos órgãos viscerais são exemplos de estruturas feitas de músculo liso, fígado, estômago, intestino , útero.
 -cardiaco: é a mistura dos dois, musculo cheio de estrias e se comporta como o liso,(auto ritmicidade) autônoma sem a nossa interferência. Ex; coração.
3.Conceituar, do ponto de vista morfológico e funcional, os componentes anatômicos dos músculos estriados esqueléticos
R- anatomicamente os músculos possui porção media e extrema. A parte media é volumosa, vermelha e recebe o nome de ventre muscular sendo a parte ativa do musculo, a extrema é esbranquiçada, delgada e tem formato cilindro e são chamados de tendões , aponeurose tem o tecido conjuntivo envolve grupo musculares e e formas laminas. Ventre muscular contrai fazendo os movimentos, a aponeurose e tendões são ricos em fibras colágenas, sendo assim, forte o suficiente pra se prender o musculo no esqueleto.
4.Definir fascia muscular e descrever suas camadas;
R- lamina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso que envolve os músculos e outros órgãos do corpo. suas funções vão de prender os músculos corretamente no esqueleto ,a exercer eficiência nos movimentos detração dos músculos.
5. Definir origem e inserção de músculos estriados esqueléticos;
R- origem é a extremidade do musculo presa a pesa do esqueleto que não se move e quando se originam em mais de um tendao. Ex;bíceps e quadríceps. inserção é a peça óssea que se desloca e quando se inserem em mais de um tendão.

Continue navegando