Buscar

SISTEMAS DE PLANEJAMENTO E PROCESSOS DE INTER...

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Plano diretor é o Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. Dentre os principias objetivos de um plano diretor, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	apontar rumos para um desenvolvimento local economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
	
	
	 propor diretrizes para proteger o meio ambiente, os mananciais, as áreas verdes e o patrimônio histórico local.
	
	
	  propor meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município.
	
	
	propor diretrizes para ofertar a construção de patrimônios históricos, mas não é responsabilidade do plano diretor, propor  sistemas de transporte e mobilidade da população mais eficientes.
	
	
	 apresentar diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação, equipamentos urbanos, habitação popular sejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população.
	
Explicação:
O plano diretor também apresenta planos de mobilidade urbana e sistemas de transportes.
	
		2.
		__________________é a aplicação de um sistema legislativo, normalmente em nível municipal, que procura regular o uso e a ocupação do solo urbano por parte dos agentes de produção do espaço urbano, tais como as construtoras, incorporadoras, proprietários de imóveis e o próprio Estado. Qual alternativa completa a frase?
	
	
	
	consolidação
	
	
	zoneamento
	
	
	gestão
	
	
	planejamento
	
	
	gerenciamento
	
Explicação:
O zoneamento procura promover mudanças nos padrões de produção e consumo da cidade, com a finalidade de diminuir os custos e desperdícios, bem como implantar formas sustentáveis de extrair recursos naturais para as cidades.
 
	
	
		3.
		 O ordenamento jurídico organiza-se hierarquicamente a partir da legislação federal.   Marque abaixo a única alternativa que representa o Estatuto das Cidades:
	
	
	
	Monopólio Urbano e adensamento social.
	
	
	Lei de Rodovias e Planos de Contingência.
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação .
	
	
	Limites orçamentários para verbas de campanha política.
	
	
	Planejamento participativo e função social da propriedade.
	
Explicação:
O Estatuto das Cidades estabeleceu um conjunto de procedimentos para que os governantes pudessem buscar o desenvolvimento urbano de modo adequado, sem comprometer o bem-estar da população. A partir do Estatuto das Cidades regulamenta-se o uso do solo urbano.
		4.
		Complete a frase abaixo com a alternativa correta: ___________________procura estimular as prefeituras a observarem como princípio norteador de seu planejamento urbano a sustentabilidade ambiental, em benefício da própria comunidade.
	
	
	
	O estatuto dos engenheiros civis
	
	
	A política de educação ambiental
	
	
	O relatório Brundtland
	
	
	O planejamento civil
	
	
	O Estatuto da Cidade
	
Explicação:
Importante para o planejamento urbano e meio ambiente.
	
	
	
		5.
		Quanto aos Sistemas de Planejamento e Processos de Intervenção no Espaço, qual o nome do plano em que profissionais de várias áreas avaliam a realidade social e, com a participação da comunidade, representada por comerciantes e associações de moradores, ONGs e movimentos sociais, propõem o que lhes parece ser importante para revitalizar o desenvolvimento local, pretendendo alcançar a realidade desejada por toda a população?
	
	
	
	Plano social
	
	
	Plano cultural
	
	
	Plano urbano
	
	
	Plano Diretor 
	
	
	Plano ambiental
	
Explicação:
O Plano Diretor tem como objetivo buscar o desenvolvimento da região, conforme a necessidade da população. Todo Plano Diretor deve articular com os demais planos existentes, tanto já executados como previstos, em benefício da cidade. O Plano Diretor determina como promover planejamentos participativos, ou seja, elaborados com a contribuição dos cidadãos envolvidos, definindo instrumentos urbanísticos que tenham como objetivo o combate à especulação imobiliária e defendam a regularização fundiária dos imóveis urbanos.
	
	
	
		6.
		Sobre o Plano Diretor, é correto afirmar:
	
	
	
	Apenas cidades com mais de 1.000.000 de habitantes devem elaborar um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor.
	
	
	Ele é determinado apenas por Lei Federal.
	
	
	Deve ser revisado anualmente.
	
	
	É obrigatório para cidades com mais de 50.000 habitantes.
	
	
	No momento de sua criação e implementação, deverão ocorrer audiências públicas, com participação popular.
	
Explicação:
 A legislação brasileira ordena que a construção de um plano diretor seja realizada de forma participativa e democrática, por meio de debates públicos, audiências, consultas e conferências, sendo invalidado caso contrário.
 
	
		7.
		O planejamento ambiental como política pública, mais do que uma simples planificação de ações, envolve um estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e sócio-econômico da região. Marque a única opção que representa uma ferramenta importante no contexto do Planejamento Ambiental.
	
	
	
	Código Florestal Brasileiro
	
	
	Plano Plurianual de ordenamento urbano
	
	
	Plano Nacional de Segurança Pública
	
	
	Zoneamento Rural de áreas degradadas
	
	
	Zoneamento Ecológico - Econômico (ZEE)
	
Explicação:
O zoneamento procura promover mudanças nos padrões de produção e consumo da cidade, com a finalidade de diminuir os custos e desperdícios, bem como implantar formas sustentáveis de extrair recursos naturais para as cidades.
 
	
		8.
		Em relação à Reforma Urbana, podemos afirmar que:
	
	
	
	As intervenções urbanas ocorridas no Brasil foram efetivadas no período Brasil - colônia, e, no período posterior, tivemos no máximo requalificações.
	
	
	A Intervenção Urbana tem relação apenas com o meio ambiente, não tendo nenhuma relação com as fontes artísticas e sim com as possibilidades reais de minimização dos impactos ambientais.
	
	
	A Intervenção Urbana é uma manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico.
	
	
	As intervenções urbanas no Brasil atuam somente no contexto da mobilidade urbana para oferecer uma boa qualidade de vida para a sociedade através de transportes públicos eficientes.
	
	
	No Brasil, iniciamos o processo de intervenções urbanas somente a partir dos anos 2000 através de Programas como Minha Casa Minha Vida.
	
Explicação:
Na intervenção urbana, os planejadores urbanos levam em conta a identidade local, o respeito por heranças naturais, artísticas e históricas e o entendimento dos principais problemas, como tráfego, transporte, utilidades e desastres naturais na execução de seu trabalho.

Outros materiais