Buscar

Trabalhos Estudos Eletromecânica-convertido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: 	
Data: 	/ 	/ 	RG: 	
Nota: 	
Português
O QUE FALTA PARA SERMOS LÍDERES
Apesar das conquistas, o país enfrenta obstáculos na infraestrutura, na educação e no papel do Estado.
Paulo Moreira Leite
Para uma nação que, desde 1500, é descrita como aquela “onde se plantando tudo dá”, nas palavras do escrivão Pero Vaz de Caminha, a visão de país do futuro já é motivo de desconfiança, ironia e até irritação. A verdade é que, entre observadores de prestígio e analistas conceituados, cresce a convicção de que o Brasil é um país que pode sair bem da crise atual do capitalismo – e chegar mais à frente numa condição melhor do que exibia no início, num processo semelhante ao que viveu nos anos 30, após o colapso da Bolsa de 1929.
Arquiteto e engenheiro da prosperidade do “milagre econômico”, o ex-ministro Antonio Delfim Netto está convencido de que “o Brasil tem pela frente uma possibilidade de crescimento seguro, sem risco, por pelo menos uma geração”. Para o empresário e economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso, insuspeito de simpatias pelo governo Lula, “não há dúvida de que o mundo vai oferecer muitas oportunidades estratégicas ao Brasil, nos próximos anos. A única dúvida é saber se saberemos aproveitá-las”. Hoje, apenas 7,6% da humanidade pode ser enquadrada numa categoria social vagamente definida como “classe média”. Para as próximas décadas, essa condição pode atingir 16% da população mundial, ou 1,2 bilhão de pessoas. No século XVIII, quando a Europa aquecia os fornos a carvão da Revolução Industrial, que moldaria a civilização mundial de hoje, a China produzia perto de 30% da riqueza do planeta, e a Índia 15%. Após dois séculos de declínio, esses povos retomam seu lugar – e é esse processo em curso, nos próximos anos, que definirá oportunidades e necessidades de todo o planeta, inclusive no Brasil.
“O Brasil tem tudo para ser protagonista do século XXI”, diz Delfim Netto, numa frase que tem lá seu parentesco com o otimismo do escrivão Caminha. Mas há algum sentido. A urbanização acelerada do planeta elevará em até 50% a demanda por alimentos importados – num mercado garantido para o crescimento das exportações brasileiras. No terreno da energia, os laboratórios de todo o mundo buscam uma alternativa ao petróleo e aos demais combustíveis fósseis. Até agora, nenhuma opção deixou a fase do experimentalismo e não se sabe quando isso vai ocorrer. Mesmo o etanol, que funciona tão bem no Brasil, não é uma saída definitiva no plano mundial,
 (
10
)
pois exigiria canaviais para mover indústrias, armamentos, computadores, foguetes, navios – além de carros de passeio.
Como ninguém deixará de acender a luz nem de andar de automóvel até que se chegue a uma nova matriz energética, por várias décadas a humanidade seguirá movendo-se a petróleo – abundante nas costas brasileiras do pré-sal, a ponto de já colocar o país na condição de exportador mundial.
“Para realizar o futuro prometido, o Brasil terá de reformar o Estado. “Vamos ter de modernizar o governo”, diz Delfim Netto. Esse trabalho inclui rever as diferenças de renda, segurança e estabilidade entre funcionários públicos e privados, além de uma reforma na Previdência. Hoje, por causa de distorções como essas, o Estado brasileiro custa caro, funciona mal e trabalha na direção errada. Sem uma intervenção rápida e decisiva por parte dos governantes, o país do futuro talvez demore outros 509 anos a chegar.
Adaptado da Revista Época, n° 575.
01- Com relação ao conteúdo do texto, assinale a alternativa CORRETA:
A) Pode-se afirmar que as opiniões são muito parecidas com as de Antonio Delfim Neto, pois ambos veem como certo o sucesso do Brasil como „país do futuro‟.
B) O trecho no „terreno da energia, os laboratórios de todo o mundo buscam uma alternativa ao petróleo e aos demais combustíveis fosseis‟, apresenta um típico problema de incoerência interna.
C) É possível dizer que o autor vê o futuro do Brasil com um olhar bastante temeroso, pois entende que muito precisa ser feito para que o país „decole‟. Por outro lado, é errado dizer que Paulo Moreira Leite critica o Brasil atual.
D) Ao afirmar que „por várias décadas a humanidade seguirá movendo-se a petróleo‟, o autor deixa implícito que são inúteis as pesquisas que envolvem o biocombustíveis.
E) O tom de desconfiança presente na abertura do texto (que utiliza a carta de Caminha como argumento histórico) é retomado no último parágrafo, quando o autor afirma, que de modo enfático, que „sem uma intervenção rápida e decisiva por parte dos governantes, o país do futuro talvez demora outros 509 anos a chegar ‟.
02- Observe as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I. Segundo o texto, o Brasil, China e Índia estão num mesmo patamar de desenvolvimento, sendo que o primeiro tende a ser o único país a despontar, nas próximas décadas, como uma nação desenvolvida.
II. De acordo com informações presentes no texto, menos de 10% da população mundial pode ser considerada como pertencente à „classe média ‟, um conceito que, segundo o autor, não é definido de forma absoluta.
III. Segundo o autor, num futuro próximo o Brasil terá lugar garantido no campo das importações de alimentos.
IV. No campo energético, afirma Moreira Leite, o Brasil tende a enfrentar problemas, uma vez que o etanol não é a melhor solução para todas as
demandas. Além disso, o petróleo do pré-sal será destinado à exportação, tão somente
A) Apenas I, II e III são verdadeiras.
B) Apenas I, III e IV são verdadeiras.
C) Apenas II e III são verdadeiras.
D) Apenas I é falsa
E) Apenas III é verdadeira.
03- Observe o seguinte período e assinale a alternativa CORRETA:
“ Após dois séculos de declínio, esses povos retomam seu lugar- e é esse processo em curso, nos próximos anos, que definirá oportunidades e necessidades de todo o planeta, inclusive no Brasil.”
A) A expressão „esses povos‟ faz referência a Brasil, China e Índia.
B) O trecho pode ser reescrito, sem prejuízo ao sentido original, da seguinte forma: “Passados dois séculos de declínio, esses povos retomam seu lugar, e é esse processo em curso, nos anos vindouros, que definirá oportunidades e necessidades do mundo todo – no Brasil, inclusive”.
C) O período apresenta um problema de regência verbal. O correto seria “Após dois séculos de declínio, esses povos retomam ao seu lugar – e é esse processo em curso, nos próximos anos, que definirá oportunidades e necessidades de todo o planeta, inclusive no Brasil”.
D) Não é possível deslocar a expressão “nos próximos anos” para o final do período ( “Após dois séculos de declínio, esses povos retomam seu lugar – e é esse processo em curso que definirá oportunidades e necessidades de todo o planeta, inclusive no Brasil, nos próximos anos”), pois isso acarreta um problema de coerência externa.
E) O trecho pode ser reescrito, sem prejuízo ao sentido original da seguinte forma “Dois séculos depois do declínio, os povos citados, inclusive o Brasil, voltaram às posições iniciais – e tal processo, no futuro, definirá oportunidades e necessidades em todo o globo”.
04- Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Se a palavra “até” for retirada do trecho “a visão de país do futuro já é motivo de desconfiança, ironia e até irritação”, haverá problema de paralelismo sintático.
B) Se a palavra “até” for retirada do trecho “a urbanização acelerada do planeta elevará em até 50% a demanda por alimentos importados”, o sentido original é alterado.
C) É possível substituir “para” por “a fim de” no trecho “Para realizar o futuro prometido, o Brasil terá de reformar o Estado”.
D) No trecho “como ninguém deixará de acender a luz nem de andar de automóvel até que se chegue a uma nova matriz energética”, é possível substituir “como” por “ uma vez que” ou “já que”.
E) O trecho “ sem uma intervenção rápida e decisiva por parte dos governantes, o país do futuro talvez demore outros 509 anos a chegar” pode ser assim reescrito, sem prejuízo com relação ao conteúdo: “caso não haja uma intervenção
rápida e decisiva por parte dos governantes, o país do futuro talvez demore ate 509 anos a chegar”.
05- Assinale a alternativa CORRETA:
A) “Para o empresário e economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, ministro das Comunicações no governo de Fernando Henrique Cardoso, insuspeito de simpatias pelo governo Lula (...)”; o trecho sublinhado é um vocativo.
B) “Arquiteto e engenheiro da prosperidade do milagre econômico”, o ex- ministro Antonio Delfim Netto está convencido (...), o trecho sublinhado é um exemplo de aposto.
C) 	Em “Hoje, por causa de distorções como essas, o Estado brasileiro custa caro, funciona mal e trabalha na direção errada”, a virgula coloca após “hoje” pode ser substituída por ponto e virgula (;).
D) Em “mesmo o etanol, que funciona tão bem no Brasil, não é uma saída definitiva no plano mundial” é possível retirar as virgulas, sem prejuízo do sentido original.
E) A expressão “pelo menos”, em “O Brasil tem pela frente uma possibilidade de crescimento seguro, sem risco, por pelo menos uma geração”, pode ser retirada sem prejuízo do sentido original
06- Assinale a alternativa cujo período NÃO apresenta problema (s) de adequação à norma padrão:
A) Quando vi Marcelo sozinho, entendi que a mulher, cujo o problema ele resolvera, já havia ido embora.
B) Existe questões de difícil solução, como a inclusão digital, uma demanda, dentre tantas outras, que não podem ser desconsideradas.
C) Encontrei-a na rua, cabisbaixa, e percebi temeroso que o pior havia acontecido: a criança estava, de fato, morta.
D) Segundo pesquisa recente, há mais crianças obesas nesse inicio de século, pois o consumo de altas doses de açúcar e gorduras, animais ou vegetais, aumentaram consideravelmente.
E) O número de mortos, nas estradas do Brasil é crescente; a imprudência e a impunidade incentiva descuidos, fazendo com que políticas governamentais sejam uma necessidade latente.
Específica
07- 	Sobre os principais processos de fabricação mecânica, pode-se afirmar que:
I. Tubos sem costura são fabricados por meio de processo de laminação denominado Mannesmann;
II. No processo de fabricação de tubos por extrusão, um tarugo cilíndrico maciço, em estado sólido, é colocado sob uma prensa, que faz com que o material, o tarugo, passe por uma matriz e ganhe sua forma final;
III. O processo de fundição pode ser usado para fabricação de tubulações de ferro fundido e barro vidrado, sendo a fundição centrífuga o processo adotado;
IV. Na fabricação de tubos com costura a partir de bobinas de chapas, são empregados, para formar o tubo, rolos conformadores que são, em seguida, submetidos ao processo de soldagem.
São Corretas as afirmativas
A) I e II, apenas
B) I e III, apenas
C) II e IV, apenas
D) II, III e IV, apenas
E) I, II, III e IV.
08- Com relação às bombas centrífugas, avalie as afirmações.
I. O fenômeno da cavitação não ocorre em bombas centrífugas afogadas.
II. O rotor ou impelidor, o selo mecânico e a caixa espiral são componentes de uma bomba centrífuga.
III. Não existem rotores de bombas centrífugas abertos.
Está CORRETA ou estão CORRETAS:
A) Apenas a afirmação I
B) Apenas a afirmação II
C) Apenas as afirmações I e II
D) Apenas as afirmações I e III
E) Todas as afirmações
09- O rotâmetro é um instrumento utilizado para medir:
A) Vazão
B) Velocidade
C) Pressão
D) Umidade relativa
E) Gradientes de temperatura
10- 	O tipo de lubrificação presente em um acoplamento entre superfícies não conformantes, como no contato entre os dentes de engrenagens, é
A) Hidrodinâmica, pois não necessita de um fluxo contínuo de lubrificante quando em altas velocidades relativas.
B) Hidrodinâmica, pois as altas velocidades relativas entre as superfícies de contato geram grande pressão, afastando-as e permitindo que o lubrificante migre para esse espaço.
C) Elastohidrodinâmica, pois depende da velocidade relativa entre as superfícies de contato e das deflexões estáticas dessas superfícies.
D) Hidrostática, pois necessita de um fluxo contínuo de lubrificante para a interface de deslizamento.
E) Hidrostática, pois a velocidade relativa entre as superfícies de contato são muito baixas e não interferem no afastamento dessas superfícies.
11- Assinale a alternativa INCORRETA:
A) Aços da série AISI 43XX são aços manganês
B) Aços da série AISI 10XX são aços ao carbono
C) Aços AISI 403, 410, 420 são aços martensíticos
D) Aços da série AISI 40XX são aços molibdênio
E) Aços da série AISI 51XX são aços ao cromo.
12- Qual grandeza NÃO é considerada base do Sistema Internacional de Unidades?
A) Comprimento
B) Massa
C) Intensidade Luminosa
D) Temperatura termodinâmica
E) Resistência elétrica
13- 	Qual é o tempo gasto para tornear um comprimento de 650 mm com avanço de 0,25 mm e com n=1800 rpm?
A) 1,44 min
B) 0,95 min
C) 1,00 min
D) 0,9 min
E) 1,20 min
14- 	As ligas de cobre possuem inúmeras aplicações, especialmente na indústria. Duas dessas ligas são o latão e o bronze, que são ligas de cobre e, respectivamente,
A) Alumínio e estanho.
B) Níquel e estanho
C) Zinco e alumínio
D) Zinco e níquel
E) Zinco e estanho
15- Um técnico realiza uma série de 9 medições, em um mesmo ponto, da pressão da linha de um gasoduto. Sabendo-se que a média aritmética das leituras obtidas foi de 4 bar e que a variância dessas leituras é igual a 0,9 x 10-3 bar2, o desvio padrão experimental da média, em bar, corresponde a:
A) 0,01
B) 0,02
C) 0,03
D) 0,04
E) 0,05
16- 	Rotores excêntricos podem causar, em condições especiais, outras forças além do desbalanceamento. No caso em que a força gerada pela excentricidade está alinhada com os centros dos eixos de dois rotores acoplados, como em correias e engrenagens, observa-se que:
I. A menor amplitude de vibração vai ocorrer na direção da linha que une os centros dos rotores.
II. A redução na força de contato dos dentes das engrenagens provoca o aumento da vibração na frequência de engrenamento.
III. Impelidores de bomba excêntricos vão gerar desbalanceamento, podendo resultar em uma vibração na frequência de passagem das paletas.
IV. O espectro de frequência será dominado por um pico em 1x RPM do motor, com amplitudes diferentes em direções perpendiculares.
Está correto o que se observa em:
A) I e II, apenas
B) I e III, apenas
C) II e IV, apenas
D) III e IV, apenas
E) I, II, III, e IV.
17- Saber aplicar o ajuste correto na montagem de conjuntos mecânicos é fundamental para garantir não só a eficiência como a vida útil do mesmo. Nas situações abaixo, são aplicados ajustes com folga, EXCETO na montagem de:
A) Mancais de bombas centrífugas.
B) Buchas e mancal.
C) Pistões em cilindros.
D) Mancais com altas temperaturas de trabalho.
E) Engrenagens e anéis de posicionamento.
18- Na preparação de corpos de prova para macrografia, é preferível a adoção de um corte transversal quando se trata de:
A) Avaliação de soldas de topo.
B) Verificação da extensão de tratamentos térmicos superficiais.
C) Verificação de eventuais defeitos nas proximidades de fraturas.
D) Verificação se uma peça foi obtida por conformação ou por usinagem.
E) Verificação se o tubo é com ou sem costura.
19- Em operações de polimento de amostras metalográficas não se adota o abrasivo denominado :
A) Carborundum.
B) Oxido de alumínio.
C) Óxido de cromo
D) Óxido de magnésio
E) Pasta de diamante.
20- O tratamento térmico aplicado a um aço com a designação numérica de 1095, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, no intuito de aumentar a ductilidade e resistência ao impacto através da formação de uma estrutura bainítica, é conhecida como:
A) Austêmpera
B) Coalescimento.
C) Martêmpera.
D) Nitretação.
E) Têmpera.
21- Durante as operações de levantamento de cargas, o defeito conhecido como gaiola de passarinho é o afastamento entre as pernas de um cabo de aço, provocado por:
A) Alívio repentino da tensão de carga.
B) Corrosão interna dos arames.
C) Cruzamento de cabos sobre o tambor.
D) Ocorrência de nós nas pernas.
E) Rompimento da alma.
22- Sobre o ensaio por líquido penetrante, analise as seguintes
afirmativas:
I. Após a aplicação do liquido penetrante, a remoção do excesso ocorrerá após o exame das indicações apresentadas na superfície do material;
II. A aplicação do revelador extrai para a superfície o liquido que penetrou nas aberturas superficiais do material;
III. Materiais com porosidade acentuada são mais susceptíveis a esse tipo de ensaio, pois fornecerão indicações mais visíveis pelo fato de absorverem grande quantidade do liquido penetrante aplicado;
Está correto APENAS o que se afirma em:
A) I
B) II
C) III
D) I e II
E) II e III
23- Para operações de movimentação de materiais em altas temperaturas, os elementos mais adequados são os (as):
A) Cabos de aço
B) Correntes
C) Cintas e laços sintéticos
D) Cordas de sisal
E) Vigas de concreto
24- Sobre Medicina do trabalho, analise as proposições abaixo.
I. É o ramo da medicina que se preocupa somente com os acidentes de trabalho.
II. É dever do médico do trabalho ao constatar enfermidade ou deficiência que incapacite o empregado para funções que venha exercendo, informá-lo e orientá-lo para aposentadoria.
III. Esse ramo da medicina deve ser praticado no interior da empresa.
IV. O médico do trabalho deve andar identificado e ser bem relacionado com todos os setores da empresa.
Estão corretas as proposições:
A) I e II, apenas
B) III e IV, apenas
C) I, II e III, apenas
D) II, III e IV, apenas
E) I, II, III e IV.
25- Um manômetro marca 29psi.
Qual é a leitura do manômetro em bar, sabendo que:
1 bar = 100 kPa, 1lbf = 4,45 N e 1 polegada = 25,4mm.
A) 1 bar
B) 2 bar
C) 2,5 bar
D) 3 bar
E) 4 bar
26- Considerando os procedimentos para o estabelecimento da designação numérica de identificação dos aços carbonos e ligados para construção mecânica, de acordo com a sua composição química, descritos pela NBR NM 87 de 2000, o aço carbono que possui maior teor de carbono, dentre os listados abaixo, é o:
A) 1010
B) 1045
C) 4140
D) 4150
E) 4320
27- A soldagem a gás é realizada pela queima de um gás combustível com o ar e oxigênio de forma a produzir uma chama concentrada de alta temperatura.
Qual destes gases combustíveis não é utilizado para este processo de soldagem?
A) Gás carbônico
B) Butano
C) Propano
D) Acetileno
E) Hidrogênio
28- Qual das alternativas NÃO é um processo de usinagem?
A) Brasagem
B) Fresamento
C) Furação
D) Torneamento
E) Madrilamento
29- Acoplamentos são elementos de máquina cuja função principal é garantir o funcionamento de um conjunto mecânico, mesmo na presença de desalinhamentos do tipo axial, paralelo, angular ou torcial. Sobre esses elementos, considere as afirmativas a seguir.
I. Os acoplamentos de mandíbula permitem desalinhamento axial, paralelo e angular, além de absorverem choques.
II. Os acoplamentos de Schmidt permitem grandes desalinhamento axial.
III. Os acoplamentos de Hooke permitem grande desalinhamento angular e são, geralmente, usados em pares, para cancelar o erro da velocidade dos mesmos.
IV. Os acoplamentos de estrias permitem grande desalinhamento axial e transmitem altos torques.
São CORRETAS as afirmativas:
A) I e III apenas,
B) II e III, apenas
C) II e IV, apenas
D) I, III e IV, apenas
E) I, II, III e IV.
30- Com relação aos revestimentos de ferramentas, indique a resposta INCORRETA.
A) O TiC possui alta dureza, mas tendências à difusão elevada.
B) O TiN possui baixa difusão, e alta estabilidade termodinâmica
C) O Nitreto de Alumínio- Titânio possui boa dureza e resistência à oxidação.
D) O Al203 possui boa resistência à abrasão.
E) Os revestimentos propiciam altas velocidades e avanços de corte.
31- Qual rotação e a secção média de cavaco na furação de uma placa de alumínio com ½ in de espessura. Sabendo que a broca tem 9 mm de diâmetro, que seu avanço por rotação é igual a 0,12mm e que sua velocidade de corte é igual a 9  m/min.
A) 0,27 mm2 e 1000 rpm
B) 0,54 mm2 e 1000 rpm
C) 1,08 mm2 e 1000 rpm
D) 0,54 mm2 e 1000  rpm
E) 1,08 mm2 e 1000  rpm
32- Qual a vida, em milhões de revoluções, de um mancal radical de esferas submetidas a uma carga constante aplicada a 1000lb, sabendo-se que os valores tabelados para as cargas nominais dinâmicas e estática são, respectivamente, iguais a 3000 lb e 1930 lb?
A) (1,9)³
B) (1,9) ¹º/³
C) (19)³
30
D) (3) ¹º/³
E) (3)³
33- A razão de engrenamento entre um pinhão de 10 dentes e uma engrenagem de módulo 3 e diâmetro primitivo igual a 45 mm é
A) 2/3
B) 1
C) 1,2
D) 1,5
E) 10/3
34- As características da ZTA (zona termicamente afetada) dependem do tipo de metal de base e do processo de soldagem, em que, para os aços
I. A região de crescimento de grão é aquela mais próxima da solda que, de um modo geral, é caracterizada por uma estrutura grosseira, com a presença de ferrita e bainita.
II. Ligados ou com alto teor de carbono, sob condições de soldagem que resultem em maior velocidade, pode ser gerada uma estrutura completamente martensítica
III. A região de refino de grão geralmente é caracterizada por uma estrutura fina de ferrita e bainita.
IV. A região intercrítica é caracterizada pela transformação parcial da estrutura original do metal de base, sendo que somente parte do metal é austenitizado.
É correto APENAS o que está caracterizado em:
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
35- A vazão induzida de retorno para um atuador com diâmetro de pistão igual a 40 mm e diâmetro de haste igual a 10 mm sob uma vazão de 30 l/min é, em l/min, igual a
A) 30
B) 31
C) 32
D) 33
E) 34
36- A pressão induzida de avanço para um atuador com diâmetro de pistão igual a 60mm e diâmetro de haste igual a 20 mm e pressão máxima da bomba que aciona o atuador igual a 160 bar, é, em bar, igual a:
A) 100
B) 120
C) 140
D) 160
E) 180
37- Qual a força de avanço regenerada para um atuador com diâmetro de pistão igual a 80 mm e diâmetro de haste igual a 40 mm, considerando-se a pressão de trabalho da bomba igual a 100 bar?
A) 4.000  N
B) 12.000  N
C) 16.000  N
D) 20.000  N
E) 24.000  N
38- Qual o grau API (American Petroleum Institute) de um óleo com densidade relativa a 60°F igual a 0,876?
A) 15
B) 20
C) 25
D) 30
E) 35
39- Define-se ponto de fulgor como a
A) Temperatura mínima na qual o óleo ainda flui.
B) Temperatura máxima na qual o óleo ainda mantém suas propriedades lubrificantes.
C) Temperatura em que o óleo se inflama espontaneamente, sem o contato de uma chama.
D) Menor temperatura na qual os vapores de óleo se queimam continuamente, durante um mínimo de 5 segundos.
E) Menos temperatura na qual o óleo se inflama momentaneamente na presença de uma chama, formando um lampejo ou flash.
40- Com relação à aplicação de válvulas em tubulações industriais, avalie as afirmações:
I. As válvulas de esfera podem ser utilizadas tanto com fluidos líquidos como gasosos.
II. As válvulas de gaveta são recomendadas para uso somente com fluidos líquidos
III. As válvulas de macho não são recomendadas para fluidos corrosivos
IV. As válvulas de diafragma não podem trabalhar com fluidos com sedimentos sólidos.
Estão CORRETAS:
A) Somente as alternativas I, II e III.
B) Somente as alternativas I e II.
C) Somente as alternativas II e IV.
D) Somente as alternativas I, II e IV
E) Somente as alternativas II e III.
41- No gerenciamento da manutenção busca-se sempre o aumento da confiabilidade. A manutenção centrada na confiabilidade ( RCM – Reliability Centered Maintenance) é um processo usado para deteminar o que precisa ser feito para assegurar que qualquer item físico continue a cumprir as funções desejadas no seu contexto operacional atual.
Assim, muitos métodos e ferramentas para o aumento da confiabilidade já foram desenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sigla relativa a uma dessas ferramentas.
A) PERT-COM.
B) FMEA.
C) MTBF
D) PDCA
E) 5S
Informática.
42- Em relação às planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, considere a seguinte afirmativa: “Para criar e personalizar um gráfico ao mesmo tempo, selecione os dados que deseja apresentar e clique em assistente de gráfico
na barra de ferramentas padrão”
A que ação se refere a afirmativa acima?
A) Criar um gráfico.
B) Copia pastas para o gráfico.
C) Formata uma pasta no gráfico.
D) Formata um atalho para um diretório.
E) Apaga o conteúdo de um gráfico de acordo com os dados selecionados.
43- 	Existe uma série de formatos de arquivos que podem ser utilizados no Microsoft Word. Nesse contexto, numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda (arquivos e suas respectivas extensões)
1. Metarquivo avançado	( ) possui extensão “bmp”, “rle”, ou “dib”
2. Bitmap do Microsoft Windows	( ) possui extensão “emf”
3. Metarquivo do Windows	( ) possui extensão “wmf”
4. Arquivo Encapsulated PostScript	( ) possui extensão “eps”
Assinale a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
A) 1,2,4,3
B) 2,1,4,3
C) 2,1,3,4
D) 4,2,3,1
E) 4,3,2,1
44- No AUTOCAD, considere o seguinte comando:
 (
Command: LINE
From point: 2,2 To point: @3,1
)
Assinale a alternativa que descreve o resultado da execução do código acima
A) Definição de uma Coordenada Relativa
B) Definição de uma Coordenada Polar
C) Definição de uma Coordenada Absoluta
D) Definição de um Ponto
E) Definição de um Retângulo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando