Buscar

PERGUNTA 1

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Quando a questão a considerar trata dos impactos ambientais provocados pela intervenção do homem na natureza, sendo esta entendida apenas como fonte de lucros, é correto afirmar que:
	
	a.
	o “ecocapitalismo” ou “capitalismo verde”, proposta de modelo de desenvolvimento dos anos 80, garantia o aproveitamento mais intensivo de matérias-primas não renováveis.
	
	b.
	o período técnico-científico do capitalismo favoreceu a busca de soluções para os impactos ambientais, no desenvolvimento das sociedades de consumo.
	
	c.
	a exploração dos recursos naturais não renováveis e a orientação dos investimentos em regiões como a da Amazônia atendem a um modelo ecologicamente sustentável.
	
	d.
	a concepção de desenvolvimento sustentável surgiu em Estocolmo, em 1972, para conciliar posições a favor do “desenvolvimento a qualquer custo”.
	
	e.
	as sociedades sustentáveis baseiam-se em igualdade econômica, justiça social, preservação da integridade ecológica e da diversidade cultural.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
1. A humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que passou a ver a natureza como algo separado dela mesma. A crescente intervenção humana nos ciclos naturais está alterando o sistema terrestre. As atividades humanas retiram ou acrescentam depósitos de sedimentos no ambiente, interferindo nos fluxos de energia. Já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente industrialização eram muito grandes. Entretanto, ainda eram localizados e atingiam basicamente os trabalhadores e as camadas mais pobres da população. Com o passar do tempo, devido à crescente expansão do processo de industrialização e urbanização, os impactos foram aumentando, até que, no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), passaram a ter consequências globais. Muitos dos recursos utilizados na produção são extraídos diretamente da natureza. (Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. “Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil”. São Paulo: Scipione, 2002. p. 458). Com relação à temática do texto acima, é correto afirmar que:
	
	a.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, pois os recursos naturais jamais se esgotarão.
	
	b.
	não existem problemas com relação aos recursos naturais, pois os estudos garantem que há disponibilidade e reservas suficientes para os próximos 500 anos.
	
	c.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, e somente os grupos ecológicos é que se interessam em discutir esse tema.
	
	d.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental nos dias atuais é oportuna, pois muitos recursos naturais necessários à vida humana poderão esgotar-se em pouco tempo.
	
	e.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental é oportuna, fruto apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos radicais.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
1. Das assembleias da ONU partem decisões em diferentes níveis e setores. Em uma assembleia realizada em 1972, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Desde então, foram realizadas várias conferências mundiais para discutir a temática ambiental. Dentre elas, pode-se destacar a realizada na cidade:
	
	a.
	do Cairo, em 1980, para discutir as questões ligadas à desertificação e ao
desmatamento.
	
	b.
	de Nairóbi, em 1995, para discutir a produção e consumo de produtos transgênicos em países pobres.
	
	c.
	de Kioto, em 1997, onde se discutiram as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa.
	
	d.
	de Joanesburgo, em 2000, onde se desenvolveu o conceito de desenvolvimento sustentável.
	
	e.
	de Porto Alegre, em 2002, para discutir os problemas sociais provocados pelos desequilíbrios ambientais.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia atentamente os textos abaixo: 
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, DF: Senado, 1988, artigo 225, caput). 
“Essa evolução culmina, na fase atual, em que a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminam por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explícita, um modelo técnico único que se sobrepõe à multiplicidade de recursos naturais e humanos.” (SANTOS, Milton. A redescoberta da natureza. Aula inaugural da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 10 mar. 1992). 
Sobre os textos acima, referentes à questão ambiental, analise as seguintes proposições: 
I- O segundo texto expressa o reconhecimento de que o modelo econômico adotado determina a utilização dos recursos naturais e humanos. 
II- De acordo com a Constituição da República, as dificuldades da vida atual dispensam as gerações presentes de qualquer responsabilidade relativa ao patrimônio ecológico e ambiental legado às gerações futuras. 
III- Pela constituição aprovada em 1988, a defesa do meio ambiente é tarefa exclusiva do poder público, razão pela qual a ação das Organizações Não Governamentais (ONGs) não é reconhecida legalmente. 
IV- Conforme o texto de Milton Santos, a economia contemporânea reconhece a existência de modelos técnicos diversos, o que favorece o respeito às características naturais e humanas em diferentes pontos do planeta. 
V- O artigo 225 da Constituição Brasileira manifesta preocupação com a defesa e a preservação do meio ambiente, considerado um bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida. 
São corretas apenas:
	
	a.
	I e V.
	
	b.
	II e V.
	
	c.
	I, II e IV.
	
	d.
	III e IV.
	
	e.
	I, III, IV e V.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
1. A Organização das Nações Unidas realizou três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África 
do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que:
	
	a.
	os problemas ambientais ampliaram-se, apesar de os países industrializados diminuírem muito o consumo de produtos agropecuários.
	
	b.
	os países de agricultura moderna deixaram de utilizar agrotóxicos para evitar problemas vividos pelos países já industrializados.
	
	c.
	aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.
	
	d.
	os conflitos religiosos entre países ricos e pobres são as causas da não obediência aos acordos assinados nas conferências sobre meio ambiente.
	
	e.
	os países pobres, em função da falta de educação ambiental, são os principais responsáveis pelo aumento dos problemas ambientais.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
1. Declaração do Rio ou Carta da Terra, Princípio 3: “O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas, equitativamente, as necessidades de gerações futuras.” (Fonte: ONU – Eco 92). 
Considere as políticas públicas relacionadas a seguir. 
  
I- Incremento na utilização de combustíveis fósseis. 
II- Aproveitamento racional do solo, com valorização das técnicas e das culturas locais. 
III- Incentivo às exportações. 
IV- Implantação de políticas de conservação ambiental. 
V- Investimento no uso de energia renovável. 
VI- Aumento da exploração dos recursos do subsolo, com geração de empregos e capital. 
Identifique as que atendem ao princípio 3 da Declaração do Rio.
	
	a.
	I, II, IV e VI apenas.
	
	b.
	II, IV e V apenas.
	
	c.
	II, III e V apenas.
	
	d.
	I, III e IV apenas.
	
	e.
	III, IV, V e VI apenas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
1. Considere o texto a seguir: 
O conceito de desenvolvimento sustentável tem ocupado uma posição central nas discussões sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade mundial contemporânea, particularmente depois da publicação do relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, “Nosso Futuro Comum”, em 1987 (conhecido como Relatório “Brundtland”). As bases consensuais do desenvolvimento sustentável referem-se ao ideal de harmonizaro desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e considera que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades”. Assinale a alternativa que representa os princípios do desenvolvimento sustentável apresentados pelo Relatório Brundtland e que podem ser adotados como estratégia pelos países do mundo, inclusive pelo Brasil.
	
	a.
	Adotar tecnologias criadas em países desenvolvidos, onde a preservação ambiental e a distribuição da riqueza estão adequadas aos padrões sustentáveis.
	
	b.
	Investir no modelo de crescimento econômico quantitativo, tendo a renda como condição fundamental de desenvolvimento.
	
	c.
	Dar prioridade às políticas sociais de redução da pobreza, de aumento de oferta de empregos, de conservação da biodiversidade e de geração de novas oportunidades e atitudes.
	
	d.
	Promover maior liberalização da economia, pois o mercado é o melhor mecanismo de otimização do uso dos recursos, particularmente os relacionados com o ambiente.
	
	e.
	Reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
 
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
1. O desenvolvimento “limpo” e de baixos custos para o meio ambiente é o que se convencionou chamar, já há alguns anos, de desenvolvimento sustentável. Porém, para os países periféricos, as perspectivas não são muito favoráveis em virtude:
	
	a.
	da dependência da exportação de matérias-primas, o que quase sempre leva a um aumento da exploração ambiental.
	
	b.
	da pressão ambientalista exercida pelos países ricos, que transferiram e cobram um novo padrão de desenvolvimento por parte dos países periféricos.
	
	c.
	da auto-organização das populações dos países periféricos, que lutam contra a degradação do meio ambiente.
	
	d.
	dos movimentos ambientalistas ou ecológicos, que vêm crescendo bastante,
exclusivamente nos países desenvolvidos.
	
	e.
	de a sustentabilidade ser apenas uma política momentânea criada pelos países centrais, que na realidade só serve para aumentar a dependência dos países periféricos.
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
1. A fábula da “Galinha dos Ovos de Ouro” fala de um homem que possuía uma galinha que todos os dias botava um ovo de ouro maciço e que decidiu matá-la para extrair de suas entranhas todos os ovos de uma só vez. (Adap. Branco, Samuel Murgel. O meio ambiente em debate. São Paulo, Moderna, 1997, p. 92.). No sentido contrário ao da fábula, observa-se hoje, em boa parte da comunidade internacional, uma preocupação crescente com a preservação dos recursos naturais, que se reflete no seguinte conceito sobre o desenvolvimento dos países:
	
	a.
	O desenvolvimento deve ser sustentável.
	
	b.
	O desenvolvimento exige muitos sacrifícios.
	
	c.
	A agropecuária é fundamental para o desenvolvimento.
	
	d.
	A busca do desenvolvimento não tem preço.
	
	e.
	É melhor preservar os recursos do que obter desenvolvimento.
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
1. O intenso desmatamento que vem ocorrendo atualmente no espaço mundial traz, como consequência:
	
	a.
	o assoreamento de rios e lagos, resultante da diminuição de sedimentos, que provoca desequilíbrios no sistema aquático.
	
	b.
	a diminuição das chuvas e a elevação das temperaturas, provocando o agravamento do processo de desertificação.
	
	c.
	a redução do processo erosivo e o empobrecimento do solo, por meio da diminuição da velocidade do escoamento superficial.
	
	d.
	o rebaixamento do lençol freático, provocado pela menor infiltração da água das chuvas e pela intensificação da evapotranspiração.
	
	e.
	N.D.A

Continue navegando