Buscar

PROVA DISCURSIVA TEORIA DA LITERATURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA FINAL: DISCURSIVA
	 PROVA 16027684 
	1 - As narrativas possuem características diferentes. Cada uma delas possui um número de personagens. Há aquelas que possuem clímax uma só vez. Há outro, como a novela, que pode apresentar em cada capítulo uma situação conflitante que chega a uma conclusão. Com base nas características da narrativa, disserte sobre o enredo, suas características e divisões. ( * Máximo 1000 caracteres )
Enredo é o conjunto de ações realizadas e produzidas por personagens dentro de um cenário fictício. E o enredo clássico se estrutura em apresentação, introdução ou exposição, onde fixa o leitor diante da história. O enredo é a parte fundamental da narração e se divide em situação inicial que é a introdução onde o autor expõe as personagens, o tempo e o espaço em que estão inseridos. O conflito, que é um evento que modifica ou altera a condição inicial das personagens. O desenvolvimento que é uma ação das personagens na tentativa de solucionar e resolver um embate ou divergência. O clímax é o auge da tensão ou emoção é o acontecimento que antecede o desfecho e o desfecho que é a solução ou decisão do conflito.
	2.
	Os gêneros literários possuem características específicas. Entre as características do gênero dramático, podemos encontrar algumas peculiaridades em seus subgêneros. Um destes subgêneros é a tragédia. Disserte sobre as características da tragédia e do herói presente na tragédia. 
 
 A tragédia trata – se de uma forma dramática. E uma de suas características representativas é a crise de valores e o choque entre a razão e o mítico. E o herói da tragédia costuma ser o confronto entre o caráter e o seu destino. A desgraça do herói da tragédia é quando ele vivencia o desiquilíbrio, ou seja, um valor negativo que o coloca em erro. A trajetória do herói apresenta os mesmos elementos de outros textos narrativos: o enredo, o conflito, o clímax e o desfecho.

Outros materiais