Buscar

Avaliação I - Direito Tributário e Empresarial

Prévia do material em texto

1.	Uma distinção clássica adotada entre direito público e privado é o interesse preponderante e os sujeitos das normas jurídicas. O Direito Tributário é um ramo do direito público e por consequência utiliza alguns princípios no processo de integração. Com relação aos Princípios Gerais de Direito Público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O princípio da ampla defesa em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e possibilita ao litigante o uso de todos os meios de prova em direito admitidos para sua defesa, como testemunhal, pericial e documental.
( v ) O princípio da equidade reconhece aos litigantes o direito de igualdade de tratamento perante o processo administrativo e judicial, para a consecução do justo.
( f ) O princípio da isonomia ou da igualdade perante a lei visa impedir a força tributária do Estado, impedindo que a imposição tributária retroceda sobre fatos geradores anteriores ao início de vigência da lei que instituiu ou majorou determinado tributo.
( ) O princípio do contraditório em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - F - V.
 b)	V - F - V - F.
 c)	F - V - V - F.
 d)	V - F - V - V.
2.	Em um sistema federativo, não há hierarquia entre os entes, e sim a repartição de atribuições, de acordo com o determinado na Constituição. Ao Presidente da República, que é o chefe do Poder Executivo, cabe privativamente expedir decretos e regulamentos. Mediante essa afirmativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode ser classificado como ato político ou deliberativo.
( V ) Tratados e convenções internacionais deverão ser referendados mediante decreto pelo Congresso Nacional.
( V ) O decreto objetiva regulamentar/detalhar a lei vigente.
( V ) O conteúdo do decreto é restrito à lei pela qual foi expedido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - V - F - F.
 b)	F - V - V - V.
 c)	F - F - V - F.
 d)	V - F - V - V.
3.	Os princípios são utilizados como fonte de interpretação das normas jurídicas, apontando os caminhos a serem seguidos pelos aplicadores da lei. Caso uma regra possa ser duplamente interpretada, prevalecerá a interpretação que esteja de acordo com algum princípio constitucional. Nesse sentido, diante da importância dos princípios, assinale a alternativa CORRETA que apresenta aquele previsto na Constituição Federal:
 a)	Princípio da Isometria.
 b)	Princípio da Legalidade.
 c)	Princípio da Anualidade.
 d)	Princípio da Atipicidade.
4.	A fonte do direito tributário pode ser traduzida como seu nascedouro, sendo através delas que o direito se materializa na norma jurídica. Sobre as fontes do direito tributário, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	A Constituição Federal, como fonte do direito tributário, pois é criadora de tributos.
 b)	Doutrina e jurisprudência, observado o princípio da estrita legalidade dos tributos.
 c)	Analogia, aplicada sempre que houver lacunas na lei, auxiliando na criação de tributos.
 d)	A lei, embora nosso ordenamento jurídico tributário seja amparado pelo sistema costumeiro.
5.	No Direito Tributário, o processo de interpretação e integração da lei tributária é necessário para que se possa aplicar a lei em casos específicos. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Analogia.
II- Princípios gerais de direito tributário.
III- Equidade.
IV- Princípios gerais de direito privado.
( IV ) Serve como base de pesquisa para definição, conteúdo e alcance dos institutos, conceitos e formas do direito privado.
( III ) Este princípio não poderá ser utilizado para dispensa do pagamento de tributo devido.
( ) Estes princípios encontram-se principalmente na Constituição Federal, os quais podemos citar, por exemplo, o da capacidade contributiva, da estrita legalidade, da anterioridade da lei e o da proibição do confisco.
( ) Dentro do processo de integração, não pode ser utilizado para exigir tributo não previsto em lei.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	I - III - II - IV.
 b)	IV - III - II - I.
 c)	I - IV - III - II.
 d)	III - II - IV - I.
6.	Como o direito surgiu para regular as relações sociais, dificilmente poderia ser visto de forma autônoma, pois além de relacionar-se com áreas sociais, exatas, dentre outras, é dividido em vários ramos, dentre os quais o Direito Tributário faz parte. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito do Trabalho.
II- Direito Internacional Público.
III- Direito Civil.
IV- Direito Tributário.
( ) Faz parte do Direito Público Interno.
( ) Faz parte do Direito Público Externo.
( ) Faz parte do Direito Comum, no ramo Direito Privado.
( ) Faz parte do Direito Especial, no ramo Direito Privado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	I - IV - III - II.
 b)	III - II - IV - I.
 c)	IV - II - III - I.
 d)	I - III - II - IV.
7.	A Constituição Federal é tida como rígida e mutável, pois o processo de alteração é difícil. Contudo, desde que não seja de cláusulas pétreas, é possível que seja alterado através de emenda constitucional. Sobre a temática, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	A forma federativa poderá ser alterada através de emenda constitucional.
 b)	O projeto de emenda poderá ser proposto pelo Presidente da República.
 c)	Se negada a proposta de emenda, poderá ser proposta novamente na mesma sessão.
 d)	As emendas à Constituição somente poderão ser propostas pela Câmara dos Deputados.
8.	O direito tributário, assim como nas demais áreas jurídicas, age com caráter interdisciplinar, porque a autonomia de qualquer ramo do direito deve ser entendida em seu sentido relativo e não absoluto. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito Administrativo.
II- Direito Constitucional.
III- Direito Internacional.
IV- Direito Penal.
( IV ) É um ramo do direito público e mantém relação com o Direito Tributário, pois além de sancionar os ilícitos tributários, fornece um conjunto de princípios úteis no campo das infrações e penalidades fiscais de caráter não delituoso.
( II ) Contém as bases do ordenamento jurídico tributário.
( III ) Tem grande importância à matéria tributária, com vistas a facilitar o comércio internacional de bens, serviços e capitais.
( I ) É um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	IV - I - III - II.
 b)	IV - II - III - I.
 c)	I - III - II - IV.
 d)	I - II - III - IV.
9.	Desde os primórdios das sociedades, o ato de tributar já é percebido. Independente da forma de governo, aliança ou liderança sob determinada região, sempre houve e haverá a necessidade de captação de recursos financeiros, haja vista a inevitabilidade de mantença do território. Sobre os conceitos de direito financeiro e direito tributário, analise as seguintes afirmativas:
I- A terminologia ?direito tributário? vem sendo adotada no ordenamento jurídico brasileiro desde a Emenda Constitucional nº 18 de 1965. 
II- O Direito Tributário é um ramo do direito privado que trata das relações entre o fisco, os contribuintes e os responsáveis. 
III- O Direito Financeiro tem por objetivo a disciplina do orçamento público, das receitas públicas, da despesa pública e a dívida pública.
IV- O Direito Financeiro é um ramo do direito privado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas I e III estãocorretas.
 b)	As afirmativas III e IV estão corretas.
 c)	Somente a afirmativa I está correta.
 d)	Somente a afirmativa II está correta.
10.	A Constituição Federal poderá ser alterada, desde que não modifique as cláusulas chamadas pétreas, ou seja, aquelas que procuram abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes, e, os direitos e garantias individuais. Sobre o processo de alteração da Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de alteração é feito através de emenda constitucional.
( ) Não poderá haver emendas constitucionais quando o país estiver em estado de sítio.
( ) A Constituição Federal poderá ser alterada também através de lei complementar.
( ) Uma vez rejeitada ou prejudicada, a proposta de alteração não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - V - V - F.
 b)	V - V - F - V.
 c)	F - F - V - F.
 d)	V - F - F - V.

Continue navegando