Buscar

Topografia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A topografia é uma ciência baseada na geometria e na trigonometria plana, que se utiliza de medidas horizontais e verticais, com o fim de se obter a representação em projeção ortogonal sobre um plano de referência, de pontos capazes de representar a forma, dimensão e acidentes naturais e artificiais de uma porção do terreno. Analise as afirmativas abaixo e julgue como Verdadeiro ou Falso.
a) V ( ) F ( ) Datum refere-se a um modelo matemático teórico de representação da superfície terrestre ao nível do mar. Atualmente, existem dois tipos de datum: o horizontal e o vertical.
b) V ( ) F ( ) O datum é a origem de um sistema geodésico e pode ser horizontal, ou vertical. Ele é definido por: latitude, longitude, achatamento e semieixo e azimute.
c) V ( ) F ( ) Vincula-se ao Datum Vertical Brasileiro, materializado pelas observações do nível do mar em Imbituba, Santa Catarina.
d) V ( ) F ( ) O geóide pode ser definido como sendo a superfície do nível médio das águas tranquilas dos mares prolongada sobre os continentes.
e) V ( ) F ( ) O levantamento cadastral requer alguns cuidados quando se utiliza um receptor GPS de navegação para determinar as coordenadas UTM de pontos. Assim, deve-se configurar o receptor GPS com o Datum de mapa SAD-69, pois ele é o mais preciso. Deve-se usar o datum indicado pela legislação. A partir de 2015 o datum planimétrico brasileiro é o SIRGAS 2000.
f) V ( ) F ( ) A carta do milionésimo representa a Terra em escala 1:1.000 000.
g) V ( ) F ( ) A NBR 13.133 atribui a localização planimétrica dos pontos medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por meio um sistema de coordenadas polares. A NBR 13133 exige o uso de coordenadas planas.
h) V ( ) F ( ) A projeção UTM é conforme, conservando os ângulos e a forma de pequenas áreas.
i) V ( ) F ( ) A projeção UTM é ideal para ser utilizadas em plantas topográficas em regiões de altas latitudes. Em altas latitudes (pólos) a deformação é muito grande. Deve ser utilizado outra projeção.
j) V ( ) F ( ) A projeção UTM representa um sistema cartesiano de coordenadas sempre positivas.
 K) V ( ) F ( ) A Altimetria consiste no levantamento topográfico de pontos necessários para representar a superfície em um sistema de coordenadas tridimensional, levando em conta a curvatura terrestre. A topografia utiliza uma aproximação na qual a curvatura terrestre é ignorada. A geodésia, pelo contrário, leva em consideração nos seus métodos e cálculos a curvatura terrestre.
2) Quais as principais características do sistema UTM?
1) O sistema prevê a adoção de 60 cilindros transversos, que são rotacionados de maneira que cada um cubra 6° de longitude (fuso), a partir do Antimeridiano de Greenwich (180°);
2) Cada fuso é identificado por um número;
3) Com relação a latitude, a divisão consiste em zonas de 4°, e isto está vinculado a carta de 1:1.000.000 (não à projeção);
4) Preserva ângulos, portanto é uma projeção conforme;
5) A distorção de áreas é menor do que 0,5%;
6) Apresenta apenas coordenadas positivas;
7) É um sistema que utiliza coordenadas planas;
8) É um sistema métrico.
3) Qual o índice de nomenclatura da carta na escala. 1:100.000 que contém o seguinte ponto: a. Latitude (ϕ)= 26° S; Longitude (λ) = 19° W
ZONA:
Número da zona = (latitude/4°) à 6,5 à 7 (devemos aproximar para mais)
Cada número equivale a 1 letra, segundo a sequência, o número 7 equivale a letra G
FUSO:
Número do fuso= 30° - (longitude/6°) à26,833 à 27 (devemos aproximar para mais)
FUSO 27
HEMISFÉRIO:
Pode ser identificado através da latitude com a letra S ou N, ou com o sinal negativo ara Sul e positivo para Norte.
Nesse exemplo está identificado o hemisfério Sul pela letra S na latitude.
Assim, a nomenclatura da carta na escala. 1:100.000 será SG 27
4) Utilizando o TUTORIAL EM ANEXO, determine as distâncias entre os pontos abaixo e justifique as diferenças encontradas.
a) WGS 84 e SAD 69 ≈ 60m
b) WGS 84 e Córrego alegre ≈ 24m
c) WGS 84 e Sirgas 2000 ≈ 0m
d) Córrego alegre e SAD 69 ≈ 50m
Cada datum se refere a um elipsoide de referência ou seja, uma figura geométrica (com semi eixo maio e menor + grau de achatamento específicos) posicionadas no espaço que representam a superfície da terra, permitindo que cada ponto dessa mesma superfície tenha um único terno de coordenadas (X, Y, Z por exemplo). Quando o datum muda, a figura geométrica sobre a qual as coordenadas são medidas, também mudam, assim o mesmo ponto (sua posição física não muda) será apresentado com coordenadas diferentes, o que produz o deslocamento identificado no exemplo acima. Quanto maior for a diferença entre os elipsoides, maior será o deslocamento verificado.
No Brasil, em 2005 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) definiu o SIRGAS em seu levantamento no ano 2000, que abrange somente a América do Sul, como o Datum Geodésico padrão para o Brasil. O datum SIRGAS 2000 possui como elipsoide o GRS80, sendo considerado idêntico ao WGS84 para efeitos práticos de Cartografia (entre sirgas e WGS a alteração é milimétrica). As constantes são praticamente as mesmas, sendo que a única diferença está no achatamento terrestre. Porém, a diferença apresentada está na ordem de um centímetro.
WGS84 - 1/298,257223563
GRS80 - 1/298,257222101
O Sirgas 2000 passou oficialmente a substituir o SAD69 e o Córrego Alegre, sendo que todo e qualquer levantamento realizado em território nacional deve possui o mesmo como sistema de referência.

Outros materiais

Outros materiais