Prova Introdução Laboratório Clinico
5 pág.

Prova Introdução Laboratório Clinico


DisciplinaBiomedicina4.683 materiais11.648 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	O setor de imunologia é, sem dúvidas, um dos mais requisitados nas análises clínicas. Isso se deve ao aumento na incidência de doenças como AIDS e hepatites. Dentre as técnicas realizadas nesse setor, o teste de ELISA é considerado o padrão-ouro para diagnóstico. Com base nesse método, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Nas reações enzimáticas, o exame mais conhecido é o ELISA (sigla em inglês Enzyme Linked Immunosorbent Assay).
PORQUE
II- O mais comumente utilizado é o ELISA direto, no qual a reação ocorre em uma placa que contém aderido ao fundo um antígeno.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	2.
	Os erros laboratoriais da fase pré-analítica, ou seja, naquela etapa que corresponde a todos os processos que antecedem a análise do material propriamente dita, é atualmente a fase dos exames onde há a maior possibilidade de inadequações. Estimam-se que cerca de 70% de todos os erros laboratoriais são imputados a esta importante etapa dos exames de laboratório. No Laboratório de análises clínicas, é importante que o profissional responsável pela coleta preste atenção no material utilizado para realização do exame solicitado, ou seja, se será utilizado o sangue total, plasma ou soro. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Quando coletamos a amostra sanguínea em um tubo sem anticoagulante, obteremos o soro para analisar.
PORQUE
II- Sem a ação do composto anticoagulante, o coágulo sanguíneo é formado havendo então consumo do fibrinogênio e fatores de coagulação presentes no sangue.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são verdadeiras, mas não se justificam.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	3.
	O teste de ELISA, desde sua criação até os dia atuais, é considerado um dos métodos mais confiáveis no setor de imunologia. Através dele, o diagnóstico de patologias como a AIDS se tornou mais confiável e possibilitou o diagnóstico precoce e seguro. Baseado em seu conhecimento sobre o teste, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No ELISA indireto, temos a presença do anticorpo no poço e pesquisa-se o antígeno na amostra.
(    ) No ELISA indireto, após a ligação antígeno-anticorpo, é adicionado um anticorpo marcado com uma enzima a qual será responsável pela reação. 
(    ) A mudança de coloração do meio sugere negatividade. 
(    ) O último passo é a adição de um substrato para que ocorra mudança na coloração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	O conhecimento relacionado às infrações e penalidades atribuídas ao profissional são importantes para que, quando atuante, o biomédico saiba como agir dentro da legislação e do Código de Ética. Dentre as infrações estão a advertência, a multa/suspensão, a suspensão e o cancelamento de registro. Sobre essas infrações e suas respectivas penalizações, associe os itens, utilizando o código a seguir:   
I- Advertência. 
II- Multa e/ou suspensão.
III- Suspensão. 
IV- Cancelamento do registro. 
(    ) Violar o sigilo profissional de fatos que tenha tomado conhecimento no exercício da profissão 
(    ) Praticar ato profissional que cause danos físico, moral ou material, caracterizado como imperícia, negligência ou imprudência.
(    ) Exercer a profissão quando estiver sob sansão disciplinar de suspensão.   
(    ) Exercer atividade profissional incompatível com a habilitação conferida pelo CRBM.
(    ) Delegar a outras pessoas atos ou atribuições da profissão biomédica.
(    ) Exercer a profissão biomédica sem condições dignas de trabalho e remuneração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III - IV - II.
	 b)
	I - I - IV - II - II - III.
	 c)
	III - III - IV - II - II - I.
	 d)
	IV - III - III - I - III - IV.
	5.
	Os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs) são de extrema importância, pois estão em contato direto com o profissional. Essa relação direta é relacionada à missão institucional do órgão, que é a de fiscalizar e orientar as atividades dos profissionais biomédicos. Apesar dos objetivos do Conselho Federal e dos Regionais serem os mesmos, as competências dos Regionais são diferentes das exercidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Sobre o CRBM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Compete ao CRBM julgar e decidir, em grau de recurso, os processos de infração realizadas pelo profissional, bem como decidir o valor da anuidade a ser pago pelos profissionais inscritos. 
(    ) Constitui renda do CRBM 80% da arrecadação de anuidades, taxas e emolumentos pagos pelos profissionais. 
(    ) Os CRBMs têm sede nas capitais dos estados nos quais tem respectiva jurisdição, sendo constituídos por 10 membros e o mesmo número de suplentes, com mandato de quatro anos.  
(    ) É responsabilidade do CRBM expedir a carteira profissional aos biomédicos inscritos no conselho, de acordo com as habilitações do profissional. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A reportagem exposta a seguir aborda um dos temas comumente levantados entre a comunidade científica, que é a ética relacionada à manipulação da vida humana:
Um pesquisador chinês alega ter dado um passo inédito na ciência mundial: a criação dos primeiros bebês geneticamente modificados. He Jiankui, de Shenzen, diz ter alterado o DNA de gêmeas que nasceram no início deste mês com uma "poderosa" ferramenta. Se for verdade, o feito, além de um grande salto para ciência, seria também paradigmático no que tange à ética. A China proíbe a clonagem humana, mas não especificamente a edição de genes. "A sociedade vai decidir o próximo passo, em termos de aceitar ou de proibir essa ciência", disse He. 
Diante dos preceitos Bioéticos envolvendo a clonagem humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na clonagem para fins reprodutivos, o embrião seria introduzido no útero para que as células se multiplicassem, diferenciassem e originassem um clone humano.
(    ) Na clonagem para fins terapêuticos, o embrião seria cultivado em laboratório e originaria as células-tronco, as quais seriam induzidas a transformar-se em tecidos específicos, sendo posteriormente utilizados na clínica. 
(    ) No Brasil, a clonagem é considerada crime, cuja pena consiste na reclusão por um período de dois a cinco anos, mais multa.
(    ) No Brasil, a clonagem humana é legalizada, não sendo considerada prática ilícita.
(    ) Tanto a clonagem para fins terapêuticos quanto para reprodutivos são consideradas crimes no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/11/cientista-chines-alega-ter-editado-genes-de-bebes-pela-primeira-vez-na-historia.html. Acesso em: 14 jan. 2020.
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F - V.
	7.
	A forma e a natureza anfipática das moléculas lipídicas da membrana é que fazem com que se forme a estrutura de bicamada em solução aquosa. A bicamada lipídica ainda tem a propriedade de se autosselar, formando compartimentos fechados, eliminando as bordas livres onde as caudas hidrofóbicas estariam em contato com a água. Sobre essa característica da membrana plasmática, analise